Como foi o 1º Meetup SQL Server na Microsoft – Slides e Material

Visualizações: 108
Tempo de Leitura: 2 minutos

Fala pessoal!
No dia 16/10, tive o prazer de palestrar no 1º Meetup de SQL Server, realizado na sede da Microsoft, em São Paulo, à convite do organizador do evento, Caio Amante.

Sem palavras para descrever a satisfação e felicidade em poder compartilhar um pouco sobre a minha visão do papel do dba nos tempos de hoje, conhecer pessoalmente várias pessoas que a já interagia há um tempo nas redes sociais e comunicadores e também em palestrar no mesmo evento que as lendas Fabiano Neves Amorim e Thiago Carlos de Alencar.

Na minha palestra, tive a oportunidade de comentar sobre a minha visão do DBA de alguns anos atrás, visto quase como inimigo dos desenvolvedores e equipe de BI, e o papel do DBA dos tempos atuais e do futuro, onde ele é um parceiro das áreas de desenvolvimento/bi, atuando na cultura DevOps, automatizando tarefas repetitivas e atuando mais em linha com as necessidades do negócio.

Demonstrei também, algumas ferramentas e recursos que possibilitam o DBA a entregar mais resultados com bem menos tempo e esforço, como ferramentas de monitoramento (Redgate SQL Monitor, ApexSQL Monitor e o SQL Performance Monitor), ferramentas de HealthCheck, como as sp_Blitz, do Brent Ozar e também ferramentas diversas, como o DBA Tools.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas, comentei e anexei alguns vídeos sobre elas no meu artigo SQL Server – Como identificar uma query lenta ou “pesada” no seu banco de dados.

Slides da minha palestra

Script do DBA Tools utilizado na demonstração:

Galeria de Fotos do Evento

Confiram a galeria de fotos do evento, que foi sensacional!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gostaria de agradecer imensamente a todos que se dispuseram a comparecer ao evento, pois sem vocês, esse evento não seria possível.
Um grande abraço e até a próxima!