Olá pessoal!
Boa tarde!
Estava usando a minha VM para criar o meu post anterior (Como consultar informações de um CEP no SQL Server) e tive alguns problemas para acessar a internet.
O Problema
Sempre usei minhas VM’s com o modo de conexão NAT (Network Address Translation), que é o mais simples e fácil de todos de configurar, funciona bem e nunca tive dificuldade nenhuma com isso. O modo NAT permite que a sua máquina virtual se conecte à rede interna utilizando o IP da sua máquina física. Por este motivo que você não consegue ter mais de uma VM conectada à internet utilizando a conexão NAT.
Como eu já estava com outra VM rodando antes de abrir essa, eu não estava conseguindo mais utilizar a rede e não queria ter que fechar a outra VM.
A Solução
A solução para esse problema é simples: Utilizar o modo Bridge do VMware Player, que permite uma conexão direta da sua VM com a internet, utilizando a sua placa de rede física e atribuindo um endereço de rede local exclusivo para a VM. Caso sua rede interna tenha o serviço de DHCP, ele mesmo se responsabilizará por fornecer um endereço de IP válido para a sua VM.
Com isso, a sua VM passa a ficar disponível para a sua rede como se fosse uma máquina física e você ainda tem a vantagem de conseguir acessar serviços que estão nessa VM como um banco de dados, por exemplo, através da máquina física ou outras máquinas da rede.
Complicações para a nossa solução
Após identificar o problema e já definir a solução, vamos implantá-la. Uma tarefa que parece simples, mas se provou o contrário.
Na minha máquina física, eu tenho vários adaptadores de rede:
– Conexão Local TAP-9 (VPN)
– Wi-Fi (Onde eu estou conectado à Internet)
– Ethernet (Conexão via Cabo de Rede – Desconectado)
– Adaptadores do VMWare
Repare que o VMware Player criou 2 adaptadores de rede para que ele se conecte:
– VMware Network Adapter VMnet1 para a conexão no modo Host-Only
– VMware Network Adapter VMnet8 para a conexão no modo NAT
A interface utilizada pelo modo Bridge é a VMNet0, que não é física e sim virtual, onde ela é um apontamento para um adaptador físico de rede. O problema é que em ambientes com vários adaptadores, essa conexão virtual VMnet0 pode acabar apontando para um adaptador de rede que não possui conexão com a Internet e com isso, você não conseguirá utilizar sua VM no modo Bridge.
Pra dificultar um pouco mais nosso problema, a instalação do VMware Player NÃO VEM com o utilitário de configuração de rede virtual (Virtual Network Editor – vmnetcfg.exe).
Resolvendo as complicações e utilizando a VM em modo Bridge
O primeiro passo que devemos fazer, é copiar o utilitário de configuração de rede virtual para o diretório de instalação do VMware Player. Faça o download do arquivo vmnetcfg para VMware Player 7 e extraia na pasta de instalação do seu VMware Player.
Agora abra o arquivo extraído (vmnetcfg.exe) com privilégios de Administrador e você verá uma tela como essa:
Como as configurações estão como automático, provavelmente está apontando para um adaptador sem conexão. Agora, vou alterar o apontamento para o adaptador de rede da minha máquina física que realmente está conectado à Internet:
Após as alterações realizadas, é só reiniciar a VM que ela estará com acesso a rede e à internet!
Configuração de IP em uma VM no modo de conexão Bridge:
Configuração de IP em uma VM no modo de conexão NAT:
É isso, pessoal!
Espero que tenham gostado do post e até a próxima!
Se Você quer usar também o VMware Player (que é grátis), mas não sabe como ou está com dificuldades de instalar, acesse o post Criando uma máquina virtual com o VMware Player
UPDATE 22/03/2016:
vmnetcfg Para VMware Player 12.1.0
Muito obrigado Dirceu. Valeu pela informação.
Parabens em 2019 resolveu meu problema com esta dica top.
Obrigado, Hemerson! Espero que tenha gostado dessa dica
Sobre a REDE em MODO NAT que só funciona em uma VM de cada vez é mentira!
Print: (https://imagizer.imageshack.com/img921/891/BXBurG.png)
Olá Mark47,
Tudo bem?
Primeiramente, obrigado pela sua visita aqui no meu blog, que é focado para BANCO DE DADOS e eventualmente, algum outro conhecimento que eu ache útil compartilhar.
Não sei se você reparou, mas eu utilizo o VMWare Player durante todo o meu post, e você está utilizando o Oracle VirtualBox para querer provar seu argumento. Isso seria tão certo quanto falar que carro manual não precisa trocar de marcha e utilizar um carro automático para provar sua teoria.. kkkkkkkk
O segundo ponto é que você disse que eu estava mentindo ao falar que o VMware Player não suportava duas conexões no modo NAT. Nesse caso, peço que você reveja a sua forma de falar, porque podem ocorrer equívocos e informações erradas quando você tem um blog com mais de 370 artigos publicados, ainda mais quando não é sua especialidade e você quer criar um artigo pra ajudar as pessoas. Esse seu comentário foi totalmente desnecessário, até porque, o foco do artigo nem era voltado para o modo NAT e sim, o Bridge.
