Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Certificações Microsoft – Material de estudo em português para obter sua primeira certificação (MTA)

Visualizações: 23.137 views
Esse post é a parte 1 de 15 da série Certificação Microsoft
Tempo de Leitura: 13 minutos

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês ?

Dando continuidade ao meu post Certificações Microsoft – Dicas, links e materiais de estudo para as provas de MCSA e MCSE do SQL Server 2016, onde abordei de uma maneira geral sobre as certificações da Microsoft em todos os níveis (MTA, MCSA e MCSE), neste post eu gostaria de focar especialmente na certificação MTA e ajudar a responder dúvidas de vocês, que estão pensando em obter essa certificação.

O que são essas siglas? MTA, MCSA e MCSE?

Visualizar resposta
Antes de mais nada, vamos conhecer as certificações atuais da Microsoft para a Data Platform e começar a nos familiarizar com as siglas:

  • MTA (Microsoft Technology Associate): É a primeira prova de certificação da Microsoft e a mais fácil, indicada para pessoas que estão iniciando a carreira e ainda estão se familiarizando com a tecnologia. Com apenas 1 prova, você já obtém a certificação MTA na área de atuação desejada.

    Como incentivo a fazer a prova do MTA, a Microsoft dá um pequeno desconto na realização desse exame (você paga 77 dólares ao invés dos 100 dólares das outras provas de MCSA e MCSE)

    Vale lembrar que a prova de MTA não lhe garante o título de MCP e também não é pré-requisito para fazer as provas MCSA e MCSE e portanto, fazê-la é opcional.

  • MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate): Prova de nível médio/alto, voltada para pessoas que já tenham experiência com as tecnologias envolvidas. Assim que você for aprovado em qualquer prova de MCSA, você ganha o título de MCP (Microsoft Certified Professional).

    Além disso, a certificação MCSA é pré-requisito para obter a certificação MCSE. Você até pode fazer as provas de MCSE antes de ter o título de MCSA,
    mas só irá efetivamente ganhar o título quando você obter o MCSA (se já tiver sido aprovado na prova de MCSE, irá ganhar as 2 certificações juntas)

  • MCSE (Microsoft Certified Solutions Expert): Último nível de provas de certificação da Microsoft, as provas MCSE costumam ser as mais difíceis dentre as provas Microsoft, e devem ser realizadas por profissionais altamente capacitados e com grande vivência e experiência nas tecnologias em questão.

Qual o público alvo da certificação MTA?

Visualizar resposta
Como já comentei aqui no post, as provas de MTA são mais teóricas do que as de MCSA e MCSE, cobrando mais teoria do que cenários reais do dia a dia e mais genéricas, não se aprofundando muito em uma tecnologia específica. De maneira geral, o público alvo da certificação MTA são estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho através de estágio e buscam uma forma de se destacar, ou até mesmo analistas JR que buscam demonstrar para a sua empresa, que eles estão buscando se aperfeiçoar e estudar mais.

Acredito que essa prova não deve ser muito procurada por analistas PL, SR ou níveis acima, uma vez que estes profissionais já devem estar buscando (ou já possuem) as certificações MCSA e MCSE, que são títulos mais difíceis de se obter e muito mais técnicos, já voltados para tecnologias e assuntos bem específicos e com muito mais prática e cenários que ocorrem no dia a dia destes profissionais.

Vale a pena estudar e obter a certificação MTA?

Visualizar resposta
Com certeza! Independente do seu nível de carreira, acredito que uma certificação é sempre bem-vinda. Logo acima, mencionei qual é o público alvo da certificação MTA.

Caso você seja um estudante e esteja ingressando agora no mercado de trabalho, essa é definitivamente a primeira prova de certificação que você deve buscar, por ser mais teórica e a prova não ser tão complicada. Isso ajuda bastante e conhecer mais como funciona o processo de certificação e como são as provas da Microsoft.

Já tive alguns conhecidos que, logo na sua primeira prova, já tentaram fazer uma prova de MCSA sem ter muita experiência no assunto. Essas pessoas não foram muito bem na prova e pegaram um certo receio de provas de certificação. Por este motivo, sempre recomendo que a pessoa que for começar a tentar obter suas certificações, que comece com a MTA.

