SQL Server – Função table-valued para quebrar uma string em linhas com tamanho de até N caracteres

SQL Server – Função table-valued para quebrar uma string em linhas com tamanho de até N caracteres
Avalie esse post

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês ?

Neste post de hoje, vou compartilhar com vocês uma função UDF do tipo Table-valued que permite quebrar strings em linhas, forçando que o tamanho máximo de cada linha seja N caracteres separados por um caractere separador definido na chamada da função.

Essa função surgiu de uma necessidade em um projeto crítico onde trabalho, no qual temos strings VARCHAR(MAX) e precisamos exportar essas strings em um arquivo TXT com tamanho máximo de 60 caracteres, mantendo um Id para identificar o registro original e um ranking (usei ROW_NUMBER) para identificar a ordem de cada parte da string.

Exemplos de uso

Exemplo simples:

Exemplo com CROSS APPLY:

Resultado:

Código-fonte da função

Para utilizar a função demonstrada acima, basta criar a função CLR do tipo table-valued na sua instância. Para entender melhor o que é o CLR e como criar a sua primeira biblioteca CLR, veja mais no post Introdução ao SQL CLR (Common Language Runtime) no SQL Server.

É isso aí, pessoal!
Um abraço e até a próxima.

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta