Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Novo portal Microsoft Certified Fundamentals para quem quer obter sua primeira certificação

Esse post é a parte 13 de 13 da série Certificação Microsoft
Tempo de Leitura: 9 minutos

Fala pessoal!
HOJE, 01/06/2022, a Microsoft disponibilizou um novo portal focado nas certificações de fundamentos, feito exclusivamente para a comunidade de alunos que desejam obter uma certificação de fundamentos da Microsoft.

Para acessar esse novo portal, clique nesse link aqui.

Ah, não se esqueça que até o dia 21 de Junho de 2022, estará rolando o “Microsoft Build Cloud Skills Challenge | May 2022”, que está dando milhares de vouchers DE GRAÇA para você fazer uma prova de certificação da Microsoft.

Você está procurando uma maneira de se destacar ao iniciar sua carreira? Quer mudar de emprego e mudar para algo novo? Ou dominar o básico à medida que avança em um papel desafiador? Explore o site Microsoft Certified: Fundamentals para saber como a certificação pode ajudá-lo a atingir suas metas.

Obter uma certificação de fundamentos diferencia você como alguém que está disposto a aprender e toma medidas concretas para tornar seus objetivos uma realidade.

Seja você um profissional técnico, estudante ou profissional de negócios, uma certificação de fundamentos foi projetada para ajudá-lo a acelerar seu progresso, impulsionar sua carreira e manter-se atualizado com as tendências tecnológicas em evolução.

Esse pode ser o primeiro passo em sua jornada para certificações baseadas em funções ou especialidades, mas não é um pré-requisito para nenhuma delas.

Assim como eu já havia feito o artigo Certificações Microsoft – Material de estudo em português para obter sua primeira certificação (MTA), darei minha visão sobre as provas de Fundamentos, as substitutas das antigas provas MTA.

Qual o público alvo da certificação de Fundamentos?

Visualizar resposta
Como já comentei aqui no post, as provas de Fundamentos são mais teóricas do que as de Associate, cobrando mais teoria do que cenários reais do dia a dia e mais genéricas, não se aprofundando muito em uma tecnologia específica. De maneira geral, o público alvo da certificação Fundamentos são estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho através de estágio e buscam uma forma de se destacar, ou até mesmo analistas JR que buscam demonstrar para a sua empresa, que eles estão buscando se aperfeiçoar e estudar mais.

Vale a pena estudar e obter a certificação Fundamentos?

Visualizar resposta
Com certeza! Independente do seu nível de carreira, acredito que uma certificação é sempre bem-vinda. Logo acima, mencionei qual é o público alvo da certificação de Fundamentos.

Caso você seja um estudante e esteja ingressando agora no mercado de trabalho, essa é definitivamente a primeira prova de certificação que você deve buscar, por ser mais teórica e a prova não ser tão complicada. Isso ajuda bastante e conhecer mais como funciona o processo de certificação e como são as provas da Microsoft.

Já tive alguns conhecidos que, logo na sua primeira prova, já tentaram fazer uma prova de Associate sem ter muita experiência no assunto. Essas pessoas não foram muito bem na prova e pegaram um certo receio de provas de certificação. Por este motivo, sempre recomendo que a pessoa que for começar a tentar obter suas certificações, que comece com a Fundamentos.

Se você já tiver um alto grau de conhecimento e experiência e está buscando agora se especializar nas certificações, recomendo obter os títulos de Associate/Expert e depois, se você quiser, buscar a certificação Fundamentos. Uma certificação fundamentos realmente não agrega muito para o currículo de quem já possui outra certificação de Associate, mas costumo dizer que certificação vicia (e vicia mesmo! rsrs), então é algo a se pensar quando você já tiver todas as certificações que está almejando.

A prova de Fundamentos é pré-requisito pra as provas de Associate?

Visualizar resposta
A prova de Fundamentos é a primeira prova de certificação da Microsoft e a mais fácil, indicada para pessoas que estão iniciando a carreira e ainda estão se familiarizando com a tecnologia, e portanto, não existe nenhum pré-requisito para fazê-la. Qualquer pessoa, pode fazer essa prova. Com apenas 1 prova, você já obtém a certificação Fundamentos na área de atuação desejada.

A prova de fundamentos NÃO é requisito para as provas de Associate, então você pode sim, fazer as provas de Associate sem fazer a prova de fundamentos. Mas eu recomendo fazer a prova de fundamentos para você já começar a se testar, a conhecer o estilo das questões, estilo da prova, e se sentir mais confiante de tentar fazer uma prova de Associate, onde o nível das questões será bem mais alto.

Quanto custa a prova de Fundamentos e como faço para pagar?

