SQL Server – Como exportar e importar arquivos com dados tabulares (Ex: CSV) utilizando o CLR (C#)

SQL Server – Como exportar e importar arquivos com dados tabulares (Ex: CSV) utilizando o CLR (C#)
5 (100%) 1 voto

Olá, pessoal.
Espero que esteja tudo bem com vocês.

Neste post, gostaria de demonstrar um recurso bem interessante e utilizado no dia a dia de quem cria rotinas de integrações entre sistemas utilizando arquivos com dados tabulares, ou seja, arquivos de texto que utilizam um delimitador para separar as informações em “colunas”, como por exemplo, o tipo de arquivo CSV (Comma-Separated Values). Para lhes auxiliar nesta questão, vou simplificar esse processo, mostrando como exportar e importar arquivos tabulares, incluindo arquivos CSV.

Para fazer isso, vou utilizar o recurso do CLR, que permite criar códigos escritos na linguagem de programação C# e aproveitar de vários recursos do Microsoft .NET Framework dentro do SQL Server, ou seja, você cria códigos utilizando a linguagem de programação C#, no Visual Studio, como se estivesse criando uma aplicação, mas o resultado disso, são procedures e funções que são executadas por comandos Transact-SQL dentro do SQL Server.

Quer saber mais sobre esse poderoso recurso do SQL Server? Acesse o post Introdução ao SQL CLR (Common Language Runtime) no SQL Server.

Falando sobre esse post, eu já havia criado uma solução para importar arquivos CSV utilizando Transact-SQL e OLE Automation, no post Importando arquivos CSV para o banco de dados SQL Server e resolvi demonstrar essa solução utilizando uma outra tecnologia, mais prática e performática.

Pré-requisitos para utilizar as Procedures

Como pré-requisitos para utilizar as procedures abaixo, você precisará criar esse arquivo .cs, que contém as classes Servidor, ServidorAtual e Retorno.

Como exportar uma tabela ou query para arquivo CSV

Para facilitar a exportação dos dados do SQL Server para arquivos CSV, vou disponibilizar uma Stored Procedure (escrita em C#) para ser utilizada no CLR, que permite executar uma query e exportar o resultado para arquivos texto com dados tabulares. Você pode especificar o caractere delimitador e definir se o cabeçalho resultante da query será exportado também ou não.

Visualizar código-fonte

Exemplos de uso

Utilizando separador “;”, cabeçalho, codificação UTF-8 SEM BOM e quebra de linha Unix (LF)

Resultado:

Utilizando separador “|” e sem cabeçalho, codificação ISO-8859-1 e quebra de linha Windows (CR+LF)

Resultado:

Como importar um arquivo CSV para o banco de dados

Após demonstrar como exportar dados do banco de dados para arquivos, vou mostrar como fazer o caminho inverso. Utilizando a Stored Procedure stpImporta_CSV, é possível importar arquivos delimitados para o banco de dados, em forma de tabela.

Visualizar código-fonte

Exemplos de uso

Importando dados de arquivo para uma tabela, sem indicação de colunas, com separador “|”

Arquivo de exemplo:

Resultado:

Importando o arquivo, retornando um SELECT, pulando algumas linhas e com cabeçalho

Arquivo de exemplo:

Resultado:

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado dessa dica.

Um abraço!

sql server clr como how to import export save importar exportar arquivo arquivos csv pipe delimited files tabular data

sql server clr como how to import export save importar exportar arquivo arquivos csv pipe delimited files tabular data

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

2 Comments

Deixe uma resposta