SQL Server – charindexada: Uma função diferente para quebrar strings delimitadas (split)

Tempo de Leitura: 4 minutos Fala pessoal! Um pouco mais de 5 anos após compartilhar com vocês o código da função Split, que permite recuperar uma parte da string quebrada por um delimitador, dessa vez venho compartilhar uma nova função, chamada charindexada, escrita pelo Brunno Araújo e que gentilmente me cedeu os “direitos de copyright” …

SQL Server – Como identificar e substituir “coisas estranhas” (caracteres ocultos) em strings e tabelas

Tempo de Leitura: 5 minutos 5 / 5 ( 3 votes ) Fala pessoal! Nesse artigo eu gostaria de compartilhar uma situação que costuma ocorrer de vez em quando no meu dia a dia de consultor, atendendo vários clientes e ambientes diferentes, e que na sexta-feira voltou a ocorrer, que é quando existem “coisas estranhas” …

SQL Server – O que é operação bitwise e como armazenar vários valores na mesma coluna

Tempo de Leitura: 5 minutos 5 / 5 ( 1 vote ) Fala pessoal! Nesse artigo, vou demonstrar a vocês o que é operação bitwise, disponível desde o SQL Server 2005, e como armazenar vários valores distintos na mesma coluna, que podem até ter combinação de valores, sem a necessidade de ter que criar uma …

SQL Server – NOLOCK vs READPAST: Você sabe a diferença entre os dois ?

Tempo de Leitura: 4 minutos 5 / 5 ( 6 votes ) Fala galera! Nesse artigo eu gostaria de demonstrar na prática, o uso de 2 query hints bastante utilizados pelos desenvolvedores para evitar locks na leitura de dados, que são o NOLOCK e o READPAST, e demonstrar efetivamente qual o efeito desses hints em …

SQL Server – Qual a diferença entre @@ERROR e ERROR_NUMBER() ?

Tempo de Leitura: 3 minutos Fala pessoal! Primeiro post de 2019! Nesse artigo, vou explicar a diferença entre @@ERROR e a função ERROR_NUMBER(), que em teoria, trazem o mesmo resultado, isto é, o número de erro causado por alguma operação na sessão atual. A ideia de escrever sobre isso, veio de uma dúvida de um …

O que mudou no SQL Server 2012 em relação ao T-SQL – Na visão dos Desenvolvedores

Esse post é a parte 2 de 2 da série O que mudou no T-SQL

Tempo de Leitura: 17 minutos 5 / 5 ( 2 votes ) Fala pessoal! Tudo certo ? No post de hoje, vou compartilhar com vocês uma pesquisa que venho fazendo já há algum tempo, sobre os novos recursos do SQL Server a cada versão, com o foco nos desenvolvedores de query e rotinas de banco …

SQL Server – Como identificar erros de conversão de dados utilizando TRY_CAST, TRY_CONVERT, TRY_PARSE, ISNUMERIC e ISDATE

Tempo de Leitura: 2 minutos 5 / 5 ( 2 votes ) Fala galera! Nesse artigo, eu gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida que enviaram há alguns minutos em um grupo de Whatsapp sobre um problema muito comum no dia a dia de quem trabalha com SQL Server, especialmente nas áreas de BI e/ou …

O que mudou no SQL Server 2008 em relação ao T-SQL – Na visão dos Desenvolvedores

Esse post é a parte 1 de 2 da série O que mudou no T-SQL

Tempo de Leitura: 6 minutos 5 / 5 ( 4 votes ) Fala pessoal! Tudo certo ? No post de hoje, vou compartilhar com vocês uma pesquisa que venho fazendo já há algum tempo, sobre os novos recursos do SQL Server a cada versão, com o foco nos desenvolvedores de query e rotinas de banco …

SQL Server 2012 – Como criar paginação de dados nos resultados de uma consulta com OFFSET e FETCH

Tempo de Leitura: 3 minutos 5 / 5 ( 4 votes ) Fala galera! Nesse post, eu gostaria de demonstrar a vocês como criar uma paginação de dados no SQL Server, de modo que apenas uma quantidade limitada de registros sejam retornados pelas consultas, fazendo com que menos dados sejam processados na saída e as …