Se você já tiver um alto grau de conhecimento e experiência e está buscando agora se especializar nas certificações, recomendo obter os títulos de MCSA/MCSE e depois, se você quiser, buscar a certificação MTA. Uma certificação MTA realmente não agrega muito para o currículo de quem já possui um MCSA/MCSE, mas eu costumo dizer que certificação vicia (e vicia mesmo! rsrs), então é algo a se pensar quando você já tiver todas as certificações que está almejando.

Quais são as provas de MTA?

Visualizar resposta
Existem várias provas de MTA para que você faça, de acordo com a sua área de atuação. Você pode saber mais sobre as provas acessando este link.

  • Exame 98-349 – Fundamentos do sistema operacional Windows: Os candidatos para este exame devem ter conhecimento dos conceitos fundamentais do sistema operacional Windows em um ambiente do Windows 10.

    Link do Exame
    Link do Curso

  • Exame 98-361 – Software Development Fundamentals: Os candidatos a este exame procuram comprovar seus conhecimentos em desenvolvimento de software. Recomenda-se que os candidatos sejam familiarizados com os conceitos e tenham experiência prática com as tecnologias descritas aqui, seja por cursos relevantes ou pelo trabalho com tutoriais e exemplos disponíveis no MSDN e no Microsoft Visual Studio. Os candidatos devem ter experiência com C# ou Microsoft Visual Basic .NET.

    Link do Exame

  • Exame 98-364 – Database Fundamentals: Os candidatos a esse exame querem provar o conhecimento de básico e as habilidades com bancos de dados, incluindo bancos de dados relacionais, como Microsoft SQL Server. Recomenda-se que os candidatos sejam familiarizados com os conceitos e tenham experiência prática com as tecnologias descritas aqui, seja por cursos relevantes ou pelo trabalho com tutoriais e exemplos disponíveis no MSDN e no Microsoft Visual Studio. Embora seja recomendada experiência prática mínima com as tecnologias, esses exames não pressupõem experiência de trabalho.

    Link do Exame
    Link do Curso

  • Exame 98-365 – Windows Server Administration Fundamentals: Este exame é destinado a fornecer aos candidatos uma avaliação de seus conhecimentos de conceitos fundamentais da administração de servidores. É recomendado que os candidatos se familiarizem com os conceitos e tecnologias descritos aqui fazendo cursos de formação relevantes. Espera-se que os candidatos tenham alguma experiência prática com Windows Server, redes baseadas em Windows, Active Directory, gerenciamento de contas e ferramentas e conceitos de recuperação do sistema.

    Link do Exame

  • Exame 98-366 – Networking Fundamentals: Este exame foi criado para fornecer aos candidatos uma avaliação de seu conhecimento dos conceitos fundamentais de rede. Os candidatos para esse exame buscam provar conhecimento e habilidades fundamentais de rede. Antes de fazer o exame, os candidatos devem adquirir um conhecimento básico sólido sobre os tópicos descritos neste guia de preparação. É recomendado que os candidatos se familiarizem com os conceitos e tecnologias descritos aqui fazendo cursos de formação relevantes. Espera-se que os candidatos tenham experiência prática com o Windows Server, rede baseada no Windows, ferramentas de gerenciamento de redes, DNS, TCP/IP, processo de resolução de nomes e protocolos e topologias de rede.

    Link do Exame

  • Exame 98-367 – Security Fundamentals: Este exame valida as habilidades e os conhecimentos do candidato com relação à segurança. Ele pode servir como uma etapa rumo aos exames de Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA). É recomendado que os candidatos se familiarizem com os conceitos e tecnologias descritos aqui fazendo cursos de formação relevantes. Espera-se que os candidatos tenham alguma experiência prática com Windows Server, redes baseadas em Windows, Active Directory, produtos antimalware, firewalls, dispositivos, topologias e portas de rede.

    Link do Exame

  • Exame 98-368 – Mobility and Devices Fundamentals: Este exame valida as habilidades e os conhecimentos do candidato com relação à dispositivos do Windows e mobilidade. Ele pode servir como uma etapa rumo aos exames de Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA). É recomendado que os candidatos se familiarizem com os conceitos e tecnologias descritos aqui fazendo cursos de formação relevantes. Espera-se que os candidatos tenham alguma experiência prática com dispositivos Windows, redes baseadas em Windows, Active Directory, produtos antimalware, firewalls, dispositivos, topologias e portas de rede.