Visualizar resposta
Como vocês sabem, todas as provas de certificação da Microsoft são cobradas em dólar (americano). O valor da prova de Fundamentos é de 60 dólares, enquanto uma prova de Associate custa 100 dólares. A Microsoft dá esse pequeno desconto para incentivar as pessoas a obterem essa certificação e também para diminuir um pouco o custo para um estudante, sendo em boa parte, o público alvo da certificação Fundamentos.

Como as empresas que oferecem os exames são americanas (Certiport e PearsonVue), a prova só pode ser paga utilizando um cartão de crédito internacional nas bandeiras Visa, MasterCard, American Express ou JCB. Se você não tem um, existem diversas empresas que oferecem cartões sem anuidade e taxas, como o NuBank e o Banco Inter. Você também pode optar por um cartão de crédito internacional Pré-pago (não precisa ter nem conta bancária), como o Cartão Pré-Pago PagSeguro. Ou seja, sem desculpas para adiar sua prova de certificação.. rs

Vale lembrar, que Estudantes verificados recebem vouchers GRATUITOS para provas de Fundamentos.

Posso fazer a prova de Fundamentos em Português?

Visualizar resposta
Sim! Pode sim!

A grande maioria das provas de certificação da Microsoft possuem vários idiomas à sua escolha, e um deles é o Português (PT-BR). Isso ajuda muito quando a pessoa que fará o exame não possui domínio na língua original da prova, que é o inglês, até porque, os textos das provas costumam ser um pouco extensos e
a pessoa pode acabar se confundindo.

Entretanto, provas betas, ou mesmo provas oficiais recém-lançadas, costumam não ter opções de multi-idiomas logo no início. Elas demoram alguns meses para serem traduzidas e isso pode impedir você, que não sabe inglês, a fazer essas provas por um bom tempo.

Além disso, preciso te dizer que em alguns casos, as provas em português podem até mesmo confundir você, visto que os termos técnicos também são traduzidos..

Alguns exemplos:
– Procedimento armazenado (Stored Procedure)
– Visão (View)
– Gatilho (Trigger)
– Trabalho (Job)
– Envio de logs (Log Shipping)

Entretanto, tenho que te alertar que o inglês é ESSENCIAL, não somente para fazer provas de certificação, mas em toda a sua carreira na área de TI. A esmagadora maioria dos livros e artigos técnicos geralmente são em inglês, muitos termos técnicos ainda são em inglês e a maioria das gigantes da TI ficam nos EUA.

Dito isso, é difícil encontrar um excelente profissional de TI que não saiba pelo menos, ler textos em inglês. Se você ainda não possui essa habilidade, não perca mais tempo! Comece HOJE a estudar inglês, pelo bem da sua carreira.

Onde faço a prova de Fundamentos?

Visualizar resposta
Caso seja estudante, verifique se a escola foi estabelecida como centro de testes da Certiport ou PearsonVue e inscrita para ministrar exames de Fundamentos. Em caso positivo, o professor ou o supervisor pode enviar o exame para você.

Caso você não seja estudante, as provas de certificação da Microsoft podem ser realizadas em 2 ambientes (descrito abaixo). Você irá escolher se fará a prova em casa ou em um centro de treinamento oficial durante o agendamento da prova, onde o próprio site te mostra qual o centro de treinamento mais próximo de você.

  • Centro de treinamento oficial: Um dos locais para se fazer um prova de certificação é em um centro de treinamento oficial. Esses locais, parceiros da Microsoft, costumam oferecer treinamentos oficiais e também provém uma estrutura para que o público em geral possa fazer suas provas de certificação.

    As provas devem ser agendadas previamente (expliquei na pergunta anterior) e são feitas em um computador conectado à Internet, com câmeras na sala e um instrutor no local. Seus pertences, inclusive bolsas, mochilas e celular, devem ser recolhidos antes do início da prova, e retirados por você somente ao término do exame.

    Toda a estrutura é de responsabilidade da empresa e em caso de qualquer problema, eles devem te auxiliar a resolvê-lo na hora.

  • Sua casa: Uma outra opção para quem não quer se deslocar para um centro de treinamento, seja por comodidade, falta de tempo ou mesmo por morar muito longe de um, é fazer a prova no conforto da sua casa.

    Embora essa opção lhe pareça muito cômoda a princípio, devo te alertar que ela possui uma série de regras para que seja uma opção interessante e realmente prática:
    – Um funcionário da Microsoft irá te monitorar durante todo o exame através de uma Webcam ou celular com a câmera ligada.
    – Você terá que mostrar todo o local da sua casa onde você fará o exame, para que ele se certifique que o local não possui nada contra as regras e políticas do exame, como uma câmera ou papel com anotações e dicas, podendo ser solicitado a retirar objetos do local onde você irá fazer a prova.
    – Ninguém da sua casa poderá aparecer nas imagens da câmera ou falar com você durante a prova.
    – Se a conexão com a internet cair ou der algum problema no seu computador, fim de prova pra você, sem direito a refazer (só pagando de novo)

Para saber mais informações sobre fazer a prova online, à distância, leia o artigo Certificação Microsoft – Dicas de como fazer a prova em casa sem dor de cabeça.

