Habilitando OLE Automation via T-SQL no SQL Server

Pessoal,
Boa noite.

Hoje vou ensinar a vocês como habilitar recursos OLE Automation no SQL Server. Para quem não conhece esse recurso, ele permite que o DBA ou Desenvolvedor execute uma série de ações no banco de dados usando OLE DB, como leitura/escrita/movimentação/cópia/deleção de arquivos, criação de planilhas no Excel e mais uma série de coisas. A sintaxe é um pouco parecida com o VBA e utiliza a API do Windows para essas operações.

Entretanto, DBA, tenha em mente que isso pode ser uma ferramenta útil e poderosíssima para a equipe de TI, mas ao mesmo tempo, um grande risco à segurança do seu banco de dados, uma vez que os usuários que terão acesso à esses recursos poderão, por exemplo, visualizar ou remover arquivos do próprio servidor de banco de dados ou até de outras máquinas da rede e de forma indetectável.

Para habilitar esse recurso, utilizamos os comandos abaixo:

Saiba mais:

É isso aí pessoal!
Em breve vou postar um post com algumas funções legais utilizando OLE Automation. (Edit: Acessar o post criado)

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta