SQL Server – Como consultar informações do Active Directory (AD) utilizando Linked Server (ADSI)

SQL Server – Como consultar informações do Active Directory (AD) utilizando Linked Server (ADSI)
5 (100%) 1 votos

Fala galera!
Tudo bem com vocês ?

Neste post eu vou demonstrar a vocês como consultar informações do Active Directory (AD) pelo SQL Server utilizando um simples Linked Server e a interface ADSI (Active Directory Service Interfaces). Mais uma vez, a Microsoft vem fornecendo recursos para que o SQL Server consiga se integrar com cada vez mais ferramentas e interfaces e se tornando uma solução ainda mais completa a cada versão.

No meu trabalho, utilizo esse recurso para fazer a carga diária de uma tabela no banco com todos os usuários e algumas informações deles do AD, facilitando assim, consultas e manipulação desses dados em relatórios.

Como criar o Linked Server

Para que seja possível acessar os dados do Active Directory, você precisará criar um Linked Server utilizando o provider “OLE DB Provider for Microsoft Directory Services”, conforme a tela abaixo:

Caso você seja um fã de linha de código (como eu), você também pode criar o linked server utilizando T-SQL:

Como consultar informações do Active Directory

Uma vez que você tenha criado o seu Linked Server utilizando ADSI, vamos começar a consultar as informações do AD.

Código-fonte para consultar usuários

Resultado

Código-fonte para consultar computadores

Resultado

Limitações do ADSI

A medida que você começar a utilizar o ADSI, vai perceber que ele tem algumas limitações. Uma delas, é que ao realizar consultas que retornem mais de 901 registros, você verá a mensagem de erro abaixo:

Msg 7330, Level 16, State 2, Line 1 Cannot fetch a row from OLE DB provider “ADSDSOObject” for linked server “ADSI”.

Para contornar essa limitação, você pode criar uma tabela para receber os dados, realizar um TOP 901 e ir percorrendo os registros e gravando nessa tabela. Para facilitar a sua vida, já vou deixar o script pronto para vocês:

Uma outra limitação que ocorre nas consultas utilizando o ADSI, é que ao tentar consultar informações de campos preenchidos com dados multivalorados (Ex: postOfficeBox), você irá receber essa mensagem de erro:

Msg 7346, Level 16, State 2, Line 1
Cannot get the data of the row from the OLE DB provider “ADsDSOObject” for linked server “ADSI”. Could not convert the data value due to reasons other than sign mismatch or overflow.

Infelizmente, não conheço solução para essa situação que não seja utilizar CLR (C#) ou PowerShell 🙁

Bom, é isso aí pessoal!
Espero que tenham gostado desse post.
Um abraço e até a próxima.

sql server tsql select query consultar ler retrieve get list ad active directory users groups computers

sql server tsql select query consultar ler retrieve get list ad active directory users groups computers

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta