Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como listar as maiores tabelas e índices do banco de dados e mostrar o tamanho de cada

Visualizações: 20.700 views
Tempo de Leitura: 4 minutos

Olá pessoal!
Nesse post bem rápido, gostaria de compartilhar com vocês um script simples, mostrando como listar as maiores tabelas e índices do banco de dados e retornar o tamanho de cada tabela e cada índice, podendo também, listar os objetos de todos os databases da sua instância SQL Server.

Eu já havia criado alguns artigos relacionados à tamanho dos datafiles e tamanho dos discos, mas não tinha um artigo específico para tamanho das tabelas de índices, então pensei ser hora de criar algo assim.

Também já tinha compartilhado esse mesmo script no artigo SQL Server – Consultas úteis do dia a dia do DBA que você sempre tem que ficar procurando na Internet, mas a indexação não funciona tão bem para achar esse script aqui.

Para listar as maiores tabelas do banco de dados e retornar o tamanho de cada tabela, basta executar o script abaixo no banco desejado:

Resultado:

Caso você queira listar as maiores tabelas, considerando todos os bancos de dados da sua instância, utilize o script abaixo:

Resultado:

Outra necessidade muito comum também, é encontrar os maiores índices do banco para analisar se eles ainda são úteis ou se estão ocupando muito espaço desnecessariamente.

Para isso, basta utilizar o script abaixo para retornar a lista dos maiores índices do banco de dados:

Resultado:

E se quiser realizar a mesma consulta, em todos os bancos da sua instância, utilize esse script aqui:

Resultado:

E é isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado dessa dica, um grande abraço e até a próxima!