Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Certificações Microsoft – Dicas, links e materiais de estudo para as provas de MCSA e MCSE do SQL Server 2016

Visualizações: 16.533 views

Neste artigo

Esse post é a parte 2 de 15 da série Certificação Microsoft
Tempo de Leitura: 78 minutos

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês ?

Estou meio ausente aqui no blog, mas em breve vou voltar a postar com bem mais frequência, assim que concluir alguns projetos e consultorias que estou fazendo. Enquanto isso, não poderia deixar de compartilhar com vocês, algumas dicas, materiais e links que podem ajudá-los a se preparar para exames e provas de certificação do MCSA e MCSE do SQL Server 2016, assim como eu venho me preparando nos últimos meses.

Caso você esteja de preparando para a sua primeira prova de certificação e quer começar pela MTA, criei o post Certificações Microsoft – Material de estudo em português para obter sua primeira certificação (MTA) para auxiliar e tirar dúvidas de quem está começando agora nesse mundo de certificação e quer saber mais sobre essa certificação.

Antes de mais nada, vamos conhecer as certificações atuais da Microsoft para a Data Platform e começar a nos familiarizar com as siglas:

  • MTA (Microsoft Technology Associate): É a primeira prova de certificação da Microsoft e a mais fácil, indicada para pessoas que estão iniciando a carreira e ainda estão se familiarizando com a tecnologia. Ela não é pré-requisito para fazer as provas MCSA e MCSE e fazê-la é opcional.

    Como incentivo a fazer a prova do MTA, a Microsoft dá um pequeno desconto na realização desse exame (você paga 77 dólares ao invés dos 100 dólares das outras provas de MCSA e MCSE)

  • MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate): Prova de nível médio/alto, voltada para pessoas que já tenham experiência com as tecnologias envolvidas.
    A certificação MCSA é pré-requisito para obter a certificação MCSE.
  • MCSE (Microsoft Certified Solutions Expert): Último nível de provas de certificação da Microsoft, as provas MCSE costumam ser as mais difíceis dentre as provas Microsoft, e devem ser realizadas por profissionais altamente capacitados e com grande vivência e experiência nas tecnologias em questão.

Por quê se certificar?

O blog BornToLearn, mundialmente conhecido pela comunidade técnica da Microsoft, disponibilizou um post onde eles citam 6 vantagens que profissionais podem obter ao se tornarem certificados (Você pode conferir o post neste link aqui), que se resume na imagem abaixo:

  • Antes de uma certificação, é um desafio para começar avançando em sua carreira de tecnologia. Após a certificação, você tem um forte impulso para o próximo grande obstáculo. Na verdade, 33% dos profissionais certificados declararam terem conseguido um emprego após a certificação. Além disso, obter a certificação é viciante.
  • Manter-se atualizando quando você é novo no trabalho é um desafio. A boa notícia é que a certificação fornece a você uma base comprovada de conhecimento especializado e do mundo real para construir, de modo que você estará pronto para subir no trabalho 39% mais rápido do que seus colegas. Se você ainda não está convencido, 38% dos profissionais de TI disseram que a certificação os ajudou a realizar tarefas complicadas com mais confiança. É ciência.
  • É uma luta para se diferenciar e mostrar que você é a melhor pessoa para o trabalho quando você está começando na indústria de tecnologia. Não é bom saber que 91% dos gerentes de contratação consideram a certificação como parte de seus critérios de contratação? Nós pensamos assim. Ir em entrevistas, sabendo que você está certificado o fará se sentir muito bem.
  • Mantenha-se atualizado e nunca corra o risco de ter habilidades obsoletas. Quando você mantiver suas certificações, você pode confiar que suas habilidades estão atualizadas. Assim, você pode estar confiante na experiência que você tem ao ganhar novos truques, como novas tecnologias e recursos, quando os padrões da indústria mudarem.
  • Ficando impaciente para a próxima promoção? A solução é bastante simples. Se você é certificado, você recebe mais aumentos de salário e mais chances de subir em sua carreira. Além disso, você começa direito para fora do portão recebendo 15% mais em média do que seus pares sem certificação.
  • Talvez o mais importante. Quando você está certificado, você é reconhecido na indústria como um especialista. Empregadores gostam de suas contratações certificadas, tanto que eles costumam mantê-los por perto 15% mais do que outros empregados. Quando você estará certificado??

