Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Como aprender Azure Data Factory (ADF) sem pagar nada – DE GRAÇA!

Visualizações: 4.740 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Fala galera!!
Nesse post rápido de hoje, eu gostaria de compartilhar com vocês alguns materiais para aprender sobre o Azure Data Factory (ADF) sem pagar nada – DE GRAÇA! Se a sua desculpa para aprender a ferramenta de ETL/ELT mais promissora do mercado era o custo dos cursos/treinamentos, agora ela acabou!

Para quem não conhece, o Azure Data Factory é uma solução 100% cloud da Microsoft, cujo objetivo é promover uma evolução do SQL Server Integration Services (SSIS), entregando várias melhorias, uma interface totalmente renovada e repensada, rodando clusters Spark “por baixo dos panos”, com suporte à API’s, requisições HTTP e a maioria dos conectores atuais e mais modernos disponíveis, já com solução de alertas, monitoramento, integração nativa com GitHub e Azure DevOps e com todas as funcionalidades necessárias para criar um Data Warehouse robusto, moderno, performático e sem depender de client, servidor, vpn e nada.

Sendo assim, seguem algumas lives e vídeos para aprender Azure Data Factory sem gastar nada e sem sair de casa.

Happy Hour com Dados #13 – Ferramentas de ETL

Nesta live, apresentamos algumas das ferramentas de ETL mais utilizadas do mercado: Pentaho (PDI), Alteryx, SQL Server Integration Services (SSIS) e Azure Data Factory (ADF)

Power Week | Conhecendo a fundo o Azure Data Factory para projetos de BI

Nessa live, tentei ir além do básico do Azure Data Factory para te ajudar nos seus projetos de BI. O Azure Data Factory é uma ferramenta bem completa para a realização de processos de ETL no Azure.

Ela vem com muitos benefícios se comparado ao Microsoft Integration Services e tentei citar vários nessa live. Mas isso tem um custo para isso, e em alguns casos, o SSIS pode economizar um bom dinheiro do orçamento da empresa de vocês. Nessa questão de segurança, também deixei bem claro que o Azure Data Factory é MUITO melhor do que qualquer outra ferramenta de ETL do mercado nesse quisito.

Azure Data Factory: ETLs, pipelines de dados e integrações na nuvem

Que tal implementar processos de extração e transformação de dados (ETLs) na nuvem com um serviço que exige um mínimo de esforço, robusto e permitindo uma rápida integração com as principais tecnologias do mercado? Acompanhe esta apresentação ONLINE e GRATUITA para saber como o Azure Data Factory pode ser uma excelente resposta a este tipo de necessidade!

Azure Data Factory: ETLs, pipelines de dados e integrações na nuvem – Parte 2

Nesta parte 2 da live, mostramos uma visão geral do ADF, e também o Copy Data Tool, pipelines dinâmicos (Data-driven), consumo de API’s Rest (com Auth e API Key) e integração com Azure DevOps.

Happy Hour com Dados #9 – Da Aplicação ao Dashboard

Na nona live do “Happy Hour com Dados”, apresentamos um projeto de BI ponta a ponta: Criação do ETL com o Azure Data Factory e Azure Logic Apps, dados sendo gravados no SQL Server e MongoDB, uma API utilizando NodeJS será criada para disponibilizar esses dados, Criação de um modelo no Azure Analysis Services e leitura desses dados utilizando o Power BI. Esses dados ainda serão trazidos de volta para o SQL Server utilizando o SSIS!!

Comunidade Solidária Microsoft – Conectando sua empresa com Azure Analytics Platform

Palestras: Ferramentas Enterprise para ETL: A base de todo projeto de BI robusto (Dirceu Resende), Democratização de Dados Corporativos para projetos de BI (Vithor Silva) e Enriquecendo suas analises com servicos de IA e ML (Rafael Mendonça)

Playlist de Azure Data Factory (em Inglês)

Playlist super completa com mais de 85 vídeos sobre Azure Data Factory!!

DataOps e Relatórios no Azure DevOps

Live focada em mostrar a integração completa entre uma solução de BI com o Azure DevOps, utilizando Azure SQL Database, Azure Data Factory, Azure Analysis Services e Power BI.

E é isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado dessas dicas, um grande abraço e até a próxima!