Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como identificar e monitorar os discos, espaço em disco total, livre e utilizado

Visualizações: 10.508 views
Tempo de Leitura: 8 minutos

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês ?

Neste post vou demonstrar um recurso bem interessante e comum no dia a dia de um DBA, que é o monitoramento de espaço em disco no servidor. Como DBA, você deve sempre ter controle sobre o espaço em disco do servidor, de forma que você não deixe que esse espaço atinja níveis críticos e você tenha que tentar resolver de última hora, com o banco de dados correndo risco de parar por falta de espaço em disco.

Esse post é um complemento do meu post SQL Server – Como identificar e monitorar o espaço em disco total, livre e utilizado pelos datafiles dos databases, onde demonstrei como identificar, analisar e monitorar o espaço em disco dos datafiles dos databases.

Informações do disco utilizando DMV’s

Neste primeiro exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando a view sys.master_files e a DMV dm_os_volume_stats (A view dm_os_volume_stats foi disponibilizada a partir do SQL Server 2008 R2 SP1).

Resultado:

Informações do disco utilizando xp_fixeddrives

Já neste exemplo, vou demonstrar como retornar o espaço em disco livre nas unidades utilizando a simples procedure xp_fixeddrives.

Resultado:

Informações do disco utilizando OLE Automation

Neste terceiro exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando Scripting.FileSystemObject e o método GetDrive, além da procedure xp_fixeddrives.

Resultado:

Informações do disco utilizando xp_cmdshell e WMIC

Neste exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando o binário do WMIC (Windows Management Instrumentation Command-line) e a Stored Procedure xp_cmdshell.

Resultado:

Informações do disco utilizando CLR

Neste último exemplo, vou demonstrar como identificar as informações de espaço em disco utilizando o CLR.

Resultado:

Monitoramento o espaço livre em disco

Pessoal, agora que demonstrei diversas formas de verificar o espaço em disco no seu servidor (existem várias outras na internet), vou mostrar como monitorar o espaço em disco no servidor e enviar alertas por e-mail. Neste exemplo, vou utilizar a solução do primeiro exemplo, por ser simples e prática de implementar, mas você pode criar esse monitoramento com qualquer uma das soluções apresentadas acima.

Para auxiliar na geração dos códigos HTML, vou utilizar a stpExporta_Tabela_HTML_Output, mas também poderia utilizar a fncExporta_Query_HTML, disponíveis em:

Para realizar o envio do e-mail, vou utilizar a Stored Procedure msdb.dbo.sp_send_dbmail, do DatabaseMail do SQL Server. Caso você ainda não tenha configurado ou não sabia como fazê-lo, saiba mais acessando o post SQL Server – Como ativar e configurar o Database mail para enviar e monitorar e-mails pelo banco de dados (sp_send_dbmail).

Código-fonte do monitoramento:

Exemplo de uso:

Resultado:

É isso aí, pessoal!
Até a próxima.
Abraço.

SQL Server – como identificar query identify view monitorar monitor os discos, espaço em disco total, livre e utilizado disk space used available linha de comando command line transact sql query tsql

SQL Server – como identificar query identify view monitorar monitor os discos, espaço em disco total, livre e utilizado disk space used available linha de comando command line transact sql query tsql