Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como calcular a distância entre dois pontos utilizando a API do Google (CEP, endereço ou latitute e longitude)

Visualizações: 5.945 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal,
Como vocês estão?

Neste post, vou demonstrar como calcular a distância e o tempo entre dois pontos, seja informando o CEP, Endereço ou latitude e longitude. Para atender a essa necessidade, vou utilizar a API do Google Maps, que vai realizar os cálculos e o CLR (C#) ou OLE Automation para realizar as requisições Web para consultar e retornar os dados.

Após realizar a requisição GET na API do Google, os dados serão retornados no formato XML, que são tratados e manipulados pela função nativa VALUE SQL Server. Para saber mais sobre tratamento de strings e arquivos XML, veja o post SQL Server – Como ler, importar e exportar dados de arquivos XML.

Caso você queira utilizar uma solução sem utilizar API, apenas com cálculos geométricos e matemáticos, (especialmente útil em grandes volumes de dados), veja como no artigo SQL Server – Como calcular a distância entre dois locais utilizando latitude e longitude (sem API).

É importante observar que o cálculo sem API considera uma linha reta entre os 2 pontos, enquanto a API do Google leva em consideração os trajetos e rotas, de acordo com o meio de transporte escolhido, o que pode apresentar valores mais próximos do reais, de acordo com a necessidade, e bem diferentes do cálculo geométrico.

Consultando os dados utilizando o CLR

Para realizar essa consulta utilizando o CLR (C#), basta utilizar a Stored Procedure stpWs_Requisicao, onde o código-fonte está disponível no post Realizando requisições POST e GET utilizando CLR (C#) no SQL Server.

Caso você não conheça ou queira conhecer mais sobre o SQLCLR (C#) no SQL Server, veja esses 2 links:

Exemplo de utilização:

Resultado:

Consultando os dados utilizando o OLE Automation

Para realizar essa consulta utilizando o OLE Automation para realizar as requisições, basta utilizar o objeto MSXML2.ServerXMLHTTP.

Caso você não conheça ou queira conhecer mais sobre o OLE Automation no SQL Server, veja esses 2 links:

Exemplo de utilização:

Resultado:

É isso aí, pessoal!
Espero que vocês tenham gostado desse post.

Abraço!

SQL Server – Como calcular a distância entre dois pontos calculate distance between two 2 points (CEP ou endereço) zip postal code or address latitude longitude utilizando a API do Google

SQL Server – Como calcular a distância entre dois pontos calculate distance between two 2 points (CEP ou endereço) zip postal code or address latitude longitude utilizando a API do Google