SQL Server – Como renomear o servidor / instância no banco de dados quando o nome da máquina é alterado no SO

SQL Server – Como renomear o servidor / instância no banco de dados quando o nome da máquina é alterado no SO
Avalie esse post

Olá pessoal,
Bom dia!

Neste post, vou demonstrar como renomear o servidor / instância no banco de dados quando o nome da máquina é alterado no sistema operacional, o que é relativamente comum de acontecer no dia a dia.

Quando isso acontece, o nome da máquina no sistema operacional fica diferente do nome da máquina no banco de dados, e você pode perceber isso quando utiliza funções como o @@SERVERNAME, por exemplo.

Uma forma de sempre recuperar a informação atualizada, é utilizando a função SERVERPROPERTY(‘Servername’), que recupera as informações diretamente do sistema operacional. Quando ela traz um resultado diferente da @@SERVERNAME, isso significa que o nome registrado no SQL Server está diferente do nome real da máquina.

Para corrigir esse tipo de problema, basta executar os comandos abaixo:

Após realizar essas alterações, reinicie o serviço do SQL Server e a função @@SERVERNAME irá retornar o nome do servidor correto.

Para maiores informações, consulte a documentação oficial da Microsoft através deste link.

Um abraço e até o próximo post.

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta