Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Retrospectiva e Números de 2019

Visualizações: 326 views
Tempo de Leitura: 12 minutos

Fala galera!!
Último post de 2019 e não pode ser diferente: Retrospectiva. Esse ano foi um ano EXCELENTE do ponto de vista profissional e técnico, embora não tenha sido bom no âmbito pessoal. Então vou fazer um resumo de tudo o que aconteceu esse ano e vamos lá!

Analisando friamente apenas os números, posso dizer que 2019 foi um ano sensacional:

Números Gerais

Alunos nos meus treinamentos de Segurança: 143
Eventos que ajudei a organizar: 6
Pessoas nos eventos que ajudei a organizar: 2.470
Palestras realizadas: 15
Pessoas que assistiram minhas palestras: 960
Lives/Webcasts que participei: 12
Visualizações das Lives/Webcasts que participei: 11.122
Vídeos publicados: 10
Visualizações dos meus vídeos no Planilheiros: 28.714
Visualizações do blog: 503.416
TOTAL DE PESSOAS IMPACTADAS EM 2019: 275.412 (Palestras + Lives + Vídeos + Usuários do Blog)

Números do Blog

Artigos publicados: 62
Total de palavras: 80.833
Média de palavras por post: 1.304
Visualizações do blog: 503.416 (50% a mais que 2018)
Usuários: 234.616 (30% a mais que 2018)

Números do blog em 2019

Janeiro

Janeiro é um mês muito top! Mês que as pessoas estão de férias.. curtindo a praia.. E também é o mês do aniversário da minha digníssima.. Mas mesmo com muitos compromissos nesse mês, ainda deu pra escrever alguns artigos e participar de lives 🙂

Em janeiro, escrevi os seguintes artigos:

E também participei de duas lives:

Fevereiro

Fevereiro.. calor e mês do Carnaval! Ainda assim, sobrou tempo para criar conteúdo de qualidade para a comunidade técnica 🙂

Em fevereiro, escrevi os seguintes artigos:

E também participei de duas lives:

Março

Em março de 2019, tive o prazer de ter alguns artigos publicados no iMasters, um dos mais antigos e maiores portais de desenvolvimento do Brasil. É realmente uma grande honra e satisfação fazer parte desse portal, que só reúne profissionais referências em suas respectivas áreas.

Também neste mês, participei da organização do 11º Meetup do grupo local do PASS “SQL Server ES”, onde ministrei a palestra “Segurança no SQL Server – Você está deixando a chave embaixo do tapete?”, que foi uma prévia do foi mostrado no evento MVPConf Latin America 2019 e o palestrante Tiago Neves apresentou a palestra “Iniciando um trabalho de tuning”, que foi uma prévia do que ele apresentou no evento SQL Saturday #819 Brasília

Também foi neste mês que inauguramos a plataforma online de treinamentos do #TeamFabricioLima, assunto que fiquei “martelando” na cabeça do Fabrício até decidir em colocar esse projeto pra funcionar. O primeiro curso disponível foi do mestre do Tuning Fabiano Amorim, o maior nome do Tuning no Brasil e um dos maiores do MUNDO.

Em março, escrevi o artigo Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP ou LGPD) aplicada a bancos de dados SQL Server e participei de duas lives:

Abril

Outro mês que eu gosto muito é Abril. Mês do aniversário de uma das pessoas que mais amo na vida, que é a minha filha Letícia. Em termos de contribuição, foi um mês bem fraco pra mim, onde minhas duas únicas contribuições foram palestrando no Global Azure Bootcamp 2019 – Vitória e no MVPConf, o maior evento de especialistas Microsoft do mundo.

Neste mês, lancei meu primeiro treinamento na plataforma online do #TeamFabricioLima, que é o Segurança no SQL Server – Módulo 1, e tive mais de 120 alunos só nesse módulo 1.

Maio

Mês do meu aniversário, Maio foi um mês excelente. Viajei para Belo Horizonte e Fortaleza para palestras.. Escrevi artigos, postei vídeos.. Vou explicar com mais detalhes logo abaixo.

No dia 11/05, tive a honra de participar da organização do 12º Encontro do SQL Server ES, onde tivemos palestras voltadas ao Power BI com o MVP Ruy Lacerda e a MCSE Thais Mafra.

