Redirecionamento de erros HTTP utilizando o .htaccess (Apache)

Pessoal,
Boa noite.

Hoje vou mostrar a vocês, como redirecionar suas aplicações em caso de erro de digitação de URL, por exemplo, onde normalmente o servidor Web Apache exibe uma mensagem de erro e o visitante pode ter dificuldades para voltar ao seu site. Caso ele tenha encontrado o seu site através de um site de busca (vulgo, Google), ele provavelmente irá sair do seu site e voltar para o Google. Não podemos deixar isso acontecer, correto ?

Mais uma vez, vou recorrer ao nosso grande aliado, o arquivo de configurações do Apache HTTP Server, .htaccess para nos ajudar.

Para criar o redirecionamento, vamos utilizar a diretiva ErrorDocument, como podemos observar no exemplo abaixo:

Isso irá fazer com que para cada código de erro HTTP, você tenha controle de como quer tratar. Quando o usuário digitar uma URL inválida ou que não existe (Erro 404 – Not Found), estou redirecionando para o URL /apache.php?erro=404. Dentro do arquivo apache.php eu faço os tratamentos necessários, a personalização e arte visual para que o visitante leia uma mensagem amigável informando que a página não existe e sugerindo outras URL’s, usando já o layout do meu site e vários links disponíveis para ele navegar normalmente.

Assim, conquistamos até os visitantes vindos de links quebrados ou enganos! Ah, precisa de ajuda para identificar os códigos de erro HTTP? Saiba mais clicando aqui.
Até a próxima.

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

7 comentários em “Redirecionamento de erros HTTP utilizando o .htaccess (Apache)

      1. Wagner,
        Boa tarde.

        Uma vez que o htaccess do WordPress já vem com as alterações necessárias para o direcionamento de erros 404, você pode editar o arquivo 404.php, que está na pasta do tema que está utilizando (se não existir esse arquivo, pode criar um novo) e substituir o conteúdo por esse código:

        <?php
        header("HTTP/1.1 301 Moved Permanently");
        header("Location: " . get_bloginfo('url'));
        exit();

        Outra alternativa, é utilizar um plugin para isso, como o Redirection (https://wordpress.org/plugins/redirection/), que permite fazer esse redirecionamento sem precisar de qualquer conhecimento de htaccess.

Deixe uma resposta