MySQL – Como converter hora armazenada como inteiro para uma coluna do tipo time

Visualizações: 3.277
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal,
Boa noite!

Nesse post de hoje vou demonstrar como converter hora armazenada como inteiro para uma coluna do tipo time. Tive a ideia de fazer esse post quando um colega DBA me contou que ele está administrando um sistema que utiliza o banco MySQL e tem uma tabela onde o programador resolver armazenar hora em um campo inteiro, de forma que 09:30 seja armazenado com 930 e 21:20 seja armazenado como 2120, por exemplo.

Infelizmente, isso não era novidade pra mim e isso me motivou a escrever esse post, pois pode ajudar a outras pessoas, seja o DBA a conseguir trabalhar com esses dados ou seja o Desenvolvedor, para que ele utilize campo datetime ou time para armazenar esse tipo de informação.

Simulando a base de testes

Para que vocês possam simular esse problema em casa, resolvi disponibilizar esse script simples:

Resultado:
MySQL Convert Time Int

Convertendo hora armazenada como uma coluna INT para TIME

Depois de fazer essa introdução e postar o script de testes, vou demonstrar agora como realizar essa conversão de inteiro para time.

Utilizando o CONVERT
Uma forma rápida de se fazer isso é utilizando a função CONVERT do MySQL para converter o número para TIME. Se tentarmos realizar a conversão diretamente, o MySQL vai transformar os dados, mas ele vai entender que os dados estão representados na forma mm:ss, conforme print abaixo:
MySQL Convert Time Int 2

Para que ele entenda que o nosso formato de hora é HH:mm:ss, vou multiplicar o número por 100, de forma que o “minuto” passe a ser hora, o “segundo” passe a ser minuto e os segundos serão zerados.
MySQL Convert Time Int 3

Caso você armazene os segundos também no campo inteiro, não precisa multiplicar por 100:
MySQL Convert Time Int 5

Convertendo para segundos e depois utilizando a função SEC_TO_TIME()
Uma outra forma de se fazer isso é:

  • Separar manualmente o valor do campo de hora (LEFT(hora_int, CHAR_LENGTH(hora_int) – 2)
  • Uma vez obtido o valor da hora, multiplica-se a hora obtida por 3600 (60 x 60), para calcular a quantidade de segundos que compõem a hora
  • Separar manualmente o valor do campo de minuto (RIGHT(hora_int, 2))
  • Uma vez obtido o valor do minuto, multiplica-se o minuto obtido por 60, para calcular a quantidade de segundos que compõem os minutos
  • Soma-se a quantidade de segundos da hora com a quantidade de segundos dos minutos, para calcular a quantidade de segundos total
  • Uma vez convertido para segundos, podemos utilizar a função SEC_TO_TIME() do MySQL para obter a hora correspondente da quantidade de segundos calculada

MySQL Convert Time Int 4

E agora podemos conferir a solução resumida:

Resultado Final:
MySQL Convert Time Int solved

Utilizei a instrução SELECT para exibir o resultado final, mas vocês podem utilizar com UPDATE tranquilamente, convertendo de INT para TIME. Nesse caso, recomendo criar uma nova coluna do tipo TIME, realizar o UPDATE, e caso esteja tudo certo, apagar a coluna INT.

Espero que tenham gostado do post!
Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.