Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

100 mil visualizações

Visualizações: 109 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá pessoal,
Boa noite!
Tudo bem com vocês?

Neste post comemorativo, gostaria de agradecer imensamente a vocês, que acompanham os meus posts, comentam, compartilham, curtem.. Foi graças a vocês, que consegui chegar ao número de 100 MIL VISUALIZAÇÕES (considerando apenas a home e os posts).

100 mil visualizações pageviews

Pode não parecer grandes coisas, mas chegar a esse número com um blog técnico de TI, falando praticamente só sobre banco de dados e um pouco de desenvolvimento, sem qualquer divulgação ou pagar por Adwords é bem difícil..

Comecei a escrever aqui no dia 05/06/2014, há pouco mais de 2 anos, onde fiz vários posts sobre PHP e Oracle. Depois disso, fiquei 5 meses sem postar nada e em novembro de 2014 voltei a escrever, que foi quando comecei a me dedicar ao blog, e o número de visitas foi crescendo gradativamente a cada mês 🙂

Muita gente me pergunta porque eu “perco tempo” escrevendo no blog, já que “não ganho nada com isso”. A resposta para isso é essa:

  • Para cada post que eu faço, geralmente invisto entre 30 mins e 1h estudando mais sobre o assunto e me especializando no que eu vou escrever, e geralmente umas 2h (já teve post que demorou bem mais que isso.. rs) entre criação do conteúdo, testes (sim, eu testo cada comando e cada query que eu posto aqui), organização das informações e “perfumarias” para deixar os posts agradáveis de se visualizar. Com todo esse esforço, eu me mantenho sempre atualizado e estudando, sempre motivado para aprender mais e mais.
  • Muitas vezes eu leio e aprendo sobre algo interessante em outros blogs e não acho que ficou bem explicado, porque tive que ler de vários outros sites para entender completamente um recurso ou tecnologia, então é quando eu vejo uma oportunidade de escrever sobre algo legal e que talvez poderia ter um conteúdo mais didático para quem gostaria de aprender também.
  • Dar aula e ensinar sempre foi uma paixão para mim. É muito gratificante quando você ajuda alguém a dar os primeiros passos na sua carreira e depois você acompanha seu crescimento e evolução, testemunhando o nascimento de um excelente profissional.
  • É preciso deixar a individualidade de lado e viver uma filosofia de comunidade e compartilhamento de informações. Hoje em dia eu consigo enxergar claramente que cerca de 80% de todo o conhecimento técnico que eu adquiri ao longo da minha carreira foi através de fórums, Stackoverflow, Blogs, etc. E é justamente esse o motivo que a TI evoluiu nos últimos 15 anos o que outras áreas geralmente demoram 100, 200, 1.000 anos para atingir. O perfil do profissional de TI é de pessoas que gostam de compartilhar conhecimento, postar soluções inovadoras para problemas frequentes, buscar melhorias em processos, tentar criar novas formas de se atingir um objetivo, inovar, criar, melhorar. Isso só é possível por existirem pessoas que tem esse pensamento de compartilhar informação.
  • Lembro como se fosse ontem, quando eu comecei a programar no mIRC com 12 anos de idade, em 1999, e criar meu próprio script (os mais antigos vão entender.. rs), onde você poderia criar telas e vários recursos utilizando uma linguagem parecida com o C++ (https://en.wikipedia.org/wiki/MIRC_scripting_language). Aos 15 anos já criava vários aplicativos em Visual Basic 6 e Delphi 7 para gerenciamento de configurações do Windows, Player Multimídia (depois faço um post sobre ele.. rs) e vários outros. Tudo isso só foi possível porque existiam várias pessoas na Internet ensinando como programar.
  • Além de tudo isso, acabei me “profissionalizando” na plataforma WordPress, adquirindo bastante conhecimento de melhores práticas, edição de temas e plugins, e desde então consegui atuar em alguns trabalhos de Desenvolvimento Web utilizando essa plataforma, o que agilizou bastante a entrega desses projetos, os clientes ficaram bem satisfeitos e essa experiência está sendo bem legal 🙂

Então pessoal, esse post foi mais um agradecimento, em que me empolguei e acabei contando um pouco sobre como minha paixão por programação começou. Minha dica pra vocês é que criem coragem, façam o seu blog também ou publicações no LinkedIn para compartilhar suas experiências profissionais, coisas inovadoras que vocês sabem fazer. A TI precisa disso para continuar evoluindo.

Se você não tem o hábito de compartilhar conhecimento, saia da inércia e comece já a escrever. Você verá o quanto se sentirá realizado com isso e o quanto você vai aprender. Acredite em mim: Você se sentirá muito bem quando ler um comentário de alguém falando que conseguiu resolver um problema graças ao seu post.

Mais uma vez, obrigado pela visita de vocês.
Abraço e até o próximo post!