Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Certificação Microsoft – Dicas de como fazer a prova em casa sem dor de cabeça

Visualizações: 4.068 views
Esse post é a parte 8 de 15 da série Certificação Microsoft
Tempo de Leitura: 5 minutos

Fala pessoal!
No feriado do dia 01/05, fiz a prova beta “DP-300 – Administering Relational Databases on Microsoft Azure”, que é focada para DBA’s que trabalham ou querem trabalhar com Azure e queria compartilhar dicas para fazer uma prova tranquila em casa, especialmente por causa do COVID-19.

O primeiro desafio para essa prova foi realizar o exame em casa pela primeira vez. A experiência inicialmente não foi das melhores, pois eu não tinha as dicas certas para realizar o exame em casa e quase perdi o prazo para fazer a prova, mas depois deu tudo certo e agora só quero fazer prova em casa.. rs

Pré-Requisitos e Cuidados Antes de Pensar em Fazer a Prova:

  • Para realizar o exame, você irá precisar de uma boa conexão com a internet, webcam onde seu rosto apareça o tempo todo e um microfone (pode ser headset)
  • Escolha um local com boa iluminação e onde você não será interrompido de forma alguma durante a prova: Se qualquer pessoa falar com você ou aparecer no vídeo, sua prova é cancelada na hora e você perde o progresso atual e dinheiro pago no exame
  • Você não pode cobrir a sua boca com as mãos: Ela deve estar sempre visível. Cuidado com isso
  • Sua conexão de Internet é estável? Se o seu computador travar ou a conexão cair, você pode perder a prova (A Microsoft vai tentar te ligar antes)
  • Escolha um local sem decoração, sem NADA na sua mesa, nem perto de você: Papel, decorações, bonecos, monitores, celulares, relógios e nem nada do tipo é permitido perto de você. Se você tem mais de um monitor na sua mesa, a Microsoft irá pedir que você retire-o do local da prova ou desconecte o cabo de energia
  • Depois que a prova for iniciada, DE FORMA ALGUMA você pode sair da sua mesa para nada. Você estará sendo monitorado durante toda a prova
  • Feche TODOS os programas que estejam abertos no seu computador, até os da bandeja do sistema (Tray), deixe só o navegador aberto (por enquanto)
  • Acesse o site http://www.pearsonvue.com/microsoft/op um dia antes da prova e execute o System Test. Esse teste é exatamente igual ao processo de realizar a prova, validando os softwares instalados no seu PC, solicitando que você faça seu cadastro, tire as fotos do local onde irá fazer a prova, foto do seu documento (Passaporte ou habilitação), etc..

    Lembre-se de clicar no botão “Copy Access Code” antes de baixar o software da prova.

  • Tive alguns problemas ao executar o teste de sistema devido a alguns softwares que eu tinha instalado no computador, como TeamViwer, AnyDesk, Logitech Capture (Software da minha webcam), SearchUI.exe (Cortana) e mais alguns outros. Mesmo fechando o aplicativo, o software ainda acusava que o processo estava executando e tive que DESINSTALAR esses softwares detectados para conseguir fazer o exame. Por isso aconselho fazer o teste 1 dia antes pra já se precaver e se preparar pra fazer a prova 40 mins antes do horário agendado (vai ter que fazer todo o processo de teste novamente)
  • Eu ainda não tentei fazer a prova utilizando uma Máquina Virtual (VM) para evitar esses problemas relacionados a softwares instalados no computador, mas fiz um System Test dentro de uma máquina virtual local e o teste foi realizado com sucesso.

    Na minha próxima prova vou tentar fazer o exame em uma VM e aviso a vocês se deu certo (ou se perdi a prova kkkkkk)

  • Se você estiver tentando fazer a prova em um SO ou browser que possuir políticas restritivas de acesso a websites (como o Windows Server, por exemplo), você irá precisar liberar os seguintes endereços:
    – *.starttest.com
    – *.startpractice.com
    – *.proctorcam.com

Dicas para realizar a sua prova:

  • O primeiro passo de tudo é acessar o seu Dashboard no endereço https://www.microsoft.com/en-us/learning/dashboard.aspx e acessar a opção “Start a previously scheduled online proctored exam”

  • Cuidado com o tempo da prova, pois você só tem 15 minutos após o horário marcado para iniciar a sua prova. E você vai gastar uns 20 minutos para fazer todo o processo na primeira vez (especialmente se tiver software sendo detectado pelo teste), por isso, se planeje para começar esse processo uns 30 minutos antes do horário marcado.
  • Durante o teste e cadastro para iniciar o exame, será solicitado que você digita o seu número do celular, onde chegará um SMS com um link onde você deverá acessar para executar alguns passos usando seu celular, como tirar as fotos dos seus documentos e do ambiente (4 fotos, frente, trás, esquerda e direita da sua mesa).

  • Após concluir essa etapa, aparecerá uma mensagem pedindo pra você guardar o celular e continuar o processo no navegador. Guarde seu celular num local bem afastado da prova e que não apareça na sua webcam (e no modo silencioso)
  • Após o passo anterior, será solicitado o download do software da prova e que você feche o navegador e QUALQUER OUTRO SOFTWARE QUE ESTEJA EM EXECUÇÃO antes de executar o software da prova. Mesmo que você já tenha baixado minutos antes para realizar o teste, recomendo que baixe novamente e execute o arquivo recém baixado, que irá realizar algumas validações dos softwares em execução no seu computador. Caso dê tudo certo, ele irá permitir que você inicie a prova
  • Aguarde alguns minutos enquanto alguém da Microsoft libere a sua prova e você possa iniciar. Nesse momento, sua câmera já está sendo gravada.
  • Boa sorte!

Tomando os cuidados acima, fiz provas em casa mais de uma vez, e nem precisei ter interação com ninguém da Microsoft em nenhuma parte durante a prova.

O processo em si foi MUITO tranquilo, especialmente na segunda vez, onde eu já tinha mais experiência de como funcionava, e hoje eu não penso em procurar centro de treinamento para fazer prova de certificação: Posso marcar prova em qualquer dia, qualquer horário, até mais de uma prova no mesmo dia. MUITO mais confortável pra mim.

Espero que vocês tenham gostado dessa dica e boas provas pra vocês!