Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Analysis Services – Como mover os cubos e databases para outro disco ou diretório

Visualizações: 421 views
Tempo de Leitura: 4 minutos

Fala pessoal!
Tudo bem com vocês?

Neste post, vou mostrar a vocês como mover/migrar os cubos do Analysis Services para outra unidade ou diretório. Isso é muito utilizado quando você precisa mover os diretórios “DataDir”, “BackupDir” ou “LogDir” para outro local ou outra unidade, necessidade bem comum do dia a dia e que já tive que fazer algumas vezes em clientes aqui na Power Tuning, geralmente em casos aonde o disco onde são armazenados os cubos (DataDir), que por padrão, é o disco C:, acaba ficando cheio.

Para mover os cubos do Analysis Services para outra unidade ou diretório, abra o SQL Server Management Studio (ssms.exe).

Na tela do Object Explorer, clique em “Connect” e depois em “Analysis Services”

Conecte na instância do Analysis Services que você quer mover os dados.

IMPORTANTE: Lembre-se que um servidor pode ter mais de uma instância do Analysis Services, então você pode conectar usando apenas o nome do servidor ou o formato “nome_do_servidor\nome_da_instancia”. Isso é configurado durante a instalação do SQL Server/Analysis Services.

Na tela do Object Explorer, clique sobre a instância do Analysis Services, aperte o botão direito do mouse e selecione a opção “Properties”

Nesta tela de propriedades, que acabou de aparecer para você, execute as seguintes ações:

  • No menu esquerdo, clique na aba “General”
  • Marque a opção “Show Advanced (All) Properties” na parte de baixo dessa tela
  • Memorize o caminho atual onde estão os arquivos de dados do Analysis Services (DataDir) ou copie para um bloco de notas para não esquecer.
    O caminho padrão é “C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSAS<Versao>.<InstanceID>\OLAP\Data\”
    Exemplo: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSAS16.SQL2022\OLAP\Data
  • Na propriedade “DataDir”, altere o caminho atual pelo novo caminho onde você quer mover os arquivos (não mova os arquivos ainda)
  • Você agora precisa alterar o valor da propriedade “AllowedBrowsingFolders”.
    Ela é formada pelos valores das propriedades “BackupDir”, “LogDir” e “DataDir”, nessa ordem, concatenadas usando “|” como separador.
    Você pode adicionar o novo caminho ao final, incluindo o separador “|” e o novo caminho dos arquivos ou substituir o valor anterior pelo valor novo, prestando atenção não alterar o caminho errado.

NOTA: A propriedade “AllowedBrowsingFolders” é utilizada para especificar quais pastas você pode navegar quando está salvando arquivos, abrindo arquivos e navegando por arquivos nas telas de Sincronização, Backup e Restore do Analysis Services.

O usuário do serviço do SSAS deve ter permissão de leitura e escrita em todos os diretórios listados nos valores dessa propriedade.

Observação: Esse passo não é obrigatório, até porque, se você automatiza toda a manutenção do seu Analysis Services por linha de comando, essa alteração nem precisa ser feita, pois não irá afetar em nada o seu uso.

Após alterar os valores dos campos “DataDir” e “AllowedBrowsingFolders”, clique no botão “OK” para confirmar as alterações.

Abra o “SQL Server Configuration Manager”

IMPORTANTE: Caso você não esteja encontrando o aplicativo “SQL Server Configuration Manager”, leia o artigo SQL Server Configuration Manager sumiu? Saiba como recuperar o atalho.

Clique no menu “SQL Server Services”, no canto esquerdo, selecione o serviço do SQL Server Analysis Services que está rodando a instância que você irá mover os cubos, clique com botão direito e selecione a opção “Stop”, para parar o serviço.

Agora que o serviço está parado, mova os arquivos do diretório antigo para o novo diretório.

Após mover os arquivos, inicie novamente o serviço do Analysis Services.

Agora volte nas propriedades do Analysis Services para confirmar que o valor da propriedade “DataDir” está apontando para o caminho novo e verifique se os cubos estão funcionando corretamente.

Migração dos cubos para o novo disco ou diretório concluída com sucesso.

Espero que tenham gostado dessa dica e até a próxima!