Participei de uma live para o canal DevelopersBR, onde pude explicar detalhadamente, vários aspectos da área de segurança do SQL Server.

Palestrei no SQL Saturday #844 – Belo Horizonte, com o tema “Segurança no SQL Server: Você está deixando a chave embaixo do tapete?”, onde demonstrei os vários riscos e brechas de segurança que podemos ter no dia a dia e nem percebemos, com alguns exemplos práticos disso.

No dia 17 de Maio, participei de uma Live no Canal Planilheiros, o maior canal de Power BI do mundo, onde oficializamos a minha entrada no time do Planilheiros, juntamente com o Rafael Mendonça. A partir deste momento, passamos a fazer parte do canal e a postar vídeos também.

Em Maio, escrevi os seguintes artigos:

E postei os seguintes vídeos no Youtube do Planilheiros:

Junho

Junho foi o mês das palestras e viagens. Logo no começo do mês, fui a Fortaleza palestrar no GPDI Data and Tech 2019, organizado pelo Rafael Mendonça, e no final do mês, fui a Brasília palestrar no Power BI Roadshow 2019, organizado pelo Ruy Lacerda e Fernando Garcia (Planilheiros).

E um fato bem marcante pra mim, foi o fato do Brent Ozar, uma das maiores referências em SQL Server do mundo, ter compartilhado o meu post sobre o Checklist de Segurança e enviado junto com o Newsletter do site dele para todos os seus seguidores.

No dia 16 de junho, participei da live “Mesa Redonda #26: Segurança de ponta a ponta – Dev, Infra e BD”, no canal “Coding Night”

Em Junho, escrevi os seguintes artigos:

E postei os seguintes vídeos no Youtube do Planilheiros:

Julho

Em julho, tive novamente o prazer de organizar o 13º Meetup do PASS Local Group, “SQL Server ES”, onde tivemos como palestrante, o mito Rodrigo Ribeiro, especialista em SQL Server, Sistemas Operacionais, Troubleshooting, etc..

Um outro fato bem marcante nesse mês pra mim, foi a participação no Podcast do Mito Fabiano Amorim, o “DELETE SEM WHERE”, onde tive a honra de ser o primeiro convidado dessa iniciativa do Fabiano:

Também participei de Live “Quinta com Açaí e Dados”, para o canal SQL Norte. Nesta live, pude compartilhar quais as melhores ferramentas que podem auxiliar o DBA no seu dia-a-dia e consegui testar ferramentas pouco usuais ou conhecidas que podem facilitar e otimizar a produtividade de um DBA em seu ambiente de trabalho.

Em julho também, tive o meu título de MVP renovado por mais um ano e é uma satisfação e honra muito grande fazer parte deste seleto time de grandes profissionais, influenciadores, criadores de conteúdo e palestrantes:

Em Julho, escrevi os seguintes artigos:

Agosto

No mundo inteiro, Agosto já virou sinônimo de SQL Saturday Vitória (kkkkkk) e com esse excelente evento (o maior evento de dados da história do Espírito Santo), o mês de Agosto foi muito especial. MUITO trabalho na organização do evento, muita coisa pra preparar, organizar e no final, deu tudo certo!

No dia 02 de agosto, entrei para o programa MCT (Microsoft Certified Trainer)

No dia 16 de agosto cheguei a incrível marca de 1.000.000 (1 milhão) de visualizações no blog!

E no dia 24 de Agosto, participei da organização do SQL Saturday #900 – Vitória/ES, que teve 823 pessoas inscritas e, no dia do evento, mais de 300 pessoas presentes!

Em Agosto, escrevi os seguintes artigos:

E postei os seguintes vídeos no Youtube do Planilheiros:

Setembro

Setembro, pra mim, foi um dos piores meses em âmbito pessoal, dos últimos anos.. Meu cãozinho Brucy, que já estava com a gente há quase 14 anos (quase o mesmo tempo de relacionamento que eu tenho com a Paty) ficou doente e, infelizmente, faleceu.. Foi um mês bem triste aqui em casa por conta disso e até hoje, a ficha ainda não caiu.. 🙁

No dia 18 de setembro, fui ao Rio de Janeiro palestrar sobre o Power BI Report Server no 3º congresso Petrobras de produtividade com Power BI à convite do Ruy Lacerda e do Fernando Garcia, do canal Planilheiros.

