Como configurar a rede da sua VM no modo Bridge no VMware Player

Olá pessoal!
Boa tarde!

Estava usando a minha VM para criar o meu post anterior (Como consultar informações de um CEP no SQL Server) e tive alguns problemas para acessar a internet.

O Problema

Sempre usei minhas VM’s com o modo de conexão NAT (Network Address Translation), que é o mais simples e fácil de todos de configurar, funciona bem e nunca tive dificuldade nenhuma com isso. O modo NAT permite que a sua máquina virtual se conecte à rede interna utilizando o IP da sua máquina física. Por este motivo que você não consegue ter mais de uma VM conectada à internet utilizando a conexão NAT.

nat_1_t

Como eu já estava com outra VM rodando antes de abrir essa, eu não estava conseguindo mais utilizar a rede e não queria ter que fechar a outra VM.

A Solução

A solução para esse problema é simples: Utilizar o modo Bridge do VMware Player, que permite uma conexão direta da sua VM com a internet, utilizando a sua placa de rede física e atribuindo um endereço de rede local exclusivo para a VM. Caso sua rede interna tenha o serviço de DHCP, ele mesmo se responsabilizará por fornecer um endereço de IP válido para a sua VM.

VMware Bridge

Com isso, a sua VM passa a ficar disponível para a sua rede como se fosse uma máquina física e você ainda tem a vantagem de conseguir acessar serviços que estão nessa VM como um banco de dados, por exemplo, através da máquina física ou outras máquinas da rede.

vmware bridged

Complicações para a nossa solução

Após identificar o problema e já definir a solução, vamos implantá-la. Uma tarefa que parece simples, mas se provou o contrário.

Na minha máquina física, eu tenho vários adaptadores de rede:
– Conexão Local TAP-9 (VPN)
– Wi-Fi (Onde eu estou conectado à Internet)
– Ethernet (Conexão via Cabo de Rede – Desconectado)
– Adaptadores do VMWare

Adaptadores VMware

Repare que o VMware Player criou 2 adaptadores de rede para que ele se conecte:
– VMware Network Adapter VMnet1 para a conexão no modo Host-Only
– VMware Network Adapter VMnet8 para a conexão no modo NAT

A interface utilizada pelo modo Bridge é a VMNet0, que não é física e sim virtual, onde ela é um apontamento para um adaptador físico de rede. O problema é que em ambientes com vários adaptadores, essa conexão virtual VMnet0 pode acabar apontando para um adaptador de rede que não possui conexão com a Internet e com isso, você não conseguirá utilizar sua VM no modo Bridge.

Pra dificultar um pouco mais nosso problema, a instalação do VMware Player NÃO VEM com o utilitário de configuração de rede virtual (Virtual Network Editor – vmnetcfg.exe).

Resolvendo as complicações e utilizando a VM em modo Bridge

O primeiro passo que devemos fazer, é copiar o utilitário de configuração de rede virtual para o diretório de instalação do VMware Player. Faça o download do arquivo vmnetcfg para VMware Player 7 e extraia na pasta de instalação do seu VMware Player.

Agora abra o arquivo extraído (vmnetcfg.exe) com privilégios de Administrador e você verá uma tela como essa:
VMware Player Virtual Network Editor1

Como as configurações estão como automático, provavelmente está apontando para um adaptador sem conexão. Agora, vou alterar o apontamento para o adaptador de rede da minha máquina física que realmente está conectado à Internet:

VMware Player Virtual Network Editor

Após as alterações realizadas, é só reiniciar a VM que ela estará com acesso a rede e à internet!

VM Internet

Configuração de IP em uma VM no modo de conexão Bridge:
VMware Player rede interna

Configuração de IP em uma VM no modo de conexão NAT:
VMware Player rede interna NAT

É isso, pessoal!
Espero que tenham gostado do post e até a próxima!

Se Você quer usar também o VMware Player (que é grátis), mas não sabe como ou está com dificuldades de instalar, acesse o post Criando uma máquina virtual com o VMware Player

UPDATE 22/03/2016:
vmnetcfg Para VMware Player 12.1.0

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

15 comentários em “Como configurar a rede da sua VM no modo Bridge no VMware Player

  1. Boa tarde Dirceu

    Eu estou com uma dúvida/problema, preciso criar um laboratório em plataforma windows onde preciso de um DNS server, nesse mesmo DNS um AD e em outro servidor vou criar uma ac microfosot, como faço para criar o DNS em vmplayer com IP estático? e não DHcp? obrigaado

  2. Eu não consegui alterar a configuração para bridged, apresenta esse erro: cannot change netword to bridged:there are no un dridged host netword adapters

  3. Parabens pelo post!
    Estou com um problema numa simulaçao utilizando o GNS3 com duas maquinas virtuais criadas no Vmware.
    A primeira está configurada como NAT (vmnet8) e com ela consigo ter conexao e mandar pacotes.
    A outra está configurada como Host-Only(Vmnet1) e nao consigo ter conexao com ela.
    O que posso fazer pra ter conexao nas duas maquinas?
    Obrigado

  4. Parabéns pelo post!
    Estou com um problema na utilização de duas VMs pelo VMware com o GNS3.
    Em uma delas(vmnet8) é utilizada o NAT e na simulacao consigo ter conexão e enviar pacotes. Já na outra(vmnet1) é utilizado o host-only e nessa máquina virtual não tem conexao.
    Você tem alguma solução pra esse caso ?
    Obrigado

  5. Desse jeito eu não consegui pois não sabia como chamar esse executável de dentro do meu vmware 10, mas achei isto https://www.youtube.com/watch?v=CWqZg25YUTY e resolvi todos meus problemas pois indo no menu Edit, encontrei o virtual network editor que é este mesmo programinha ai que já vem no meu VMware! Além disto esse vídeo ensina a instalar um protocolo bridge na conexão do host que eu não estava conseguindo instalar até procurar no próprio diretório do vmware e deu tudo certo!

    1. Alexandro,
      Boa noite!

      Provavelmente você usa o VMware Workstation, que é a versão paga do VMware e já vem com o Virtual Network Editor. Nesse post eu expliquei como utilizar esse aplicativo no VMware Player, que é grátis para uso não-comercial e não possui o Virtual Network Editor.

      Esse executável você não executa dentro da VM e sim na máquina física mesmo (host), pois ele é que configura qual o adaptador de rede físico que a VM irá acessar para se conectar à rede.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

  6. Boa noite eu baixei arquivo que vc falou..extraio da pasta tento instalar mas apresenta o seguinte erro…..
    “O programa nao pode ser iniciado porque esta faltando
    sigc-2.0.dll no seu computador. Tente reinstala-lo para resolver esse problema.” que arquivo e esse?

Deixe uma resposta