Como consultar informações de um CEP no SQL Server

Como consultar informações de um CEP no SQL Server
5 (100%) 1 votos

Olá pessoal,
Bom dia.

Neste post rápido, vou demonstrar mais uma vez o uso de procedures OLE Automation para consumir informações na Web e trazer para o nosso banco SQL Server, de forma que possamos trabalhar com essa informação conforme nossa necessidade. Caso você queira utilizar a API do Bemean, que retorna os dados no formato JSON, veja mais no post SQL Server 2016 – Como consultar informações de um CEP utilizando a API Bemean e a função JSON_VALUE

Desta vez, vou mostrar como consultar as informações de cidade, estado, bairro, complemento e código IBGE a partir de um cep informado.

Consultando os dados do CEP

Para realizar essa operação, vou utilizar o ótimo serviço da página viacep.com.br para consultar as informações de CEP.

Vou filtrar o CEP de input, para que o mesmo contenha apenas números. Após isso, fazemos fazer uma requisição GET na URL do viacep e depois tratamos o retorno via XQuery.

Após criamos a função, vamos utilizá-la para testar o resultado:
Busca CEP

É isso aí!
Obrigado e até a próxima!

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

6 comentários em “Como consultar informações de um CEP no SQL Server

  1. Tem algum impactado de performance se eu quiser consumir uma API, se eu usar minha API para validar dados de endereço pelo CEP, o banco comporta bem? posso trabalhar com consumos excessivos para validar algo via API?
    Grato!

    1. Paulo,
      Obrigado pela visita!

      Tem impacto de performance, sim. Cada consulta à API consome em média, uns 480ms. Além disso, a Google, por exemplo, possui uma limitação por IP de 1.000 consultas por dia à API. Após isso, ele mesmo bloqueia seu IP por um determinado período de tempo. Para realizar consultas sem limite, você precisa adquirir uma versão paga da API do Google.

      Acredito que a viacep.com.br deve possuir um limite como esse, assim como a maioria das empresas que oferecem esse tipo de serviço.

      Uma alternativa mais performática e talvez, barata, é comprar uma base de CEP atualizada diretamente dos Correios. Ao invés de fazer consultas via rede, você poderia simples fazer um select simples nessa base comprada dos Correios.

      1. Dirceu Resende,

        Obrigado pelas informações, e eu já fiz esse processo com a base do correios, mas ela esta desatualizada existe bairros novos que em novos cadastros não preenche os campos porque não encontra, preciso atualizar os dados na base, hoje eu procure o CEP na base se não encontro eu busco na API dos correios e atualizo minha base mas tem dados que quando emite notas estão com o endereço desatualizados ou incompletos, então é isso acho melhor comprar comprar uma atualização, e sobre a API paga do google como isso procede? onde tem informações, pensei que só tivesse grátis.

Deixe uma resposta