Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Minhas impressões e material de estudo da prova de certificação DA-100 – Analyzing Data with Microsoft Power BI (beta)

Visualizações: 10.787 views
Esse post é a parte 10 de 15 da série Certificação Microsoft
Tempo de Leitura: 7 minutos

Fala pessoal!
No sábado do dia 09/05, fiz a prova beta “DA-100 – Analyzing Data with Microsoft Power BI (beta)”, que é focada para analistas de negócio e criadores de relatórios/dashboards no Power BI, substituindo as provas 70-778 e 70-779 (sim, agora é apenas 1 prova) e queria compartilhar minhas impressões sobre a prova e alguns materiais para estudo.

Antes de mais nada, se você quiser dicas de como fazer provas de certificação em casa sem ter muitos problemas, sugiro a leitura do meu post Certificação Microsoft – Dicas de como fazer a prova em casa sem dor de cabeça e lembrando que as provas Beta só podem ser feitas em Japonês ou Inglês, entãos se você ainda não consegue pelo menos fazer uma leitura em inglês, você precisa mudar isso pra ontem. URGENTE!! Trabalhar na área de TI ou dados em geral sem saber nem o básico de inglês, significa que você sempre estará atrasado e limitado em relação aos outros profissionais. Vai demorar alguns bons meses ainda para ter essa prova em Português.

E para saber mais sobre como funcionam as provas de certificação da Microsoft, como funcionam as provas Beta e também material de estudo pra prova 70-778 (Analyzing and Visualizing Data with Microsoft Power BI), acesse o meu post Certificações Microsoft – Dicas, links e materiais de estudo para as provas de MCSA e MCSE do SQL Server 2016.

Em geral, achei essa prova bem fácil, especialmente em relação à 70-778, que cobrou mais conhecimentos de DAX, além de Administração de Office 365, Integração com Sharepoint, One Drive e vários outros conhecimentos abrangentes e alheios ao Power BI e que agora não foram cobrados nessa prova (lembrando que existe um banco de questões e que talvez não tenha caído na minha prova, mas na sua pode ter questões disso), mas a prova está mais atualizada, já contando com questões sobre Principais influenciadores e árvore de decomposição, por exemplo.

Entretanto, tem muitas questões de lógica nessa prova, onde você tem que raciocinar para resolver algumas questões (não só conhecimento técnico basta), alguns conhecimentos básicos de tipos de dados estão presentes (integer é mais rápido que string, por exemplo). Conhecimentos de tipos de relacionamentos, cardinalidades, otimização da performance do relatório (tanto no carregamento quanto no tipo de dado, cardinalidades e outras boas práticas) também foram cobrados.

UPDATE (01/07): Saiu o resultado da prova e fui APROVADO!

E se você está estudando Power BI, não pode deixar de conhecer o canal pioneiro de Power BI do Brasil e maior e mais completo canal de Power BI da América Latina, o Planilheiros Brasil, que possui quase 400 vídeos com conteúdo desde o básico até o avançado.

Material de estudo da prova DA-100 (Analyzing Data with Microsoft Power BI)

Como essa prova ainda está em fase beta, a página do Learning Path dessa prova ainda não está disponível, ou seja, não tem material oficial pra estudo (como toda prova beta).

Material de estudo de acordo com o que eu lembro da prova

Vou destacar o que eu lembro que caiu na prova pra tentar direcionar o estudo de vocês, lembrando que existem várias variações da prova e nem sempre serão as mesmas questões:

Material de estudo de acordo com a página da Microsoft sobre a prova

Também estou disponibilizando essa coletânea de links para ajudar nos estudos nessa prova de acordo com o conteúdo oficial da prova:

Preparar os dados (20-25%)

Modelar os Dados (25-30%)

Visualizar os Dados (20-25%)

Analizar os Dados (10-15%)

Publicar e Manter Entregáveis (10-15%)

Live no canal Planilheiros sobre a prova

Com isso, encerro essa coletânea de materiais de estudo para a prova de certificação DA-100 – Analyzing Data with Microsoft Power BI (beta), na qual eu acredito que se você estudar tudo o que está nessa artigo, além de passar na prova, deve aprender bastante sobre o Power BI.

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado desse artigo e até mais!