Quero fazer a prova de Fundamentos. Como eu faço?

Visualizar resposta
Para fazer as provas de certificação da Microsoft, o primeiro passo é possuir uma conta e um e-mail Microsoft (outlook.live.com).

Após ter sua conta Microsoft, você deverá entrar na página do exame que você deseja fazer e agendar no parceiro Microsoft que realiza as provas (Certiport ou PearsonVue) qual a data e horário que você gostaria de fazer a prova. No site mesmo, você escolherá o centro de treinamento mais próximo de você (ou pode marcar pra fazer na sua casa) e a forma de pagamento.

No dia agendado, basta comparecer ao local indicado portando um documento com foto.

Seguem páginas dos exames de Fundamentos para iniciar o processo de agendamento e marcação da prova:

  • Azure Fundamentals: Não importa se você é novo no campo ou um profissional experiente, dominar as noções básicas do Microsoft Azure pode ajudar você a começar sua carreira e a preparar-se para se aprofundar nas muitas oportunidades técnicas que o Azure oferece. A certificação valida seu conhecimento básico sobre serviços de nuvem e como esses serviços são fornecidos com o Azure. Os candidatos devem demonstrar um conhecimento básico nos conceitos de nuvem, bem como serviços, cargas de trabalho, segurança, privacidade, preços e suporte do Azure.
  • Azure AI Fundamentals: Domine os conceitos básicos de IA no Azure e obtenha a base para avançar em sua carreira neste campo empolgante. Esta certificação demonstra seu conhecimento de cargas de trabalho comuns de IA e aprendizado de máquina e os serviços do Azure necessários para executá-los. Recomendado para profissionais de IA em início de carreira e estudantes aspirantes.
  • Azure Data Fundamentals: Dê o próximo passo em sua carreira na nuvem aprendendo os conceitos fundamentais de que você precisa para contribuir com confiança para a tomada de decisões e os processos orientados por dados de uma organização. Os tópicos incluem dados relacionais, dados não relacionais, big data e análises. Recomendado para profissionais de gerenciamento de dados em início de carreira e estudantes aspirantes.
  • Security, Compliance, and Identity Fundamentals: Aprimore seu conhecimento em uma variedade de tópicos de segurança cibernética e crie uma base para certificações avançadas que preparam você para funções sob demanda em operações de segurança, gerenciamento de identidade e acesso e proteção de informações. Recomendado para profissionais de segurança de TI em início de carreira e estudantes aspirantes.
  • Power Platform Fundamentals: Dê a si mesmo o poder de resolver problemas de negócios, entendendo tudo o que os produtos Power Platform podem fazer. Desde análise avançada de dados e automatização de processos até fácil criação de aplicativos e até chatbots, familiarize-se com tudo isso. Recomendado para profissionais de negócios e tecnologia em início de carreira e estudantes aspirantes.
  • Microsoft 365 Fundamentals: Aprimore sua compreensão dos aplicativos do Office, do Microsoft Teams, do Microsoft Viva e de tudo o que o Microsoft 365 tem a oferecer. Comprove seu conhecimento das ferramentas modernas que melhoram a produtividade e aprimoram a colaboração em ambientes de trabalho híbridos com esta certificação prática. Recomendado para profissionais de negócios e tecnologia em início de carreira e estudantes aspirantes.
  • Dynamics 365 Fundamentals (CRM): Obtenha amplo conhecimento sobre os aplicativos de envolvimento do cliente do Dynamics 365, incluindo recursos de marketing e automação das vendas, operações e ciclos de vida de suporte, e valide seu conhecimento com esta certificação básica. Recomendado para profissionais de negócios e tecnologia em início de carreira e estudantes aspirantes.
  • Dynamics 365 Fundamentals (ERP): Mostre que você sabe o que é preciso para otimizar as funções de finanças e operações usando a tecnologia mais recente no Dynamics 365. Com esta certificação, você também destacará sua compreensão de como o Dynamics 365 funciona em conjunto com outras soluções de tecnologia. Recomendado para profissionais de negócios e tecnologia em início de carreira e estudantes aspirantes.

Para marcar a prova, basta rolar um pouco a página e clicar nesse link marcado na certificação que você escolheu

Para estudar para as provas, basta rolar mais um pouco a página, que você verá o Learning Path, com todo o conteúdo da prova que você quer fazer. Tudo isso, DE GRAÇA!

E é isso aí, pessoal!
Um grande abraço e até mais!