No dia 28 de setembro, fui à São Paulo para palestrar no SQL Saturday #906 – São Paulo com o tema “Segurança no SQL Server – Você está deixando a chave sob o tapete?”, onde pude falar sobre a parte de LGPD, segurança, privacidade de dados e demonstrar ataques de injeção de SQL, acessos indevidos por elevação de privilégios, representar ataques e várias falhas comuns de segurança que vemos diariamente e como o DBA pode se proteger contra esses ataques.

No dia 30 de Setembro, participei da live “Programando com SQL Server – Integrações com arquivos, XML, JSON, APIs e Excel”, para o Canal dotNET.

Outubro

O mês de outubro foi um mês atípico.. Foi o primeiro mês, desde 2014, que não fiz NENHUM post no blog. Entretanto, a produção de conteúdo não pode parar.. rs

No dia 03 de outubro, publiquei o vídeo “Relatórios do Power BI na TV, em Tela Cheia e Alternando Abas” no canal dos Planilheiros, onde demonstrei os navegadores suportados oficialmente pelo Power BI e te dar dicas para conseguir mostrar os relatórios do Power BI numa TV sem ter dor de cabeça ou gastar dinheiro à toa.

No dia 11 de outubro, participei da Live “Mesa Redonda #31: Performance no acesso a dados em .NET e no Azure”, do canal Coding Night:

No dia 13 de Outurbro, publiquei o vídeo “Como criar visuais personalizados (Custom Visuals) no Power BI com D3.js” no canal do Planilheiros:

No dia 20 de Outubro, publiquei o vídeo “Power BI – Filtrando as colunas de um conjunto de dados (colunas dinâmicas)” no canal Planilheiros:

Novembro

Novembro é o mês em que comemorei 15 anos de relacionamento com a Paty e por isso, não deu pra fazer tanta coisa.. rs

No dia 18 de novembro, fui a São Paulo participar do “Power Platform World Tour – SP”, onde tive a oportunidade de realizar 3 palestras nesse, que é o maior evento de Power Platform do mundo. Os temas das minhas palestras foram:

  • Power BI Report Server – A solução definitiva de BI e visualização de dados para sua empresa
  • Monitorando seu ambiente SQL Server com o Power BI
  • Power BI: DirectQuery, Live Connection e Import

Em Novembro, escrevi os seguintes artigos:

Dezembro

Último mês do ano, mês em que as pessoas costumam desacelerar, né? Bom, comigo foi o contrário.. Dezembro eu consegui produzir bastante conteúdo para compartilhar com vocês!

No dia 07 de dezembro, fui a Belém do Pará, para palestrar no “Data Tech Day 4”, organizado pelo Wiluey Sousa e demais membros do SQL Norte. Foi um evento épico e muito bem organizado, onde tive o prazer de ministrar 2 palestras:

  • Programando com SQL Server
  • Power BI + Analysis Services – Analisando grandes volumes de dados

Nos dias 12 e 13 de dezembro, estava em São Paulo, para participar do Microsoft Ignite – The Tour, um evento oficial Microsoft sobre novas tecnologias e ferramentas que estão chegando no mercado, onde pude fazer muito networking

No dia 13, após o Ignite, os MVP’s de todo o Brasil foram convidados para um Happy Hour na sede da XP Investimentos. Foi bem legal rever os amigos e conversar também sobre negócios, comunidade, dicas técnicas e também, sobre a vida além da TI e do trabalho.. rs

No dia 14 de dezembro, os MVP’s foram novamente convidados a irem à sede da Microsoft participar de um evento focado em comunidades, inovação e tecnologia. Assistimos palestras incríveis com o líder da área de inovação da XP Investimentos e também da Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, dentro outras palestras organizadas por outros MVP’s.

No dia 19 de dezembro, participei da Organização do “14º Meetup do PASS Local Group SQL Server ES”, onde também palestrantei sobre “Power BI + Analysis Services – Analisando grandes volumes de dados”, junto ao meu amigo e colega de equipe, Leandro Lima.

Em Dezembro, escrevi os seguintes artigos:

É isso aí, pessoal!
Desejo um feliz ano novo pra vocês, e que 2020 seja um ano incrível em todos os aspectos!

Até ano que vem!