Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como fazer uma integração do banco de dados com o Telegram e enviar mensagens utilizando o CLR (C#)

Visualizações: 9.169 views
Tempo de Leitura: 8 minutos

Olá pessoal,
Bom dia!

Neste post vou demonstrar como fazer uma integração do banco de dados com o Telegram e enviar mensagens utilizando CLR (C#), que é o principal concorrente do Whatsapp. Anteriormente, já demonstrei como fazer essa mesma integração nos posts:

Caso você não conheça ou não saiba utilizar o CLR no SQL Server, descubra como acessando o post Introdução ao SQL CLR (Common Language Runtime) no SQL Server.

O que é o Telegram?

Para quem não conhece, o Telegram é um dos comunicadores mais famosos e utilizados em todo o mundo, principal concorrente do Whatsapp e tem a proposta de permitir uma comunicação rápida, segura e fácil entre pessoas de qualquer parte do mundo.

Você pode criar grupos públicos, onde qualquer pessoa pode entrar e interagir ou grupos privados, onde somente quem está no grupo pode visualizar as mensagens. O Telegram possui uma versão em português, uma API aberta que permite realizar a integração com suas aplicações e o envio de mensagens automatizadas. O seu visual é muito parecido com o Whatsapp e ele é mais seguro, mais rápido e possui mais recursos que o seu principal concorrente e líder de mercado, mas possui uma quantidade de usuários ainda bem menor, principalmente no Brasil.

Onde e como posso usar o Telegram na minha empresa?

Esse recurso é especialmente útil para criar equipes na sua empresa e gerar alertas e monitoramentos por equipe, onde cada equipe recebe apenas os alertas referentes às suas atividades. Além disso, você pode utilizar os grupos abertos para enviar informativos e notificações que interessam para a empresa toda. Tudo isso, sem custo algum e você pode receber por e-mail, visualizar na Web e no seu smartphone.

Uma outra forma legal de se utilizar o Telegram, é enviar acompanhamento de metas de vendas para o setor de comercial, de forma que os gerentes regionais e locais possam acompanhar a performance da equipe de vendas em tempo real, sem ter que ficar consultando e abrindo relatórios, onde quer que eles estejam, mesmo fora da empresa.

Caso sua empresa adote o Telegram, o setor de RH pode utilizar o serviço para enviar mensagens e informativos para os colaboradores. Enviar mensagens de natal, uma mensagem especial no aniversário do colaborador, etc.

Enfim, a vantagem do Telegram é que ele pode ser enviado de várias formas diferentes (Web, Smartphone), onde quer que você esteja, dentro ou fora da empresa e representa uma grande revolução na forma em que as pessoas interagem com as informações.

Você pode utilizar o Telegram como ferramenta de comunicação, monitoramento e alertas das rotinas de TI, como falhas em jobs críticos, problemas em backups, corrupções de bases, queries lentas, locks, etc. Sempre que alguma rotina crítica falha, é enviado um e-mail interno e uma notificação via Telegram, onde chega uma notificação Push no meu celular (igual do Whatsapp) e onde quer que eu esteja, tomo conhecimento dessa falha.

Como desvantagem do Telegram (e Whatsapp) em relação ao Slack e o Ryver, é que os 2 primeiros comunicadores são abertos ao mundo, e podem ser utilizados para conversas pessoais e particulares com qualquer pessoa, podendo gerar uma desconcentração e perda de foco. O Slack e o Ryver são muito mais voltados ao meio corporativo, tanto que as pessoas que vão interagir precisam de convite.

Como ativar a API do Telegram

Para começar a utilizar a API do Telegram você precisará criar um novo BOT, que será o responsável por enviar as mensagens. Para isso, logue na sua conta do Telegram, seja na Web ou no celular, e inicie uma conversa com o usuário @BotFather

Clique no botão “Começar”.

Assim que você clicar no botão “Começar”, o Bot irá enviar uma lista de comandos:

Telegram – Opções do Bot

Selecione a opção /newbot e depois escolha o nome do bot e o usuário, conforme print abaixo:

Anote o token gerado, pois ele será utilizado pela Stored Procedure para realizar o envio das mensagens.

Como identificar o ID do canal ou do usuário?

Assim com o Ryver, a API do Telegram exige que você digite o ID do canal ao invés de um nome fácil de decorar e se utilizar, como é a API do Slack. Apesar de ser mais seguro, ter que ficar armazenando os ID’s dos canais e usuários é uma tarefa um pouco chata e improdutiva.

