Validando CPF, CNPJ, E-mail, Telefone e CEP no SQL Server

Visualizações: 9.557
Tempo de Leitura: 2 minutos

Olá pessoal,
Tudo bem ?

Hoje estarei apresentando algumas funções que vão ajudá-los a melhorar validações em suas rotinas, como por exemplo, validar de um CPF da sua base é válido ou não.

Validação de CEP
Essa é uma validação simples, que apenas verifica se a quantidade de caracteres está correta e se todos a string informada possui 8 caracteres numéricos. Para uma validação mais forte, sugiro que seja adquirido uma base junto aos Correios e a função de validação deverá realizar uma consulta nessa base para confirmar os dados e a veracidade do CEP.

Validação de e-mail
Essa função faz uma validação de endereços utilizando uma máscara de validação de e-mails. Strings como “[email protected]” ou “teste” não serão validadas.

Validação de CPF
Essa função irá validar a quantidade de dígitos do CPF (precisa ter 11), validar se o CPF informado não está na lista de CPF’s repetidos, mas que “passam” pelas validações padrão e faz o cálculo e validação do CPF informado para identificar se é válido ou não.

Validação de CNPJ
Essa função irá validar a quantidade de dígitos do CNPJ (precisa ter 14) e realizar o cálculo e validação do CNPJ informado para identificar se é válido ou não.

Validação de CPF e CNPJ
Essa função tem por objetivo, realizar a validação de CPF e CNPJ, utilizando as funções acima dependendo da quantidade de caracteres do Nº de documento informado.

Validação de Telefone
Essa função irá verificar a quantidade de dígitos do telefone e se o número informado não é formado apenas por números repetidos.

Função extra
Vocês devem ter notado que a função para validar telefone possui uma dependência, que é a fncRecupera_Numeros. Essa função tem por finalidade, retornar apenas caracteres numéricos (0 a 9) e uma string, removendo strings, acentos, caracteres especiais, etc.

Se quiser baixar direto o arquivo com todos os scripts apresentados, clique no link
SQL Server – Funções de Validação

É isso aí.
Até a próxima.