Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server 2016 SP1 – CREATE OR ALTER em procedures, functions, triggers e views

Visualizações: 1.428 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal,
Boa tarde!

Neste post vou demonstrar um novo recurso do Transact-SQL disponível a partir do SQL Server 2016 SP1, que é o comando CREATE OR ALTER, que pode ser aplicado em procedures, functions, triggers e views.

Para quem trabalha ou já trabalhou com Oracle, sabe que isso é uma cópia do CREATE OR REPLACE, existente nesse SGBD há muitos e muitos anos e que desde o meu primeiro contato com o SQL Server (SQL 2005) eu sempre me perguntei porque a Microsoft não implementava isso, pois facilitava e muito o dia a dia dos DBA’s e desenvolvedores.

Até a criação desse recurso, para procedures, functions, triggers e views era possível utilizar 3 comandos:
– CREATE
– ALTER
– DROP

Se o objeto em questão não existisse na base e você executasse o comando de ALTER, o SQL retornava uma mensagem de erro:

Se o objeto em questão existisse na base e você executasse o comando CREATE, o SQL também retornava uma mensagem de erro:

Então como que o DBA/Desenvolvedor fazia para evitar que essas mensagens de erro ocorressem durante a atualização de objetos ?

Se existe, apaga e depois cria

Uma forma de se garantir que a execução não retorne erro é verificando se o objeto existe na base e caso exista, faz a exclusão da view/procedure/function/trigger. Nesta solução, eu vejo dois grandes problemas:

  • O código do DROP precisa ser explicitamente declarado com o tipo do objeto (DROP VIEW, DROP FUNCTION, DROP PROCEDURE ou DROP TRIGGER), fazendo com que o nosso código não seja tão genérico
  • Ao apagar o objeto e recriá-lo logo em seguida, as permissões desse objeto são perdidas e os usuários que tinham acesso a esse objeto não terão mais. Para que isso não aconteça, você terá que salvar as permissões de cada objeto antes de apagá-lo e criá-lo novamente, o que pode gerar um trabalho muito grande dependendo da quantidade de objetos a serem alterados na base, além do risco e da responsabilidade de voltar todas as permissões, de todos os objetos. Para salvar as permissões, você pode utilizar o script que disponibilizei no post Verificando as permissões de um usuário no SQL Server.

Exemplo de uso:

Se não existe, cria e depois altera

Uma outra forma de garantir a criação/alteração de objetos sem erro, é com a solução que vou apresentar abaixo, onde eu verifico se o objeto existe e caso não exista, cria um objeto “vazio” e após isso, executa o comando ALTER com o código-fonte correto.

Essa solução é melhor que a anterior, pois ela não tem o problema da perda de permissão dos objetos, mas tem o mesmo problema do código não ser generalista, pois você precisará definir o tipo do objeto na instrução de criação do objeto “vazio” (CREATE VIEW, CREATE PROCEDURE, etc..)

Exemplo de uso:

CREATE OR ALTER

Recurso disponibilizado a partir do SQL Server 2016 SP1, agora é possível utilizar a instrução CREATE OR ALTER ao criar Stored Procedures, Functions, Views e Triggers. Ao fazer isso, o próprio SQL Server irá verificar se o objeto existe e irá criá-lo, caso não exista com o código-fonte informado ou realizar uma alteração no código, caso o objeto já exista.

Exemplo de uso:

Resultado:
Command(s) completed successfully.

É isso aí, pessoal.
Espero que tenham gostado desse post e até a próxima.