Vídeo do MVP Rafael Bernares sobre a importância da certificação

Como são as provas de certificação Microsoft?

Caso você nunca tenha feito, gostaria de te preparar bem, pois as provas de certificação Microsoft costumam ser bem difíceis, uma vez que:

  • Algumas provas tem questões discursivas, onde você precisa escrever consultas SQL seguindo várias regras, conforme o enunciado.
  • Em algumas questões, a resposta é uma composição de 4 opções, dentre umas 10, onde você deve marcar as alternativas corretas e alinhar na ordem correta de execução. A chance de você acertar uma questão dessas “no chute” é bem pequena.
  • Em algumas questões, todas as respostas estão corretas, mas você deve escolher a opção que possui uma melhor performance, ou seja a mais barata, financeiramente, por exemplo.
  • Em algumas etapas da prova, você não tem chance de voltar a questão e pensar melhor na resposta correta: Clicou em avançar, não tem volta.
  • Geralmente o tempo é curto: 3 mins por questão e algumas possuem um enunciado com mais de 10 linhas de texto.

As provas de certificação Microsoft custam o valor de 100 dólares (Se você for estudante, tem 50% de desconto. Veja como obter o seu desconto AQUI) e você deve tirar uma nota igual ou maior que 700, valendo 1000, para ser aprovado no exame (700 não é 70% da prova).

Esses exames costumam ter versão traduzida para o português (menos as Beta ou exames recém lançados, onde só existe opção do idioma em inglês), mas termos técnicos costumam ser traduzidos também (View = Visão, Trigger = Gatilho, etc), o que pode acabar te confundindo durante a prova. Na minha opinião, um profissional que almeja ser certificado e seguir da carreira de DBA, não pode mais se dar ao luxo de não saber pelo menos, ler textos e artigos em inglês.

AVISO: Se você já atua na área de TI há algum tempo, você já deve ter ouvido falar de algumas provas que são vendidas/distribuídas na internet com as mesmas perguntas que são aplicadas no exame de certificação. Muitos “profissionais” de TI acabam adquirindo esse tipo de prova e, ao invés de estudar e aprender para fazer a prova, acabam decorando as perguntas e respostas (muitas vezes, não sabem nem o que estão decorando) e conseguem ser aprovados nos exames. Fuja deste tipo de “estudo”, pois não adianta nada ter vários certificados no currículo e quando for entrar numa empresa, que te contratou por causa dessas certificações, você acabar “passando vergonha” por não ter todo o conhecimento que aparentava ter. Na comunidade técnica, esse tipo de “estudo” é altamente repudiado e desincentivado.

E as provas beta? Como funcionam?

Quando a Microsoft está se preparando para lançar as provas de certificação, ela disponibiliza alguns códigos (vouchers) para profissionais de TI (geralmente 300 vouchers por prova, pro mundo todo), de modo que eles façam essas provas de teste e deem seus feedbacks sobre as questões.

Apesar de serem provas BETA, os seus resultados são computados e valem para o processo de certificação, do mesmo jeito que uma prova paga. Conforme explicado neste link, se você for aprovado na prova beta, você não precisará repetir a prova quando sair a versão final. Se você não passar na prova beta, você não poderá repetir a prova beta novamente e deverá esperar sair a versão final para repetir o exame.

