SQL Server – Como criar um sorteio de amigo oculto utilizando Transact-SQL

Avalie esse post

Olá pessoal,
Bom dia!
Tudo bem com vocês ?

Neste post, vou demonstrar um script para realizar sorteios diversos, como amigo oculto, que é tão comum entre os brasileiros no final de ano. Esse script foi criado pelo analista de BI, especialista em T-SQL, Lucas Arrigoni.

O script possui algumas verificações, como validar se a quantidade de participantes permite um sorteio aleatório e ele garante que a pessoa não tire ela mesma ou que dois participantes tirem a mesma pessoa.

Para a utilização desse script, basta editar a lista dos participantes, preenchendo o nome e o e-mail de cada um, e executar o script. Desta forma, a rotina vai gerar a listagem do sorteio e enviar um e-mail para cada participante, contendo o nome do seu amigo secreto.

Código-fonte:

Exemplo do resultado de um sorteio:

Atualmente, a rotina envia e-mails para cada participante do sorteio, contendo o nome do seu amigo secreto. Caso você não saiba como configurar ou habilitar o Database Mail XP, para realizar o envio de e-mails no SQL Server, veja o meu post Como Habilitar, Enviar e Monitorar e-mails pelo SQL Server (sp_send_dbmail).

Exemplo de e-mail enviado:
Participante1: Seu amigo secreto é: Participante2

Se você preferir enviar as mensagens por torpedo, ao invés do e-mail, veja como enviar torpedos pelo SQL Server acessando o post Como utilizar a API do Pushbullet para enviar torpedos SMS no C#, PHP, Java ou pelo SQL Server (com CLR).

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado desse post e até mais.

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta