Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server Reporting Services (SSRS) travou e não inicia (timeout): The requested failed or the service did not respond in a timely fashion

Visualizações: 1.643 views
Tempo de Leitura: 2 minutos

Fala pessoal!!
Nesse post bem rápido, gostaria de compartilhar com vocês um caso que ocorreu comigo durante o meu dia a dia no trabalho. Os usuários estavam relatando que o SQL Server Reporting Services (SSRS) estava travado, não permitindo conexões.. Fiz um teste de acesso rapidamente e identifiquei que a tela do portal ficava carregando e depois dava erro de timeout.

A primeira ideia que eu tive, foi verificar o serviço do Reporting Services pelo SQL Server Configuration Manager. Logo de cara, vi que os serviços estavam parados e fui tentar iniciar o serviço, mas me deparei com a seguinte mensagem de erro:

Analisei no event viewer do servidor para tentar achar alguma pista do problema e vi essa mensagem de erro:

The Report Server PowerBI extension failed to read its configuration settings from the RSReportServer.config configuration file. The extension is not available to users.

Pesquisei um pouco sobre o problema e não encontrei nada que ajudasse muito. Então resolvi analisar os processos que estavam abertos e vi que o processo “ReportingServicesService.exe” estava rodando, mesmo com o serviço parado.

Então fechei o processo para tentar iniciar o serviço novamente.

Após fechar o processo, tentei iniciar novamente o serviço do SQL Server Reporting Services (SSRS) e ele voltou a funcionar normalmente

É isso aí, pessoal!
Post rápido só para compartilhar um problema que eu tive e que pode te ajudar em outro dia 🙂