Visualizações: 0
Tempo de Leitura: 5 minutos

Fala pessoal!!
Desculpem a correria dos últimos meses, mas tá difícil arrumar tempo pra postar… rs

No dia 24/08/2019 tivemos mais um evento histórico no Espírito Santo. Depois do SQL Day ES, que organizamos no ano passado e contamos com 450 inscritos e 250 presentes, finalmente conseguimos trazer um evento global de tecnologia para o ES, o SQL Saturday Vitória, finalmente aconteceu (e foi um tremendo sucesso)!

Tudo começou lá em 2017 quando iniciamos o Local Group SQL Server – ES, e, depois de realizar 12 encontros e um SQL Day – ES, tomamos coragem e solicitamos uma data junto ao PASS (https://www.pass.org/) para a organização do SQL Saturday Vitória.

Pois bem, passado algum tempo, em abril, precisamente no dia 24, lançamos o site do SQL Saturday – Vitória e abrimos o CALL For Papers e tivemos 63 palestras submetidas. O primeiro questionamento que tínhamos foi respondido, pois tivemos palestras suficientes (graças a Deus!!!). Depois disso, ficamos preocupados com os patrocinadores. Essa foi a nossa maior dificuldade, pois tivemos patrocínio somente de empresas de amigos que já estão atuando na comunidade. Faltando apenas duas semanas para o evento, nós estávamos com dificuldades para pagar todo o custo apenas com os patrocinadores que conseguimos, mas o alívio financeiro aconteceu quando a Microsoft Global entrou no circuito e colocou uma grana que deu para cobrir o restante das despesas do evento (coffee, artes, banners, etc).

Durante todo o período de preparação ficamos pensando como seria a aceitação do público e a quantidade de pessoas que teríamos no evento. Para nossa surpresa, fechamos as inscrições com 823 pessoas inscritas e no dia do evento tivemos mais de 300 pessoas presentes. O ponto baixo do evento foi a quebra de mais de 50% na relação de inscritos e presentes no evento, mas gostaria de parabenizar as pessoas que saíram de cidades do interior do ES. Também tivemos pessoas vindo de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia apenas para assistir às palestras do evento.

Galeria de Fotos do Evento

E brindes??? Teve brinde ? TEVE SIM!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Show dos Palestrantes

No sábado os palestrantes deram um show!!! Foram 28 palestras ao longo do dia com a presença da galera até a última palestra com auditório cheio!

Nosso muito obrigado a cada um dos palestrantes que saíram de suas casas, arcaram com as despesas de passagem, hotel e alimentação sem ganhar nenhum centavo por isso, apenas o prazer de estar compartilhando o conhecimento e reencontrando os amigos no evento.

Particularmente gostaria de estar destacando três palestrantes que foram acima da média e que literalmente fizeram um grande esforço para estar participando do evento. O Renato Groffe que no caminho do aeroporto teve um acidente de carro e perdeu o voo, mas pagou outro voo para não deixar o evento na mão. O Jucinei Santos que nem estava na lista dos palestrantes, mas dirigiu 1200 KM para estar presente no evento e acabou tendo que tampar um buraco de última hora na grade de palestras. Por fim, o Raul Oliveira, que fez uma verdadeira maratona para vir para o evento, pois saiu de Cuiabá as 03:00 da manhã, voou até Brasília, depois para Salvador e por fim chegou em Vitória. Depois ainda teve que voltar para Brasília no sábado mesmo após o evento.

Doações / Evento solidário

Uma das coisas que poderíamos ter feito melhor era a divulgação para o pessoal trazer um kg de alimento para o evento. Falamos algumas vezes, mas não batemos forte nessa tecla em todas as divulgações.

O próprio salesiano com seus projetos sociais encontrou alguns lares para receber nossos alimentos.

Fiquei um pouco triste de não ter conseguido ajudar mais. Contudo, fica a meta para o ano que vem para focar muito mais nisso.

Jantar, Passeios e Happy Hour Pós-Evento

Na quinta-feira já tinha palestrante por Vitória:

Na sexta fizemos o nosso tradicional jantar com os palestrantes:

Com tantos palestrantes vindos de outros estados (a maioria), muitos que estão visitando o Espírito Santo pela primeira, não poderíamos deixar de mostrar alguns pontos legais para eles durante a sua visita ao nosso estado né? A começar pelo happy hour, no tradicional bar Abertura:

Agradecimentos

O primeiro agradecimento é para os meus colegas organizadores, Tiago Neves, Fabrício Lima e Vithor Silva, pois sem eles, esse evento, assim como todos os outros 13 que organizamos, não teriam saído do papel. Só a gente sabe como organizar eventos dá trabalho e consomem tempo (e muitas vezes, até dinheiro).

Gostaria de deixar registrado aqui meu agradecimento a toda equipe do Centro Universitário Católica de Vitória, através do Prof. Marcelo Schuster, que mobilizou meio mundo na Faculdade para realização do evento. Quero parabenizar também a equipe de marketing, através da Ana Paula e do Vinicius Vacari, que criaram todas as nossas artes de divulgação do evento, as tias da limpeza, pois os banheiros, salas e corredores estavam o tempo todo sendo limpos.

E não poderia deixar de agradecer a Fabiana Lima, ela não foi uma mão na roda, mas foi uma roda na mão, pois se tudo saiu caprichado e tudo foi executado nos detalhes foi graças a ela.

Muito obrigado também a todos da equipe do apoio que cuidaram para que tudo no dia saísse conforme o planejado:
Erica Roque
Charles Luxinger
Luiz Vitor
Caroline Goltara
Leandro Lima
Thais Mafra (Apoio E palestrante!)
Tassio Carlini
Alan Mainrink
Wander Domingos
Diêgo Bernardes

Não poderia deixar de agradecer a cada um dos patrocinadores, sem a ajuda e o apoio financeiro de vocês o evento não teria saído do papel e esse sonho não teria se tornado realidade.

Então nosso muito obrigado as empresas: Microsoft, Fabricio Lima Soluções em Banco de Dados, Planilheiros, Brazilians Devs, VSSTI e TOTVS – ES.

Nosso muito obrigado também para as empresas que de alguma forma apoiaram o evento, seja fornecendo brindes ou recursos com valores mais acessíveis: Mindworks, Angelica Neves Fotografia, Marly Pão de Mel, Apex SQL e Centro Universitário Católica de Vitória

Finalizamos o evento com a sensação do dever cumprido! Acompanhando alguns posts nas redes sociais, podemos concluir que o evento foi um sucesso e que já podemos começar a planejar o SQL Saturday Vitória/ES 2020. Se você não conseguiu participar do evento, não fique de fora do próximo, pois será ainda melhor!!!

Deixe uma resposta