    Link do Exame
    Link do Curso

  • Exame 98-369 – Cloud Fundamentals: Este exame foi desenvolvido para candidatos que desejam demonstrar conhecimento e habilidades básicas no uso de serviços de nuvem da Microsoft. O exame pode servir como uma etapa rumo aos exames de Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA). É recomendado que os candidatos se familiarizem com os conceitos e tecnologias descritos aqui fazendo cursos de formação relevantes. Os candidatos devem ter alguma experiência prática com Office 365, Microsoft Intune, firewalls, topologias e dispositivos de rede, e portas de rede.

    Link do Exame
    Link do Curso

  • Exame 98-375 – Fundamentos no Desenvolvimento de Aplicativo HTML5: Os candidatos a este exame estão buscando comprovar habilidades em desenvolvimento de aplicativos do cliente HTML5 principais que serão executados em dispositivos sensíveis ao toque atuais (PCs, tablets e telefones). Embora o HTML seja muitas vezes visto como uma tecnologia da Web que é processada em um navegador para produzir uma UI, este exame se concentra no uso do HTML5, CSS3 e JavaScript para desenvolver aplicativos cliente. Antes de fazer o exame, os candidatos devem adquirir um conhecimento básico sólido sobre os tópicos descritos no guia de preparação, incluindo o CSS e JavaScript. Recomenda-se que os candidatos estejam familiarizados com os conceitos e tenham experiência prática com as tecnologias relacionadas, seja por cursos relevantes ou pelo trabalho com tutoriais e exemplos disponíveis no MSDN e no Microsoft Visual Studio.

    Link do Exame

  • Exame 98-380 – Introdução à Programação Usando Linguagens Baseadas em Bloco (Touch Develop): Candidatos para este exame devem entender fluxo de algorítimo e implementar estruturas de controle de programas comuns Os candidatos devem ter experiência com linguagens de programação baseadas em bloco tais como o Touch Develop, o Scratch e o Blockly. Expera-se que os candidatos tenham alguma experiência prática de projeto, criação e publicação de código dentro de uma linguagem de programação baseada em blocos.

    Link do Exame

  • Exame 98-381 – Introdução à programação usando Python: Os candidatos para este exame devem ser capazes de reconhecer e escrever o código Python corretamente sintaticamente, reconhecer os tipos de dados suportados pelo Python e poder reconhecer e escrever o código Python que solucionará logicamente um determinado problema. Espera-se que os candidatos tenham tido, no mínimo, instrução e/ou experiência prática de aproximadamente 100 horas com a linguagem de programação Python, esteja familiarizado com seus recursos e capacidades e compreenda como escrever, depurar e manter um código de Python bem documentado e bem formado.

    Link do Exame

  • Exame 98-382 – Introdução à programação usando JavaScript: Os candidatos para este exame devem ser capazes de reconhecer e escrever códigos JavaScript sintaticamente corretos, usar tipos de dados suportados pelo JavaScript e poder reconhecer e escrever código JavaScript que solucionará logicamente um determinado problema. Espera-se que os candidatos tenham pelo menos 100 horas de instrução ou experiência prática com a linguagem de programação JavaScript. Os candidatos também devem estar familiarizados com os recursos e capacidades JavaScript e entender como escrever, depurar e manter um código de JavaScript bem formado e bem documentado.

    Link do Exame

  • Exame 98-383 – Introdução a programação usando HTML e CSS: Os candidatos para este exame devem ser capazes de reconhecer e escrever HTML e CSS sintaticamente corretos, estruturar dados usando elementos HTML e criar e aplicar estilos usando CSS. Os candidatos devem ter pelo menos 100 horas de instrução ou experiência prática com HTML e CSS, estar familiarizados com seus recursos e capacidades e entender como escrever, depurar e manter um código HTML e CSS bem formado.

    Link do Exame

A prova de MTA é pré-requisito pra MCSA/MCSE ? Se for aprovado, obtenho o MCP?

Visualizar resposta
A prova de MTA é a primeira prova de certificação da Microsoft e a mais fácil, indicada para pessoas que estão iniciando a carreira e ainda estão se familiarizando com a tecnologia, e portanto, não existe nenhum pré-requisito para fazê-la. Qualquer pessoa, pode fazer essa prova. Com apenas 1 prova, você já obtém a certificação MTA na área de atuação desejada.

