Como registrar e criar grupos de servidores no SQL Server Managment Studio (E definir a cor de cada servidor)

Hoje venho trazer um post bem rápido, mas que é um recurso bem legal do SQL Server Managment Studio que um DBA da empresa que eu trabalho (Tiago Neves) me mostrou, e que permite alterar a cor da barra de status de acordo com o servidor que estamos nos conectando.

Pode parecer algo bobo, mas que no dia a dia de um DBA faz toda a diferença, principalmente se você for um profissional que se conecta em vários servidores SQL Server, sejam eles de Desenvolvimento, Testes, Homologação ou PRODUÇÃO, além de facilitar o gerenciamento e organização dos servidores e suas respectivas finalidades.

Se no seu ambiente, existem dezenas ou centenas de servidores, com certeza isso irá te facilitar muito a vida, pois não precisará mais ficar decorando nome de servidor ou criando arquivo txt para guardar os nomes.

Criando grupos e registrando servidores

Abra a tela de servidores registrados, conforme imagem abaixo
Registrar Servidor - Parte 1
Crie os grupos de servidores para organizar o seu ambiente (Ex: Desenvolvimento, Produção, etc) clicando com o botão direito e selecionando a opção “New Server Group…”

Depois de criar os grupos, adicione o seus servidores nos grupos correspondentes clicando com o botão direito no Grupo criado e selecionando a opção “New Server Registration”. É nesta tela, que vamos definir a cor de cada servidor
Registrar Servidor - Parte 2

Registrar Servidor - Parte 3

Utilizando os agrupamentos e servidores registrados

Depois de criar os grupos e associar os servidores, a sua tela deverá ficar parecida com essa
Registrar Servidor - Parte 4

Ao clicar duas vezes em um servidor, será aberta a tela do “Object Explorer” com os objetos desse servidor (Pode ser aberto com o botão direito > Object Explorer também).

Registrar Servidor - Parte 7

Ao clicar com botão direito nesses servidores e depois na opção “New Query”, a barra de status ficará com a cor definida por você. Muito útil para chamar sua atenção que está executando sua query em uma instância de Produção, por exemplo.
Registrar Servidor - Parte 5
Registrar Servidor - Parte 6

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta