Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SSRS – Reporting Services na sua empresa sem pagar NADA ? Conheça o SQL Server Express with Advanced Services

Visualizações: 3.190 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Fala pessoal!

Neste artigo, eu gostaria de comentar sobre uma informação muito interessante que o Vithor Silva compartilhou em um grupo do Whatsapp em que participo (ele me cedeu os “direitos” desse post.. kkkkkkk) e que muitas pessoas (das quais me incluo) não tem/tinha conhecimento que é o uso do SQL Server Reporting Services em ambientes corporativos de forma gratuita, utilizando o SQL Server Express com a extensão Advanced Services.

Conforme eu já havia comentado no post SQL Server Express e Developer – Até onde podemos usar as versões gratuitas do SQL Server?, a versão Express é composta por um banco de dados SQL Server, o mais rápido, robusto e seguro SGBD do mercado e que você pode ter em sua empresa SEM PAGAR NADA (com algumas limitações, que descrevo com mais detalhes no artigo). Em muitos cenários, mesmo com limitações, ele é perfeitamente compatível com as demandas de micro e pequenas empresas, que podem contar com um banco de dados profissional e líder de mercado, a um custo zero.

Falando em Reporting Services, caso você não conheça, o Reporting Services é uma ferramenta profissional de criação de relatórios, KPI’s e dashboards da Microsoft, que faz parte do pacote do SQL Server desde a versão 2008, e permite a disponibilização das informações de forma fácil, prática e rápida, permitindo que profissionais desenvolvam relatórios utilizando apenas conhecimentos de SQL, utilizando o SQL Server Report Builder, eliminando assim, a necessidade de ter que programar em C#, Java, VB ou outra linguagem para disponibilizar relatórios, o que tornaria essa tarefa muito mais árdua, demorada e dependente da equipe de Desenvolvimento.

Os gráficos e relatórios ficam disponibilizados em um portal Web (ou no Sharepoint) na intranet da sua empresa (pode ser publicado pra internet também, permitindo o acesso externo) e visualizados pelos usuários através de um navegador de Internet.

Exemplos de Relatórios do SQL Server Reporting Services

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como já comentei no post SQL Server Express e Developer – Até onde podemos usar as versões gratuitas do SQL Server?, a versão Developer é gratuita desde o SQL Server 2014 e possui todas as funcionalidades da versão Enterprise (salve algumas exceções), embora não possa ser utilizada em empresas, apenas em ambientes de estudos, testes e desenvolvimento (desde que não contenham dados reais de produção).

Enquanto isso, a versão Express, que também é grátis, pode ser utilizada em ambientes de produção, mas possui uma série de limitações técnicas, como a ausência do Reporting Services, por exemplo. Entretanto, essa limitação específica pode ser contornada baixando a edição Express with Advanced Services, disponível desde a versão 2008 do SQL Server e que inclui alguns recursos e funcionalidades na versão Express, como o Data Tools e o Reporting Services.

Link alternativo para baixar o SQL Server Express with Advanced Services

O que o SQL Server Express Advanced Services tem a mais que a versão Express ?

Para identificar as diferenças entre a versão Express e a versão Express with Advanced Services, vou utilizar a documentação oficial da Microsoft, onde é possível identificar as seguintes diferenças:

Diferenças a nível de banco de dados e ferramentas

Diferenças específicas do Reporting Services

Ou seja, com algumas limitações, você pode sim, utilizar o Reporting Services na sua empresa gratuitamente e começar a criar e disponibilizar gráficos, dashboards e relatórios para os colaboradores. Embora tenham algumas limitações e recursos que você não poderá utilizar nessa versão grátis, para micros e pequenas empresas, que não podem ou não querem investir em uma licença do SQL Server Stantard/Enterprise inicialmente, essa pode ser uma solução para modernizar os relatórios da sua empresa à um custo ZERO.

Bom pessoal, espero que tenham gostado dessa dica do nosso amigo Vithor Silva, que acabou de assistir ao nascimento do primeiro filho e como ele anda sem tempo, me “cedeu os direitos de imagem” desse post.. kkkkkkk

Um grande abraço e até a próxima!