Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Como foi o Power Platform World Tour São Paulo (18 e 19 de novembro de 2019)

Visualizações: 120 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Fala pessoal!
Para quem me acompanha nas redes sociais sabe que na semana passada eu participei do evento Power Platform World Tour São Paulo, um dos maiores eventos de Power BI do mundo (além de Power Automate e Power Apps). Foi realmente uma honra poder ter participado de um evento tão bem organizado pelo MVP Pablo Peralta e demais membros da equipe, que reuniram diversos palestrantes referência do Brasil.

O evento foi realizado no Renaissance São Paulo Hotel, um hotel bem luxuoso e que apresentou uma estrutura profissional em todos os aspectos, tanto na acústica e equipamentos das salas das palestras, quanto nos profissionais envolvidos durante todo o evento.

Eu estava escalado para realizar duas palestras nesse evento:

  • Power BI Report Server – A solução definitiva de BI e visualização de dados para sua empresa
  • Monitorando seu ambiente SQL Server com o Power BI

Power BI Report Server – A solução definitiva de BI e visualização de dados para sua empresa

A primeira palestra seria realizada no primeiro dia do evento, às 11h. Quem me conhece bem, sabe que eu não gosto de repetir palestra e sempre procuro criar palestras totalmente novas em cada evento, mesmo que seja do mesmo tema. Pois bem, terminei de montar os slides e as demonstrações por volta das 2h da manhã e fui dormir para acordar às 04:30 me preparar para pegar o vôo das 6h.. rs.. Deu tudo certo na apresentação, acredito que as pessoas que assistiram gostaram da apresentação e saíram da palestra com a clara ideia do que é o Power BI Report Server, cenários ideais para seu uso e cenários em que o Power BI online é mais indicado.

Galeria de fotos da apresentação

Slides da palestra:

Monitoramento seu ambiente com SQL Server e Power BI

Durante o almoço do primeiro dia, fiquei sabendo que um palestrante não poderia comparecer na terça-feira e me ofereceram a oportunidade de fazer mais uma palestra, a minha terceira do evento. E eu aceitei.. rs.. Não tinha nem começado a fazer a minha segunda palestra que iria apresentar na terça-feira e agora ainda teria que preparar mais outra palestra de um dia para o outro.. Que doideira eu tinha acabado de fazer.. kkkkkkkkkk

Terminei de assistir às palestras que mais me chamaram a atenção, participei do Happy Hour que fizemos lá no próprio evento e parti rumo ao hotel para concluir a minha missão de preparar DUAS palestras totalmente novas e que eu nunca havia palestrado ainda.

A primeira palestra foi a “Monitoramento seu ambiente com SQL Server e Power BI”, onde utilizei os scripts para criação de 40 alertas do Fabrício Lima para capturar e armazenar informações essenciais para manter um ambiente SQL Server funcionando e se antecipar a possíveis problemas. Com esses dados armazenados, era só conectar o Power BI nessa base criada para analisar e visualizar os alertas e indicadores que estavam sendo monitorados.

Sinceramente, julgo que a apresentação foi bem legal, mas talvez não para um público de negócio. Para um SQL Saturday teria sido algo mais alinhado ao perfil dos participantes e vi alguns pontos de melhoria que vou corrigir para apresentar mais uma vez em algum SQL Saturday de 2020.. rs.. Infelizmente não consegui nenhuma foto dessa apresentação, mesmo que eu tenha tirado umas 15 fotos de cada uma das 6 palestras que assisti nesse dia e enviado aos palestrantes.. ¬¬

Slides da palestra:

Power BI: DirectQuery, Live Connection e Import

E para terminar a minha participação nesse evento, entreguei a palestra “Power BI: DirectQuery, Live Connection e Import”, onde pude demonstrar os diferentes tipos de modos de armazenamento de dados do Power BI, comparação entre Import, DirectQuery e Import e fiz uma demonstração prática do carregamento e processamento de dados em uma fato de 25 milhões de linhas entre esses 3 modos de armazenamento.

Galeria de fotos da apresentação:

Slides da palestra:

Conforme eu já havia comentado, foi realmente um prazer participar desse evento e espero voltar novamente ano que vem. Espero que isso sirva para fomentar e aquecer os grupos locais de Power BI e que mais eventos como esse sejam organizados no Brasil. Se você ainda não participa das comunidades técnicas, se movimente, se informe e comece a partipar HOJE MESMO!

Um grande abraço e até o próximo artigo.