Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Profissional MCP – Como compartilhar suas certificações e como encontrar profissionais certificados

Visualizações: 1.319 views
Esse post é a parte 5 de 15 da série Certificação Microsoft
Tempo de Leitura: 4 minutos

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês ?

Neste post não-técnico, eu gostaria de falar com os profissionais MCP (Microsoft Certified Professional) que visitam e acompanham os meus artigos sobre um recurso muito bacana que é disponibilizado para os MCP’s e que poucos o utilizam.

O profissional MCP é aquele que foi aprovado em pelo menos uma prova de certificação da Microsoft (MTA não conta) e a Microsoft disponibiliza um perfil público bem legal para estes profissionais, de forma que as pessoas possam visualizar seu perfil e verificar as informações sobre as suas certificações e também empresas e recrutadores podem pesquisar por profissionais certificados de uma determinada região, podendo até mesmo, especificar qual certificação eles estão buscando.

Para profissionais MCP

Para criar seu perfil, basta acessar o link este link aqui e informar seus dados de cadastro. Lembre-se de digitar suas informações de endereço (especialmente o CEP), para que os recrutadores e empresas possam te encontrar nas buscas de profissionais próximos (o cálculo da distância é feito utilizando o CEP).

A parte de certificações funciona nos mesmos moldes do youracclaim.com: você não cadastra (e nem pode) suas certificações – elas aparecem no seu perfil a medida que você vai sendo aprovado nas provas e o site busca as informações direto da Microsoft.

Pronto. Agora seu perfil já é público e pode ser encontrado nas buscas por empresas e recrutadores (ou outros profissionais também).

Para recrutadores e empresas

Se você é um recrutador, headhunter, trabalha no RH ou simplesmente quer encontrar profissionais certificados, esse portal é para você.

Acesse o endereço http://www.mycertprofile.com/Search e você poderá descobrir profissionais certificados Microsoft (MCP) e filtrar por localidade, nome, tipo de certificação, etc.

Vejam um exemplo:

Viram como foi fácil ? Fiz uma busca simples para achar todos os profissionais do Brasil com a certificação Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) – Data Management and Analytics que possuem cadastro nesse portal.

Essa é uma ferramenta bem legal para que profissionais possam ser encontrados e recrutadores e profissionais de RH possam encontrá-los.

Se você ainda não tem o seu perfil nesse site ou não está atualizado, não perca mais tempo! Acesse este link aqui agora e faça/atualize o seu cadastro.

Acclaim

Outro site bem bacana para criar seu perfil é o Acclaim. Você cria o seu perfil nesse site e sempre que você é aprovado em uma prova de certificação, ele gera um badge (insígnia) virtual para que você possa compartilhar essa conquista nas suas redes sociais.

Ele também é um portal público, onde as pessoas podem ver as informações de todas as suas certificações (desde que a empresa da certificação seja parceira do site) e exames aprovados.

É muito importante ressaltar que o e-mail de cadastro deve ser o mesmo e-mail que você se cadastrou no site do Learning da Microsoft, senão, você terá que utilizar o recurso Merge Account do site ou o Acclaim não irá achar suas certificações.

Exemplo de publicação em rede social:

NÃO é possível cadastrar suas próprias certificações: As empresas que enviam essas informações diretamente para o Acclaim, garantindo a veracidade dos dados.

Exemplos do seu perfil, após criado:

Exemplo de um perfil do Acclaim

Exemplo da página de uma certificação que você tenha obtido

Após se cadastrar no site, algum tempo depois suas certificações já irão aparecer no seu perfil e com links para compartilhamento em redes sociais.

Também é possível configurar a opção “AutoAccept”, para que assim que um badge for emitido para você, a site já faça a publicação nas redes sociais de forma automática.

Vale lembrar que demora cerca de 1-3 dias para que sua certificação/aprovação apareça no perfil (dica para os ansiosos e apressados.. rs).

Espero que tenham gostado desse post e até a próxima!
Abraço.