Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Como instalar e configurar o Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) 2016 no Windows Server 2016

Visualizações: 3.923 views
Tempo de Leitura: 7 minutos

OlĂ¡ pessoal,
Bom dia.

Neste post, vou demonstrar como configurar o Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) 2016 no Windows Server 2016. Como vocĂªs sabem, o Reporting Services Ă© instalado junto com o SQL Server, e no momento da instalaĂ§Ă£o do SQL Server, caso vocĂª instale o Reporting Services tambĂ©m, vocĂª pode definir se vai configurarĂ¡-lo neste momento ou vai configurĂ¡-lo futuramente.

Caso vocĂª nĂ£o saiba como instalar o SQL Server 2016 no Windows Server 2016, veja antes o meu post Como instalar e configurar o Microsoft SQL Server 2016 no Windows Server 2016.

Caso vocĂª tenha optado por configurar o SSRS futuramente, vocĂª deverĂ¡ abrir o “Reporting Services Configuration Manager” (Geralmente localizado em “C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\130\Tools\Binn\RSConfigTool.exe”).

Definindo a instalaĂ§Ă£o que serĂ¡ configurada

Nesta etapa, vocĂª deverĂ¡ digitar o nome do servidor onde o SSRS estĂ¡ instalado e o nome da instĂ¢ncia onde foi criado o banco de dados da ferramenta (ReportServer) que serĂ¡ configurado.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-1

Gerenciamento do serviço e informações da instalaĂ§Ă£o

Nesta tela Ă© possĂ­vel visualizar algumas informações da instalaĂ§Ă£o do SSRS, como o nome da instĂ¢ncia, versĂ£o, ediĂ§Ă£o, verificar se o serviço estĂ¡ em execuĂ§Ă£o e tambĂ©m controlar o status do serviço, podendo iniciĂ¡-lo ou parĂ¡-lo.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-2

Conta do sistema operacional (Service Account)

Aqui vocĂª pode configurar qual a conta do sistema operacional que o Reporting Services irĂ¡ utilizar para executar. VocĂª pode utilizar uma das contas padrĂ£o de sistema, que a ferramenta disponibiliza, ou utilizar um usuĂ¡rio do seu AD (Active Directory).

Nas telas de configuraĂ§Ă£o, vocĂª deve clicar no botĂ£o “Apply” em cada tela onde vocĂª alterou alguma configuraĂ§Ă£o antes de clicar em pĂ¡gina de configuraĂ§Ă£o.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-3

Configurando a URL de Serviço (Web Service URL)

Nesta tela, Ă© possĂ­vel definir a URL de acesso do Webservice do Reporting Services, onde os desenvolvedores poderĂ£o utilizar para criar integrações e aplicativos que terĂ£o integraĂ§Ă£o com a ferramenta ou para utilizar em ferramentas como o SSRS Report Builder ou o Mobile Report Publisher.

Como eu alterei o nome padrĂ£o da URL, cliquei no botĂ£o “Apply”.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-4_2

Configurando o banco de dados (Database)

Nesta sessĂ£o, pode-se definir o banco de dados que serĂ¡ utilizado pelo Reporting Services para guardar os objetos, usuĂ¡rios e permissões (tudo fica gravado no banco). VocĂª pode utilizar o database padrĂ£o ou definir um novo nome para o database.

É possĂ­vel tambĂ©m, definir como serĂ¡ feita a conexĂ£o com o banco de dados pela ferramenta. A configuraĂ§Ă£o padrĂ£o, Ă© utilizar uma conta de serviço, cujo acesso jĂ¡ foi previamente concedido pela instalaĂ§Ă£o do SQL Server neste database, mas vocĂª pode utilizar um usuĂ¡rio do AD ou um usuĂ¡rio SQL Server da sua escolha.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-6

Nesta instalaĂ§Ă£o, vou alterar o database do Reporting Services e criar um novo database para demonstrar como fazer isso. Caso vocĂª queira utilizar o banco padrĂ£o do SSRS, nĂ£o precisa seguir os passos abaixo e jĂ¡ pode pular para o prĂ³ximo tĂ³pico.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-7

Nesta tela, vocĂª deve configurar um usuĂ¡rio com privilĂ©gios de CREATE DATABASE na instĂ¢ncia onde vocĂª irĂ¡ criar o novo database.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-8

Aqui vocĂª irĂ¡ definir o nome do novo database que serĂ¡ criado.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-9

É nesta tela que vocĂª poderĂ¡ escolher qual o usuĂ¡rio que irĂ¡ se conectar no banco para realizar as consultas do Reporting Services durante a utilizaĂ§Ă£o da ferramenta.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-10

É hora de revisar as configurações escolhidas.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-11

Banco de dados criado com sucesso.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-12

Configurando a URL de acesso (Web Portal URL)

Nesta tela, Ă© possĂ­vel definir a URL de acesso do Webservice do Reporting Services, onde os usuĂ¡rios irĂ£o digitar o endereço no navegador para visualizar os relatĂ³rios.

Aqui, vou alterar o nome padrĂ£o da URL para “relatorios” e clicar no botĂ£o “Apply”.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-13

Configurando a conta de E-mail (E-mail Settings)

Nesta sessĂ£o, podemos definir qual a conta SMTP que a ferramenta irĂ¡ utilizar para enviar os e-mails. Como estou na minha VM de testes, nĂ£o configurei um servidor SMTP (e nem Ă© o intuito desse post), mas vocĂª pode utilizar um endereço SMTP de um servidor de e-mail pĂºblico (Gmail, Yahoo, etc) ou o servidor SMTP da sua empresa.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-14

Configurando conta para acesso externo (Execution Account)

Essa conta deve ser utilizada nos casos onde vocĂª possui relatĂ³rios que nĂ£o utilizam autenticaĂ§Ă£o para se conectar no banco de dados. Neste caso, a conexĂ£o Ă© feita utilizando as credenciais configuradas nesta tela ou para acessar dados externos pela rede.

Esse usuĂ¡rio deve ter permissões de leitura, mas nada alĂ©m disso e deve ser um usuĂ¡rio do AD.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-15

Configurando a criptografia (Encryption Keys)

Nesta tela Ă© possĂ­vel realizar backup das chaves de criptografia, restaurar, alterar e apagar os dados criptografados. A primeira coisa a se fazer, Ă© realizar um backup das chaves de criptografia, para que seja possĂ­vel restaurĂ¡-la em caso de problemas ou em caso de migraĂ§Ă£o de servidores.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-16

Na tela de backup, basta definir onde a chave serĂ¡ gravada e a senha, que serĂ¡ usada como salt.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-17

Configurando compartilhamento de arquivos (Subscriptions Settings)

Nesta tela, podemos especificar uma conta para acessar compartilhamentos de arquivos. A conta de compartilhamento de arquivos permite que vocĂª use um Ăºnico conjunto de credenciais em vĂ¡rias assinaturas que enviam relatĂ³rios para um compartilhamento de arquivos. Quando for o momento de alterar as credenciais, vocĂª configura a alteraĂ§Ă£o da conta de compartilhamento de arquivos e nĂ£o precisa atualizar cada assinatura individual.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-18

Se essa opĂ§Ă£o for marcada, vocĂª poderĂ¡ fornecer uma conta a ser usada para acessar compartilhamentos de arquivos por meio do servidor de relatĂ³rio. Se vocĂª configurar a conta de compartilhamento de arquivos, todos os usuĂ¡rios poderĂ£o selecionar a conta para qualquer assinatura configurada para enviar relatĂ³rios para um compartilhamento de arquivos. Se essa opĂ§Ă£o nĂ£o for selecionada, a conta de compartilhamento de arquivos nĂ£o estarĂ¡ disponĂ­vel nas assinaturas.
Observe que vocĂª precisa verificar se a conta configurada como a conta de compartilhamento de arquivos tem permissões de leitura e gravaĂ§Ă£o para que os usuĂ¡rios de compartilhamentos de arquivos usem para o envio de compartilhamento de arquivos.

sql-server-reporting-services-2016-file-share-account

Configurando o escalonamento de servidores (Scale-out Deployment)

As configurações de scale-out sĂ£o usadas para aumentar a escalabilidade dos servidores de relatĂ³rio para manipular mais usuĂ¡rios simultĂ¢neos e cargas maiores de execuĂ§Ă£o de relatĂ³rio. Elas tambĂ©m podem ser usadas para dedicar servidores especĂ­ficos para processar relatĂ³rios interativos ou agendados. As implantações em expansĂ£o consistem de:
– Duas ou mais instĂ¢ncias do servidor de relatĂ³rio que compartilham um Ăºnico banco de dados do servidor de relatĂ³rio.
– Opcionalmente, um cluster NLB (balanceamento de carga de rede) para difundir carga de usuĂ¡rio interativo nas instĂ¢ncias do servidor de relatĂ³rio.

Basicamente, essa configuraĂ§Ă£o permite criar clusters de servidores do Reporting Services acessando um Ăºnico database, de modo que as informações sejam compartilhadas entre os servidores, mas cada servidor realize o processamento das informações em paralelo, aumentando a disponibilidade do serviço e garantindo que tenham mais recursos de memĂ³ria, CPU e Disco para realizar esse processamento, uma vez que sĂ£o servidores independentes.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-19

Ao implantar o Reporting Services em um cluster NLB, vocĂª precisa assegurar que o nome do servidor virtual NLB Ă© usado na configuraĂ§Ă£o das URLs de servidor de relatĂ³rio e que os servidores estĂ£o configurados para compartilhar o mesmo estado de exibiĂ§Ă£o.

O Reporting Services nĂ£o participa dos clusters do Microsoft Cluster Services. No entanto, Ă© possĂ­vel criar um banco de dados do servidor de relatĂ³rio em uma instĂ¢ncia do Mecanismo de Banco de Dados que faz parte de um cluster de failover.

Configurando integraĂ§Ă£o com o Power BI (Power BI Integration)

Nesta Ăºltima sessĂ£o da instalaĂ§Ă£o, vocĂª pode configurar a integraĂ§Ă£o entre o Reporting Services 2016 e o PowerBI, de modo que vocĂª consiga mostrar os relatĂ³rios disponĂ­veis na sua conta do PowerBI dentro do Reporting Services, em uma Ăºnica visĂ£o e centralizando os relatĂ³rios.

microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-20

Isso jĂ¡ Ă© um grande avanço, mas a Microsoft inovou ainda mais. Durante um Technical Preview de Outubro disponibilizado pela Microsoft, podemos ver que nas prĂ³ximas versões do PowerBI, terĂ¡ suporte nativo a exportar os relatĂ³rios diretamente para o Reporting Services, aumentando ainda mais a integraĂ§Ă£o entre essas duas ferramentas.

Acessando o Reporting Services

Agora que concluĂ­mos a instalaĂ§Ă£o, Ă© hora de ver se tudo estĂ¡ funcionando normalmente:

Acesso ao portal Web (onde os relatĂ³rios sĂ£o publicados)
microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-21

Acesso ao Webservice (Para criar integrações)
microsoft-sql-server-reporting-services-ssrs-2016-on-windows-server-2016-22

Como podemos ver, a instalaĂ§Ă£o foi concluĂ­da com sucesso.

Espero que tenham gostado desse post e até logo.