Entretanto, ser aprovado na MTA não lhe garante o título de MCP (Microsoft Certified Professional) e também não é pré-requisito para fazer as provas MCSA e MCSE. Você pode fazer as provas de MCSA/MCSE sem ter o título de MTA.

Para se tornar um MCP, basta ser aprovado em qualquer prova de MCSA ou MCSE.

Quanto custa a prova de MTA e como faço para pagar?

Visualizar resposta
Como vocês sabem, todas as provas de certificação da Microsoft são cobradas em dólar (americano). O valor da prova de MTA é de 77 dólares, enquanto uma prova de MCSA/MCSE custa 100 dólares. A Microsoft dá esse pequeno desconto para incentivar as pessoas a obterem essa certificação e também para diminuir um pouco o custo para um estudante, que é em boa parte, o público alvo da certificação MTA.

Como as empresas que oferecem os exames são americanas (Certiport e PearsonVue), a prova só pode ser paga utilizando um cartão de crédito internacional nas bandeiras Visa, MasterCard, American Express ou JCB. Se você não tem um, existem diversas empresas que oferecem cartões sem anuidade e taxas, como o NuBank e o Banco Inter. Você também pode optar por um cartão de crédito internacional Pré-pago (não precisa ter nem conta bancária), como o Cartão Pré-Pago PagSeguro. Ou seja, sem desculpas para adiar sua prova de certificação.. rs

Vale lembrar, que o Desconto de 50% para estudantes NÃO se aplica para provas de MTA.

Posso fazer a prova de MTA em Português?

Visualizar resposta
Sim! Pode sim!

A grande maioria das provas de certificação da Microsoft possuem vários idiomas à sua escolha, e um deles é o Português (PT-BR). Isso ajuda muito quando a pessoa que vai fazer o exame não possui domínio na língua original da prova, que é o inglês, até porque, os textos das provas costumam ser um pouco extensos e
a pessoa pode acabar se confundindo.

Entretanto, provas betas, ou mesmo provas oficiais recém lançadas, costumam não ter opções de multi-idiomas logo no início. Elas demoram alguns meses para serem traduzidas e isso pode impedir você, que não sabe inglês, a fazer essas provas por um bom tempo.

Além disso, preciso te dizer que em alguns casos, as provas em português podem até mesmo confundir você, uma vez que os termos técnicos também são traduzidos..

Alguns exemplos:
– Procedimento armazenado (Stored Procedure)
– Visão (View)
– Gatilho (Trigger)
– Trabalho (Job)
– Envio de logs (Log Shipping)

Entretanto, tenho que te alertar que o inglês é ESSENCIAL, não somente para fazer provas de certificação, mas em toda a sua carreira na área de TI. A esmagadora maioria dos livros e artigos técnicos geralmente são em inglês, muitos termos técnicos ainda são em inglês e a maioria das gigantes da TI ficam nos EUA.

Dito isso, é difícil encontrar um excelente profissional de TI que não saiba pelo menos, ler textos em inglês. Se você ainda não possui essa habilidade, não perca mais tempo! Comece HOJE a estudar inglês, pelo bem da sua carreira.

Quero fazer a prova de MTA. Como eu faço?

Visualizar resposta
Para fazer as provas de certificação da Microsoft, o primeiro passo é possuir uma conta e um e-mail Microsoft (outlook.live.com).

Após ter sua conta Microsoft, você deverá entrar na página do exame que você deseja fazer e agendar no parceiro Microsoft que realiza as provas (Certiport ou PearsonVue) qual a data e horário que você gostaria de fazer a prova. No site mesmo, você escolherá o centro de treinamento mais próximo de você (ou pode marcar pra fazer na sua casa) e a forma de pagamento.

No dia agendado, basta comparecer ao local indicado portando um documento com foto.

Seguem páginas dos exames de MTA para iniciar o processo de agendamento e marcação da prova:

Quantas questões tem a prova? Qual a nota para ser aprovado? Qual o tempo da prova?

Visualizar resposta
A prova de MTA (pelo menos, a 98-364) é composta por 35 questões, onde para aprovação é necessário um mínimo de 70% de acerto.