Uma vez que as provas ainda estão em fase de testes (São BETA), você deve ficar atento à possibilidade de erros nas questões. Além disso, geralmente as provas estão disponíveis apenas em Inglês e ao invés de algumas questões escolhidas aleatoriamente, a prova contém bem mais questões (geralmente 59-62 ao invés das 35-40 de uma prova “normal”), então a prova beta costuma ser maior que a prova final.

Outra diferença da versão final das provas para a versão beta, é que na versão final, o resultado é gerado assim que você termina a prova, enquanto nas provas Beta, o resultado só é liberado várias semanas depois (quando a versão final da prova é disponibilizada) – Geralmente uns 4 meses.

Como me tornar um MCSA na Data Plataform?

Como vocês devem saber, o Certification Path de MCSA do SQL Server 2016 mudou bastante em relação ao SQL Server 2012/2014, onde você precisava ser aprovado em 3 provas, sendo 1 de Database Dev, outra de Administração de banco (DBA) e outra de BI, o que não fazia realmente muito sentido, já que são carreiras distintas dentro da área de Data Platform da Microsoft.

Agora no Certification Path de MCSA do SQL Server 2016, você precisa ser aprovado em apenas 2 provas da mesma área de atuação, seja ela DEV, DBA ou BI. Ou seja, se você passar apenas em 1 prova de DEV e outra de DBA, você não terá o título de MCSA.

Entenda melhor visualizando a imagem abaixo:

Como me tornar um MCSE Data Management and Analytics?

Caso você queira se tornar um Microsoft Certified Solutions Expert na Data Platform da Microsoft, você precisará atender aos 2 requisitos abaixo:

UPDATE: Em junho de 2017, a Microsoft passou a reconhecer como MCSE os profissionais que possuem 2 ou mais MCSA’s na mesma área, ou seja, se você tem 2 MCSA de Data Platform, você já é um MCSE assim que é aprovado na 2ª prova do seu 2º MCSA.

Observação: Na prova de MCSE, a área de atuação do seu MCSA é indiferente para obter o título. Uma vez que você é MCSA, pode fazer qualquer uma das provas do MCSE para ser reconhecido como um Microsoft Certified Solutions Expert na Data Platform da Microsoft. Ou seja, se você for um MCSA de BI (Passou na 70-767 e 70-768), por exemplo, e passar na 70-464, que é teoricamente voltada para Database Developers, você se tornará um MCSE Data Management and Analytics.

Microsoft Technology Associate (MTA)

Link da Certificação

Exam 98-364: Database Fundamentals (Link do Exame)
Links para Estudo

Understanding Core Database Concepts

Create Database Objects

Manipulate Data

Understand Data Storage

Administer a Database

MCSA SQL Server 2012/2014

Link da Certificação

Caso você queira se tornar um profissional certificado MCSA do SQL Server 2012/2014 (Sim, é uma certificação para as duas versões), você precisará ser aprovado nas 3 provas abaixo.

Exam 70-461: Querying Microsoft SQL Server 2012/2014 (Link do Exame)
Links para Estudo

Create database objects

Work with data

Modify data

Troubleshoot and optimize

Exam 70-462: Administering Microsoft SQL Server 2012/2014 Databases (Link do Exame)
Links para Estudo

Install and configure

Maintain instances and databases

Optimize and troubleshoot

Manage Data

Implement security

Implement high availability

Exam 70-463: Implementing a Data Warehouse with Microsoft SQL Server 2012/2014 (Link do Exame)
Links para Estudo

Design and Implement a Data Warehouse (11%)

Design and implement dimensions

Design and implement fact tables

Extract and Transform Data (23%)

Define connection managers

Design data flow

Implement data flow

Manage SSIS package execution

Implement script tasks in SSIS

Load Data (27%)

Design control flow

Implement package logic by using SSIS variables and parameters

Implement control flow

Implement data load options

Implement script components in SSIS

Configure and Deploy SSIS Solutions (24%)

Troubleshoot data integration issues

Install and maintain SSIS components

Implement auditing, logging, and event handling

Deploy SSIS solutions

Configure SSIS security settings

Build Data Quality Solutions (15%)

Install and maintain Data Quality Services

Implement master data management solutions

Create a data quality project to clean data

Bonus Content

MCSA SQL Server 2016

Link da Certificação

Conforme já explicado acima, para se tornar um MCSA do SQL Server 2016, você precisará ser aprovado em duas provas da mesma área de atuação, seja ela BI, DEV ou DBA.

