Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como compartilhar de forma prática seus planos de execução na Web

Visualizações: 701 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Fala pessoal!!
Tudo tranquilo?

Nesse post eu vou compartilhar com vocês uma ferramenta muito bacana para compartilhar de forma prática seus planos de execução na Web, seja em fóruns, grupos do Whatsapp, grupos do Telegram, etc..

Muitas vezes quando alguém pede ajuda nos grupos ou em comentários de blogs/fóruns, não existe a opção de anexar o plano de execução ou mesmo que você anexe, às vezes a pessoa está no celular e não consegue abrir o plano ali na hora (não tem Management Studio no celular.. rs)

Para contornar esse tipo de problema, o famoso DBA SQL Server, Brent Ozar, criou uma ferramenta chamada Paste The Plan, que permite o compartilhamento de planos de execução na Web, permitindo a fácil visualização do seu plano por qualquer pessoa, direto pelo navegador Web, gerando um link para que você possa distribui-lo para outras pessoas.

Como compartilho meu plano de execução?

Para compartilhar seu plano de execução com outra pessoa é bem simples: Basta habilitar o plano de execução (Atual ou estimado), copiar o código XML do plano e colar na ferramenta.

Não entendeu? Não se preocupe, pois vou explicar de forma mais detalhada.

Habilite e gere o plano de execução (Atual ou estimado)

Para habilitar o plano de execução estimado, basta selecionar o trecho que você quer analisar, e apertar as teclas de atalho Ctrl + L ou no menu Query > Display Estimated Execution Plan.

Para habilitar o plano de execução atual, basta selecionar apertar as teclas de atalho Ctrl + M ou no menu Query > Include Actual Execution Plan e executar a query que você deseja analisar.

Opção na interface para exibir o plano de execução

Caso você não saiba a diferença entre o plano estimado e o plano atual, dê uma lida no post SQL Server – Introdução ao estudo de Performance Tuning.

Visualize o XML do plano de execução

Após executar/simular a sua query para visualizar o plano de execução, clique na aba “Execution Plan” e depois clique com o botão direito e selecione a opção “Show Execution Plan XML…”, conforme a imagem abaixo:

Ao abrir o XML, copie todo o seu conteúdo.

Gere o link e compartilhe seu plano de execução

Agora que você copiou o XML, vá para o site da ferramenta Paste The Plan e cole o XML copiado lá e clique no botão “Submit”.

Com isso, o site irá processar seus dados XML e irá mostrar a tela seguinte, com o seu plano de execução gerado.

Com o seu link gerado (grifado em vermelho), você já pode compartilhá-lo com seus amigos, colegas e parceiros profissionais à vontade. Eles terão toda a liberdade de visualizar online o seu plano de execução pelo navegador Web, visualizar o código XML do seu plano e até mesmo baixá-lo para abrir em seu programa favorito (Management Studio, SQL Sentry, etc)

Como vocês podem observar, essa ferramenta é bem prática, e exibe até mesmo os tooltips com as informações detalhadas de cada operador do plano de execução, como linhas estimadas, linhas retornadas, custo de CPU, I/O, predicados, etc.

Ela também permite que pessoas comentem no seu link personalizado e único do plano de execução, através do sistema de comentários Disqus.

Entretanto, os alertas (Ex: conversão implícita/explícita) que são exibidos nos planos de execução utilizando as ferramentas tradicionais, como o Management Studio ou SQL Sentry, e informações de índices ausentes (Missing index) NÃO são apresentadas utilizando essa ferramenta Web (pelo menos, até a data da publicação desse post).

Espero que tenham gostado dessa dica de ferramenta e que ela possa ajudar vocês no dia a dia.
Qualquer dúvida, deixem aqui nos comentários.

Um abraço e até o próximo post.