O tempo limite para leitura das regras do exame é de 15 min e o tempo de realização da prova é de 45 min (somando tudo dá 1h). Se você estudou bastante, isso não será um problema, pois as questões são bem simples.

Onde faço a prova de MTA?

Visualizar resposta
Caso seja estudante, verifique se a escola foi estabelecida como centro de testes da Certiport e inscrita para ministrar exames MTA. Em caso positivo, o professor ou o supervisor pode enviar o exame para você.

Caso você não seja estudante, as provas de certificação da Microsoft podem ser realizadas em 2 ambientes (descrito abaixo). Você irá escolher se vai fazer a prova em casa ou em um centro de treinamento oficial durante o agendamento da prova, onde o próprio site te mostra qual o centro de treinamento mais próximo de você.

  • Centro de treinamento oficial: Um dos locais para se fazer um prova de certificação é em um centro de treinamento oficial. Esses locais, parceiros da Microsoft, costumam oferecer treinamentos oficiais e também provém uma estrutura para que o público em geral possa fazer suas provas de certificação.

    As provas devem ser agendadas previamente (expliquei na pergunta anterior) e são feitas em um computador conectado à Internet, com câmeras na sala e um instrutor no local. Seus pertences, inclusive bolsas, mochilas e celular, devem ser recolhidos antes do início da prova, e retirados por você somente ao término do exame.

    Toda a estrutura é de responsabilidade da empresa e em caso de qualquer problema, eles devem te auxiliar a resolvê-lo na hora.

  • Sua casa: Uma outra opção para quem não quer se deslocar para um centro de treinamento, seja por comodidade, falta de tempo ou mesmo por morar muito longe de um, é fazer a prova no conforto da sua casa.

    Embora essa opção lhe pareça muito cômoda a princípio, devo te alertar que ela possui uma série de regras para que seja uma opção interessante e realmente prática:
    – Um funcionário da Microsoft irá te monitorar durante todo o exame através de uma Webcam ou celular com a câmera ligada.
    – Você terá que mostrar todo o local da sua casa onde você fará o exame, para que ele se certifique que o local não possui nada contra as regras e políticas do exame, como uma câmera ou papel com anotações e dicas, podendo ser solicitado a retirar objetos do local onde você irá fazer a prova.
    – Ninguém da sua casa poderá aparecer nas imagens da câmera ou falar com você durante a prova.
    – Se a conexão com a internet cair ou der algum problema no seu computador, fim de prova pra você, sem direito a refazer (só pagando de novo)

Onde posso estudar? Tem material para MTA?

Visualizar resposta
Caso você esteja estudando materiais para fazer uma prova de MTA, você pode utilizar o Microsoft Virtual Academy, que oferece treinamento online grátis em TI, desenvolvimento e ciências de dados apresentados por especialistas de categoria internacional para ajudar você a desenvolver suas habilidades e avançar sua carreira.

Além disso, existem vários materiais gratuitos que vou disponibilizar (todos em Português/PT-BR):

O exame 98-349: Windows Operating System Fundamentals só achei em inglês, mas para quem quiser, está aqui.

Está procurando por materiais em inglês ou o material de alguma prova que não listei acima? Acesse este link.

Para quem for fazer a prova 98-364: Database Administration Fundamentals (que é a que eu fiz), preparei também alguns links que podem ser úteis nos seus estudos, de acordo com as habilidades requeridas:

Simulado DBA Academy

Exam 98-364: Database Fundamentals (Link do Exame)
Understanding Core Database Concepts

Create Database Objects

Manipulate Data

Understand Data Storage

Administer a Database

Caso vocês queiram participar de um grupo do Whatsapp voltado para certificações Microsoft, acessem o link https://chat.whatsapp.com/invite/0pnHXak46QCHOMfGXOD2OC (Whatsapp) ou https://t.me/certificacao (Telegram) pelo seu celular e aproveitem o conteúdo e as dicas que são enviadas lá!

E não se esqueçam de compartilhar e divulgar suas certificações! Não sabe como fazer isso? Veja como acessando o post Profissional MCP – Como compartilhar suas certificações e como encontrar profissionais certificados.

Quer saber TUDO sobre as provas de certificação da área de dados? Assista ao Webinar sobre Certificações de Data Platform, que participei junto com o Caio Amante, Danilo Cardoso, Maruan Aawar e Meirieli Ribeiro:

Um abraço e até a próxima!