Caso você já tenha o título de MCSA SQL Server 2012/2014 e deseja atualizar a sua certificação para o SQL Server 2016, basta fazer 1 prova da categoria que você deseja para obter o título de MCSA SQL Server 2016, conforme abaixo.

  • MCSA SQL Server 2012/2014 + Prova 70-762 (Developing SQL Databases) = MCSA SQL 2016 Database Development
  • MCSA SQL Server 2012/2014 + Prova 70-765 (Provisioning SQL Databases) = MCSA SQL 2016 Database Administration
  • MCSA SQL Server 2012/2014 + Prova 70-768 (Developing SQL Data Models) = MCSA SQL 2016 Business Intelligence Development

A prova de upgrade para a certificação do SQL Server 2016 é paga normalmente, como qualquer outro exame (Quando as provas do SQL 2016 começaram, a Microsoft liberou o upgrade grátis, mas a oferta já expirou).

MCSA SQL 2016: Database Development (Developer)

Exam 70-761: Querying Data with Transact-SQL (Link do Exame)
Links para Estudo

Manage data with Transact-SQL

Query data with advanced Transact-SQL components

Program databases by using Transact-SQL

Exam 70-762: Developing SQL Databases (Link do Exame)
Links para Estudo

Design and implement database objects

Implement programmability objects

Manage database concurrency

Optimize database objects and SQL infrastructure

MCSA SQL 2016: Database Administrator (DBA)

Exam 70-764: Administering a SQL Database Infrastructure (Link do Exame)
Links para Estudo

Configure data access and auditing

Manage backup and restore of databases

Manage and monitor SQL Server instances

Exam 70-765: Provisioning SQL Databases (Link do Exame)
Links para Estudo

Implement SQL in Azure

Manage databases and instances

Deploy and migrate applications

MCSA SQL 2016: Business Intelligence Developer (BI)

Exam 70-767: Implementing a SQL Data Warehouse (Link do Exame)
Links para Estudo

Design and implement a data warehouse

Extract, transform, and load data

Integrate solutions with cloud data and big data

Build data quality solutions

Exam 70-768: Developing SQL Data Models (Link do Exame)
Links para Estudo

Design and implement a data warehouse

Design a tabular BI semantic model

Develop queries using Multidimensional Expressions (MDX) and Data Analysis Expressions (DAX)

Configure and maintain SQL Server Analysis Services

MCSA SQL 2016: Machine Learning (BI)

Exam 70-773: Analyzing Big Data with Microsoft R (Link do Exame)
Links para Estudo

Read and explore big data

Process big data

  • Manage data sets
  • Process text using RML packages
  • Build predictive models with ScaleR

    Use R Server in different environments

    Exam 70-774: Perform Cloud Data Science with Azure Machine Learning (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Prepare Data for Analysis in Azure Machine Learning and Export from Azure Machine Learning

    Develop Machine Learning Models

    Operationalize and Manage Azure Machine Learning Services

    Use Other Services for Machine Learning

    MCSA SQL 2016: BI Reporting (BI)

    Exam 70-778: Analyzing and Visualizing Data with Microsoft Power BI (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Consume and Transform Data By Using Power BI Desktop

    Model and Visualize Data

    Configure Dashboards in the Power BI Service

    Exam 70-779: Analyzing and Visualizing Data with Microsoft Excel (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Consume and Transform Data by Using Microsoft Excel Connect to data sources

    Model Data

    Visualize Data

    MCSA SQL 2016: Data Engineering with Azure (BI)

