Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Quando você deve utilizar ORDER BY na consulta e quando não deve utilizar de jeito nenhum!

Visualizações: 2.294 views
Tempo de Leitura: 5 minutos

Fala pessoal!
Nesse artigo eu vou demonstrar para vocês quando se deve utilizar ORDER BY e quando não devemos utilizar de jeito nenhum, porque não produz efeito nenhum na prática e apenas deixa nossa consulta mais demorada e consumindo mais recursos.

O intuito principal desse artigo é quebrar o mito de que os dados são ordenados fisicamente na tabela quando você faz o INSERT… FROM SELECT e ORDER BY, fazendo com que muitos programadores insistam em utilizar ORDER BY em operações de INSERT, um cenário que eu encontro bastante nos clientes de consultoria e é bem mais comum do que eu gostaria.

Para começar, vou fazer um teste muito simples com isso, criando uma nova tabela e inserindo os dados na tabela a partir de uma consulta na sys.objects:

E quando analisamos os resultados, vemos que mesmo utilizando ORDER BY no INSERT, os registros não estão sendo ordenados:

Bom, o mito foi desmistificado. Caiu por terra essa teoria que vale a pena ordenar os dados no INSERT para que não precise utilizar ORDER BY no SELECT. Ou seja, nesse tipo de cenário, você NUNCA deve utilizar o ORDER BY para inserir dados numa tabela, a não ser que tenha alguma cláusula de TOP no SELECT.

Agora vou explicar por quê isso acontece. Conforme já havia explicado no meu artigo Entendendo o funcionamento dos índices no SQL Server, quem é responsável por ordenar esses registros é o índice, uma vez que índices geralmente utilizam algoritmos como o QuickSort, que exigem que os dados estejam ordenados para obter o máximo de performance em operações de Seek.

Para demonstrar como o índice ordena os dados, vou criar um índice clustered e outro nonclustered na tabela e depois consultar os dados:

Resultado da consulta:

Viram como os dados ficaram ordenados? Bem legal, né 🙂

Então podemos confiar que os índices vão manter os dados da minha tabela sempre ordenados e não preciso mais utilizar ORDER BY nem nas consultas ? NÃO!! Os índices estão sujeitos à fragmentação dos dados a medida que os mesmos são sendo inseridos/apagados/atualizados, perdendo a ordenação nas páginas dos índices.

No exemplo do índice que criei acima, especifiquei o FILLFACTOR do índice como 100%, ou seja, o índice vai ordenar todos os dados durante a criação e vai armazená-los de forma ordenada, tentando ocupar todas as páginas do índice (cada página contém 8 KB, entre dados e cabeçalhos), sem deixar nenhum espaço vago para eventuais novos dados que sejam inseridos/atualizados na tabela. Ou seja, como o SQL Server não tem espaço livre no índice, se eu inserir um registro novo nessa tabela, esse registro não será inserido na ordem e sim, no final da última página (ou será criada uma nova página para ele, caso todas já estejam cheias).

Após a criação do meu índice, onde ele ordenou os registros, a fragmentação dos meus índices deve ser bem próxima de zero:

Resultado:

E agora vamos forçar uma fragmentação dos dados utilizando o comando T-SQL abaixo:

Analisando o nível de fragmentação do índice:

Será que meus dados continuaram ordenados com esse nível de fragmentação ?

Vixi.. Agora bagunçou tudo.. Para corrigir esse problema de fragmentação causado pelo script que utilizei acima, podemos utilizar as operações de REORGANIZE (Recomendação: 5 a 30% de fragmentação) e REBUILD (Recomendação: Acima de 30% de fragmentação) para reordenar os dados no índice:

Ou também pode ser feito o REBUILD/REORGANIZE em índices individuais:

Com isso, a nossa fragmentação diminuiu:

E os dados estão ordenados novamente. Mas será que podemos confiar apenas na ordenação dos índices para retornar dados ordenados? A resposta é: NÃO! A ÚNICA forma confiável de retornar dados de forma ordenada é através do ORDER BY.

Mas aí vem a pergunta chave: Você precisa mesmo ordenar esses dados no banco ? Em muitos cenários (para não dizer a maioria), a resposta é NÃO. Os dados podem ser perfeitamente consultados no banco sem ordenação, retornados para a aplicação e ordenados lá, na interface do usuário. O problema dessa abordagem é que “dá mais trabalho” pro Desenvolvedor, e por isso, dificilmente vemos esse cenário acontecer no dia a dia, o que é uma pena, pois é o cenário ideal, pois não muda nada para o usuário final e o banco não fica sobrecarregado com várias operações de ordenação em consultas “pesadas”.

Existem cenários em que o ORDER BY na consulta do banco é justificável ? Sim, com certeza! Especialmente em cenários onde existe o operador TOP para retornar os TOP N maiores/menores registros de acordo com algum critério de ordenação. Nesse caso, o ORDER BY é indicado, pois é melhor ordenar uma tabela de 10 milhões de registros no banco e retornar os 10 maiores, do que retornar todos os 10 milhões de registros e filtrar/ordenar isso na aplicação.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado desse artigo e tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas sobre índices, fragmentação, fillfactor (depois vou criar um post mais detalhado sobre isso) e quando o ORDER BY deve ser utilizado e quando NUNCA deve ser utilizado.

Se você é Desenvolvedor, peço encarecidamente que você passe a considerar remover os ORDER BY das consultas e comece a ordenar esses registros na camada de aplicação ao invés do banco. O DBA e o banco de dados agradecem 🙂

Você gosta de estudar sobre Performance Tuning? Então não perca tempo e comece a ler meus artigos da Série Performance Tuning e espero que você termine essas leituras tendo uma outra visão do seu banco de dados.

Um grande abraço para vocês e até o próximo post!