Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como melhorar a formatação da saída das consultas combinadas com SET STATISTICS IO e TIME

Visualizações: 1.046 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal!
Tudo tranquilo com vocês ?

Neste post, eu gostaria de apresentar a vocês uma ferramenta muito útil no dia a dia de quem trabalha com Performance Tuning e precisa, constantemente, ativar as opções STATISTICS TIME e/ou IO para visualizar algumas informações sobre essas consultas que podem auxiliar na atividade de otimização da consulta (Quer algumas dicas sobre Performance Tuning? Acesse este post).

Quem já utilizou esses parâmetros do comando SET, sabe que muitas vezes, a formatação da saída não é muito intuitiva, principalmente quando existem várias consultas no statement, utilizando diversas tabelas, dificultando um pouco o entendimento dessa informação.

Para nos ajudar nesse estudo de Performance Tuning, o Richie Rump desenvolveu uma aplicação Web onde você cola a saída (output) da aba Messages do SQL Server Management Studio (SSMS) e essa ferramenta converte as informações no formato de tabelas HTML, permitindo uma visualização clara, objetiva e limpa, e de quebra, nos permitindo ordenar as informações, como pela quantidade de logical reads, por exemplo.

Caso você queira conhecer e começar a utilizar o Statistics Parser, basta acessar o link http://statisticsparser.com/.

Exemplo de uso

Vou demonstrar um exemplo prático de como a ferramenta Statistics Parser facilita a análise dessa saída

Saída padrão do STATISTICS TIME e STATISTICS IO

Saída utilizando a ferramenta Statistics Parser

Outras alternativas

Caso você esteja buscando outras alternativas mais completas ao Statistics Parser, recomendo o SQLSentry Plan Explorer, uma ferramenta excelente e que pessoalmente gosto muito e utilizo sempre que preciso otimizar uma consulta (em breve farei um post só sobre ela)

Exemplo de uso

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado desse post, um abraço e até a próxima!