Como você não deve ter blog e nem experiêncoa em compartilhar conhecimento com outras pessoa, talvez você não saiba que essas coisas podem acontecer (o que eu ainda acho que realmente o software do artigo tenha essa limitação) e por isso, tem essa atitude tão agressiva com quem quer apenas ajudar.
Um grande abraço e até mais.
Oi Andre Andrade, não faço sei que já faz algum tempo que você postou sua dúvida no canal, e hoje eu acessei este tutorial e foi tudo que eu precisava cara, deu tudo certo, no meu caso o servidor é web, fiz para a minha agência para que o pessoa trabalhassem em server local e toda customização é feita neste servidor.
Então, no meu caso e edito o arquivo hosts do windos c:\\windows\system32\drivers\etc\hosts
Veja exemplo – apenas comoe exemplo
192.168.2.134 siteteste.com.br
Quanto faço o arquivo host resolve o nome (siteteste.com.br) para o IP 192.168.2.134, se eu digitar nome navegador siteteste.com.br eu acesso a página em questão, mas neste caso o meu servidor é web, e já tem configurações no server também.
abraço.
Boa Noite
Segue todos os passos acima é deu tudo certo , porém quando vou acessar na minha máquina fisica o serviço FTP pelo browser não dá certo , porém eu consigo pingar o IP da minha máquina virtual na minha máquina fisica. O serviço está tudo ok na VM acesso ela é tudo pelo browser dela.
Observação : a VM está em modo bridge e com o firewall desativado
Mais ainda não consigo acessar na minha máquina fisica !
Obrigado!
Porém o firewall do Avast está bloqueando o acesso, só funciona com ele desabilitado!
Tem alguma dica para isso?
Aqui funcionou certinho ?
Boa tarde Dirceu
Eu estou com uma dúvida/problema, preciso criar um laboratório em plataforma windows onde preciso de um DNS server, nesse mesmo DNS um AD e em outro servidor vou criar uma ac microfosot, como faço para criar o DNS em vmplayer com IP estático? e não DHcp? obrigaado
Eu não consegui alterar a configuração para bridged, apresenta esse erro: cannot change netword to bridged:there are no un dridged host netword adapters
Raynã, dá uma olhada nesse link aqui: https://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2005168
Se não resolver, me fala que eu tento te ajudar.
Opa, eu tentei aqui e aparece o seguinte erro “Nao foi possivel localizar o ponto de entrada do procedimeento Unicode_Free na biblioteca de vínculo dinamico c:[pasta em que o vm está]. Ja executei com adm e tals e nada. Sabe o que pode ser?
Muito Obrigado! VWP 12 🙂
Parabens pelo post!
Estou com um problema numa simulaçao utilizando o GNS3 com duas maquinas virtuais criadas no Vmware.
A primeira está configurada como NAT (vmnet8) e com ela consigo ter conexao e mandar pacotes.
A outra está configurada como Host-Only(Vmnet1) e nao consigo ter conexao com ela.
O que posso fazer pra ter conexao nas duas maquinas?
Obrigado
Parabéns pelo post!
Estou com um problema na utilização de duas VMs pelo VMware com o GNS3.
Em uma delas(vmnet8) é utilizada o NAT e na simulacao consigo ter conexão e enviar pacotes. Já na outra(vmnet1) é utilizado o host-only e nessa máquina virtual não tem conexao.
Você tem alguma solução pra esse caso ?
Obrigado
Desse jeito eu não consegui pois não sabia como chamar esse executável de dentro do meu vmware 10, mas achei isto https://www.youtube.com/watch?v=CWqZg25YUTY e resolvi todos meus problemas pois indo no menu Edit, encontrei o virtual network editor que é este mesmo programinha ai que já vem no meu VMware! Além disto esse vídeo ensina a instalar um protocolo bridge na conexão do host que eu não estava conseguindo instalar até procurar no próprio diretório do vmware e deu tudo certo!
Alexandro,
Boa noite!
Provavelmente você usa o VMware Workstation, que é a versão paga do VMware e já vem com o Virtual Network Editor. Nesse post eu expliquei como utilizar esse aplicativo no VMware Player, que é grátis para uso não-comercial e não possui o Virtual Network Editor.
Esse executável você não executa dentro da VM e sim na máquina física mesmo (host), pois ele é que configura qual o adaptador de rede físico que a VM irá acessar para se conectar à rede.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Boa noite eu baixei arquivo que vc falou..extraio da pasta tento instalar mas apresenta o seguinte erro…..
“O programa nao pode ser iniciado porque esta faltando
sigc-2.0.dll no seu computador. Tente reinstala-lo para resolver esse problema.” que arquivo e esse?
Larissa,
Boa noite!
Esse problema está acontecendo, pois você não extraiu o arquivo para o diretório onde seu VMware foi instalado 😉
Me ajudou bastante! Obrigado
fala ai amigo estou tentando abrir um servidor ‘ na maquia virtual no vbox ‘ e nao estar dando pra colocar o modo bridge ..
Muito informativo! 🙂 Adorei o Blog
Boa tarde,
Sucesso aqui, já estava quase desistindo.
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Até mais.
Obrigado pela visita!