Vou demonstrar aqui como identificar o ID do canal e dos usuários, para enviar mensagens privadas.

Como identificar o ID de um grupo:

Para identificar o ID de um grupo do Telegram, basta acessar o Telegram Web, clicar no grupo desejado e observar a URL do grupo. Lembre-se que o BOT deve ser convidado para o grupo em que você deseja enviar a mensagem.

Se você não convidar o BOT e tentar enviar uma mensagem para o grupo, você verá essa mensagem de erro:

Erro : O servidor remoto retornou um erro: (400) Solicitação Incorreta.

Quando for utilizar o ID do usuário na chamada da sua Stored Procedure, o valor geralmente é NEGATIVO.

Como identificar o ID de um usuário:

Para identificar o ID de um grupo do Telegram é um pouco mais trabalhoso, pois o próprio usuário terá que lhe enviar essa informação. Para isso, ele terá que iniciar uma conversa com o BOT @get_id

Após iniciar a conversa, o BOT já irá enviar o código do usuário para o próprio usuário, e ele deverá lhe informar esse ID para poder enviar as mensagens privadas (DM’s).

Como identificar o ID de um usuário pela API getUpdates

Uma outra forma de se fazer isso, é utilizando o método getUpdates da API do Telegram. Após o usuário iniciar uma conversa com o seu BOT, essa ação fica gravada nessa método, que recuperar todas as “novidades” que interagem com o seu BOT.

Utilizando uma ferramenta como o Postman, você pode utilizar essa API e visualizar facilmente o ID do usuário que iniciou a conversa com o seu BOT.

Lembre-se que a URL desse método é: https://api.telegram.org/botSEU_TOKEN_AQUI/getUpdates

Em qualquer um dos métodos acima, o usuário precisará iniciar uma conversa com o seu BOT, para que ele possa enviar as mensagens para o seu usuário. Essa é uma definição de segurança da API do Telegram para evitar SPAM.

Quando for utilizar o ID do usuário na chamada da sua Stored Procedure, o valor geralmente é POSITIVO.

Como integrar o banco de dados ao Telegram

Uma vez que você já criou sua conta no Telegram e já criou o bot que você irá utilizar para enviar as mensagens para os grupos, vamos à parte interessante: Criar o código .NET (C#) que irá realizar a integração do banco de dados SQL Server com a API do Telegram.

Como pré-requisito para utilizar essa procedure, você precisará criar a classe Retorno, disponível no post SQL Server – Como enviar avisos e mensagens de erro para o banco pelo CLR (C#) para utilizar o método Retorno.Erro e assim, enviar mensagens de erro, caso ocorram. Você também pode optar por comentar o código e remover as chamadas para esse método (e comentar também o using Bibliotecas.Model), mas não aconselho, pois você não saberá quando ocorreu algum erro na sua chamada à SP de envio de mensagens para o Telegram.

Assim como ocorre no Ryver e no Slack, para que seja possível enviar as mensagens, o usuário do BOT tem que ser adicionado em todos os grupos, privados e públicos, pois ele que faz o envio das mensagens e não é possível enviar as mensagens se ele não estiver no grupo.

Agora que já temos a conta criada, o usuário do BOT está nos grupos desejados e já geramos o nosso token, é hora de enviar as mensagens pelo banco de dados com o CLR.

Exemplos de uso

Enviando mensagem para o grupo “Teste Dirceu Resende”

Enviando mensagem para o grupo “Teste Dirceu Resende” com URL externa

Enviando mensagem privada (DM)
Uma vez que você tenha o ID do usuário, basta iniciar uma conversa com o BOT para que ele tenha permissão de te enviar mensagens. Se você não fizer isso, irá receber essa mensagem de erro ao tentar enviar a mensagem:

Erro : O servidor remoto retornou um erro: (400) Solicitação Incorreta.

Após iniciar uma conversa com o seu BOT, basta executar a SP abaixo:

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado desse post.
Um abraço e até a próxima.

sql server clr .net dotnet framework c# csharp integration como criar integração banco de dados database como enviar mensagens how to send messages notifications notificações grupo privada dm Telegram

sql server clr .net dotnet framework c# csharp integration como criar integração banco de dados database como enviar mensagens how to send messages notifications notificações grupo privada dm Telegram