SQL Server – Como utilizar o comando MERGE para inserir, atualizar e apagar dados com apenas 1 comando

Tempo de Leitura: 11 minutos 5 / 5 ( 2 votes ) Olá pessoal! Neste post, gostaria de demonstrar a vocês como utilizar o comando MERGE, disponível desde o SQL Server 2008, para realizar comandos de INSERT e UPDATE entre duas tabelas em uma única instrução. Para os exemplos desse post, vou utilizar uma base …

SQL Server – Como passar uma tabela como parâmetro para Stored Procedures e Funções

Tempo de Leitura: 7 minutos 5 / 5 ( 3 votes ) Fala pessoal! Nesse post de hoje eu gostaria de demonstrar um recurso disponível desde o SQL Server 2008 e que vejo pouquíssimos casos de uso no dia a dia nas empresas que trabalhei, que é o uso de “tabelas” como parâmetros para Stored …

SQL Server – Como utilizar o debug do Management Studio

Tempo de Leitura: < 1 minuto Fala pessoal! Nesse vídeo que vou compartilhar com vocês, eu gostaria de demonstrar um recurso bem interessante no desenvolvimento de consultas e código T-SQL, especialmente funções e Stored Procedures, que é o DEBUG. Ferramenta muito comum e popular no dia a dia dos desenvolvedores (e quase não utilizado quando o …

SQL Server e Power BI – Como analisar e gerar estatísticas de conversas de grupos do Whatsapp

Tempo de Leitura: 11 minutos 5 / 5 ( 1 vote ) Fala pessoal! Nesse blog post, eu gostaria de compartilhar com vocês uma solução que permite analisar e gerar estatísticas de conversas de grupos do Whatsapp utilizando SQL Server e Power BI. Diferente do Telegram, que possui uma API para integração e bots para …

SQL Server – Como criar um versionamento de código das suas Stored Procedures em HTML e com comentários da alteração

Tempo de Leitura: 7 minutos 5 / 5 ( 4 votes ) Fala pessoal! Nesse artigo eu vou compartilhar com vocês como criar um versionamento de código das suas Stored Procedures em HTML e com comentários da alteração. No passado, eu já havia criado o post Como criar uma trigger de Auditoria para logar a …

SQL Server – Utilizando o CROSS JOIN (produto cartesiano) para criação de linhas no resultado da consulta

Tempo de Leitura: 4 minutos 5 / 5 ( 5 votes ) Fala pessoal! Nesse post eu gostaria de compartilhar com vocês o funcionamento de um operador que raramente vejo alguém utilizando, que é o CROSS JOIN, e que em determinados cenários, pode ter a sua utilidade. O que é o CROSS JOIN? O CROSS …

SQL Server – Conhecendo as tabelas In-Memory OLTP (Hekaton) Durable vs Non-durable

Tempo de Leitura: 12 minutos 5 / 5 ( 2 votes ) E aí, galera! Prontos para mais uma dica? Introdução Nesse artigo eu gostaria de demonstrar pra vocês, algumas formas de carregar dados de forma rápida e eficiente no banco de dados, utilizando o mínimo de log possível. Isso é especialmente útil para cenários …

SQL Server – Arredondamento de números seguindo a norma ABNT NBR 5891

Tempo de Leitura: 7 minutos Fala galera! Nesse artigo, vou compartilhar com vocês alguns dicas e explicações sobre arredondamento de números no SQL Server, utilizando ROUND, FLOOR, CEILING e também, utilizando uma função personalizada para atender às definições da norma ABNT NBR 5891. Introdução Presente em praticamente todos os sistemas de informação, as funções de …

SQL Server – Como utilizar expressões regulares (RegExp) no seu banco de dados

Tempo de Leitura: 15 minutos 5 / 5 ( 4 votes ) Olá pessoal! Animados para mais um post ??? Nesse artigo eu gostaria de demonstrar para vocês como podemos utilizar expressões regulares (RegExp) no seu banco de dados através de consultas, sejam elas para criar algum monitoramento ou mesmo criar relatórios e indicadores de …