Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Trigger para prevenir e impedir alterações em tabelas

Visualizações: 14.351 views
Esse post é a parte 11 de 21 da série Segurança e Auditoria
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal!

Uma necessidade corriqueira de DBA’s é evitar acessos e operações indevidas ou equivocadas, que até mesmo o próprio DBA pode acabar tendo um descuido e executar uma operação errada. A minha ideia nesse post, é demonstrar algumas soluções utilizando triggers.

Criação da tabela de testes

Evitar comandos DML na tabela (Tabela somente leitura)

Caso você não queira permitir operações de DML (INSERT, UPDATE e DELETE) na sua tabela, transformando-a assim, em uma tabela somente leitura (read-only table), basta criar a trigger abaixo:

Resultado:

Evitar DELETE ou UPDATE sem where

Um erro muito comum no dia a dia do DBA, é quando algum analista ou desenvolvedor envia um script de UPDATE ou DELETE para o DBA executar e eles esquecem de colocar a cláusula WHERE. Imaginem o estrago que isso pode gerar no banco de dados.. Uma forma de evitar isso, é utilizando plugins e add-ons, como Redgate SQL Prompt e ApexSQL Complete, que alertam o DBA quando isso vai ocorrer.

Uma outra forma (e mais confiável), é criar uma trigger para isso:

Resultado:

Permitir apenas 1 registro alterado por vez na tabela

Uma outra necessidade que pode ocorrer em algumas tabelas, é exigir que apenas 1 registro da tabela seja alterado por vez através de uma operação de DELETE/UPDATE:

Ao tentar atualizar mais de um registro, a trigger irá barrar a operação:

Apresentadas as soluções acima, espero ter tirado suas dúvidas sobre restrição de DML no SQL Server utilizando Triggers. Esse é um recurso bem antigo do SGBD, odiado por uns, amado por outros e que tem sim, sua utilidade quando bem aplicado e seu uso é justificado.

Espero que tenham gostado desse post e caso tenham dúvidas, deixem aqui nos comentários.
Um abraço e até o próximo post!