    Exam 70-775: Perform Data Engineering on Microsoft Azure HDInsight (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Administer and Provision HDInsight Clusters

    Implement Big Data Batch Processing Solutions

    Implement Big Data Interactive Processing Solutions

    Implement Big Data Real-Time Processing Solutions

    Exam 70-776: Perform Big Data Engineering on Microsoft Cloud Services (Link do Exame)

    MCSA SQL 2016: Azure Database Development (DEV)

    Exam 70-777: Implement NoSQL Solutions with DocumentDB and Azure Search (Link do Exame)
    Exam 70-473: Designing and Implementing Cloud Data Platform Solutions (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Design and implement database solutions for Microsoft SQL Server and SQL Database

    Manage database management systems (DBMS) security

    Design for high availability, disaster recovery, and scalability

    Monitor and manage database implementations on Azure

    MCSE 2016 Data Management and Analytics

    Link da certificação

    Exam 70-462: Designing Database Solutions for Microsoft SQL Server (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Design a database structure

    Design databases and database objects

    Design database security

    Design a troubleshooting and optimization solution

    Exam 70-464: Developing Microsoft SQL Server Databases (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Implement database objects

    Implement programming objects

    Design database objects

    Optimize and troubleshoot queries

    Exam 70-465: Designing Database Solutions for Microsoft SQL Server (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Design a database structure

    Design databases and database objects

  • Design for concurrency
  • Design T-SQL stored procedures
  • Design a management automation strategy
  • Design for transactions
  • Design database security

    Design a troubleshooting and optimization solution

  • Design and implement a high availability solution
  • Design a solution to monitor performance and concurrency
  • Design a monitoring solution at the instance level
  • Exam 70-466: Implementing Data Models and Reports (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Design dimensions and measures

    Implement and configure dimensions in a cube

    Design a schema to support cube architecture

    Create and configure measures

    Implement a cube

    Create Multidimensional Expressions (MDX) queries

    Implement custom logic in a data model

    Implement storage design in a multidimensional model

    Select an appropriate model for data analysis

    Manage, maintain, and troubleshoot a SQL Server Analysis Services (SSAS) database

    Analyze data model performance

    Process data models

    Troubleshoot data analysis issues

    Deploy SSAS databases

    Install and maintain an SSAS instance

    Build a tabular data model

    Configure permissions and roles in a tabular model

    Implement a tabular data model

    Implement business logic in a tabular data model

    Implement data access for a tabular data model

    Build a report with SQL Server Reporting Services (SSRS)

    Design a report

    Implement a report layout

    Configure authentication and authorization for a reporting solution

    Implement interactivity in a report

    Troubleshoot reporting services issues

    Manage a report environment

    Configure report data sources and datasets

    Exam 70-467: Designing Business Intelligence Solutions with Microsoft SQL Server (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Plan business intelligence (BI) infrastructure

    Design BI infrastructure

    Design a reporting solution

    Design an ETL solution

    Exam 70-475: Designing and Implementing Big Data Analytics Solutions (Link do Exame)
    Links para Estudo

    Design big data batch processing and interactive solutions

    Design big data real-time processing solutions

    Operationalize end-to-end cloud analytics solutions

    Caso vocês queiram participar de um grupo do Whatsapp voltado para certificações Microsoft, acessem o link https://chat.whatsapp.com/invite/0pnHXak46QCHOMfGXOD2OC (Whatsapp) ou https://t.me/certificacao (Telegram) pelo seu celular e aproveitem o conteúdo e as dicas que são enviadas lá!

    Quer saber TUDO sobre as provas de certificação da área de dados? Assista ao Webinar sobre Certificações de Data Platform, que participei junto com o Caio Amante, Danilo Cardoso, Maruan Aawar e Meirieli Ribeiro:

    Seguem alguns links que podem ajudá-los nos seus estudos para as provas de certificação:

    Um abraço e até o próximo post.