Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como realizar UPDATE e DELETE com TOP x registros

Visualizações: 14.266 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal,
Bom dia!

Hoje vou mostrar pra vocês como atualizar ou apagar um número fixo de registros de uma tabela, que pode ser utilizado para manipular os dados da tabela sem travá-la por muito tempo durante a execução das queries.

Geração de uma base simples

Vou demonstrar como criar a base de testes que iremos utilizar neste post

UPDATE TOP

Muita gente não sabe, mas a instrução UPDATE suporta o uso do TOP para delimitar a quantidade de registros a ser atualizada:

SQL Server - Update TOP 1

Embora bem simples, esse comando pode acabar enganando você. Isso acontece porque quando você utiliza um comando TOP sem utilizar o ORDER BY, o resultado não é determinístico. Toda vez que você for utilizar um TOP, você deve utilizar um ORDER BY para indicar para o banco como irá ordenar os resultados e depois filtrar utilizando o TOP. Mesmo que a tabela tenha índice clustered, isso não garante que os dados serão ordenados utilizando o índice clustered ou com o RowID no caso de tabelas HEAP.

Apesar o UPDATE suportar o TOP, ele não suporta o ORDER BY. Para resolver essa situação, podemos realizar esse mesmo update desta forma:

Ou pode ser feito ainda com CTE (Common Table Expressions), que é uma forma mais elegante e eficiente:

Resultado:
SQL Server - Update TOP 1 _2

Comparando o plano de execução:
SQL Server - Update TOP 1 Execution Plan

SQL Server - Update TOP 1 Execution Plan 2

Conforme indicado acima, a solução utilizando o CTE é mais elegante e performática, sendo executada em um tempo menor e consumindo menos disco e CPU

DELETE TOP

Assim como utilizamos no UPDATE, podemos utilizar o TOP no próprio DELETE, correndo o risco de apagar registros aleatórios e também podemos utilizar o ORDER BY tanto o JOIN no update quanto o CTE para filtrar e limitar os registros que serão removidos:

Exemplo:
SQL Server - Delete TOP 1_3

É isso aí, pessoal!
Um abraço e até o próximo post.