Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como criar um sorteio de amigo oculto utilizando Transact-SQL

Visualizações: 1.260 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal,
Bom dia!
Tudo bem com vocês ?

Neste post, vou demonstrar um script para realizar sorteios diversos, como amigo oculto, que é tão comum entre os brasileiros no final de ano. Esse script foi criado pelo analista de BI, especialista em T-SQL, Lucas Arrigoni.

O script possui algumas verificações, como validar se a quantidade de participantes permite um sorteio aleatório e ele garante que a pessoa não tire ela mesma ou que dois participantes tirem a mesma pessoa.

Para a utilização desse script, basta editar a lista dos participantes, preenchendo o nome e o e-mail de cada um, e executar o script. Desta forma, a rotina vai gerar a listagem do sorteio e enviar um e-mail para cada participante, contendo o nome do seu amigo secreto.

Código-fonte:

Exemplo do resultado de um sorteio:

Atualmente, a rotina envia e-mails para cada participante do sorteio, contendo o nome do seu amigo secreto. Caso você não saiba como configurar ou habilitar o Database Mail XP, para realizar o envio de e-mails no SQL Server, veja o meu post Como Habilitar, Enviar e Monitorar e-mails pelo SQL Server (sp_send_dbmail).

Exemplo de e-mail enviado:
Participante1: Seu amigo secreto é: Participante2

Se você preferir enviar as mensagens por torpedo, ao invés do e-mail, veja como enviar torpedos pelo SQL Server acessando o post Como utilizar a API do Pushbullet para enviar torpedos SMS no C#, PHP, Java ou pelo SQL Server (com CLR).

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado desse post e até mais.