SQL Server – Como identificar e monitorar os discos, espaço em disco total, livre e utilizado

SQL Server – Como identificar e monitorar os discos, espaço em disco total, livre e utilizado
5 (100%) 1 voto

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês ?

Neste post vou demonstrar um recurso bem interessante e comum no dia a dia de um DBA, que é o monitoramento de espaço em disco no servidor. Como DBA, você deve sempre ter controle sobre o espaço em disco do servidor, de forma que você não deixe que esse espaço atinja níveis críticos e você tenha que tentar resolver de última hora, com o banco de dados correndo risco de parar por falta de espaço em disco.

Esse post é um complemento do meu post SQL Server – Como identificar e monitorar o espaço em disco total, livre e utilizado pelos datafiles dos databases, onde demonstrei como identificar, analisar e monitorar o espaço em disco dos datafiles dos databases.

Informações do disco utilizando DMV’s

Neste primeiro exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando a view sys.master_files e a DMV dm_os_volume_stats (A view dm_os_volume_stats foi disponibilizada a partir do SQL Server 2008 R2 SP1).

Resultado:

Informações do disco utilizando xp_fixeddrives

Já neste exemplo, vou demonstrar como retornar o espaço em disco livre nas unidades utilizando a simples procedure xp_fixeddrives.

Resultado:

Informações do disco utilizando OLE Automation

Neste terceiro exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando Scripting.FileSystemObject e o método GetDrive, além da procedure xp_fixeddrives.

Resultado:

Informações do disco utilizando xp_cmdshell e WMIC

Neste exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando o binário do WMIC (Windows Management Instrumentation Command-line) e a Stored Procedure xp_cmdshell.

Resultado:

Informações do disco utilizando CLR

Neste último exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando o CLR.

Resultado:

Monitoramento o espaço livre em disco

Pessoal, agora que demonstrei diversas formas de verificar o espaço em disco no seu servidor (existem várias outras na internet), vou mostrar como monitorar o espaço em disco no servidor e enviar alertas por e-mail. Neste exemplo, vou utilizar a solução do primeiro exemplo, por ser simples e prática de implementar, mas você pode criar esse monitoramento com qualquer uma das soluções apresentadas acima.

Para auxiliar na geração dos códigos HTML, vou utilizar a stpExporta_Tabela_HTML_Output, mas também poderia utilizar a fncExporta_Query_HTML, disponíveis em:

Para realizar o envio do e-mail, vou utilizar a Stored Procedure msdb.dbo.sp_send_dbmail, do DatabaseMail do SQL Server. Caso você ainda não tenha configurado ou não sabia como fazê-lo, saiba mais acessando o post SQL Server – Como ativar e configurar o Database mail para enviar e monitorar e-mails pelo banco de dados (sp_send_dbmail).

Código-fonte do monitoramento:

Exemplo de uso:

Resultado:

É isso aí, pessoal!
Até a próxima.
Abraço.

SQL Server – como identificar query identify view monitorar monitor os discos, espaço em disco total, livre e utilizado disk space used available linha de comando command line transact sql query tsql

SQL Server – como identificar query identify view monitorar monitor os discos, espaço em disco total, livre e utilizado disk space used available linha de comando command line transact sql query tsql

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

2 Comments

Deixe uma resposta