Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Gerando relatórios AWR via script no Oracle Database 11g

Visualizações: 1.457 views
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Pessoal,
Bom dia!

Hoje eu gostaria de mostrar a vocês, um recurso muito do Oracle Database, chamado Automatic Workload Repository (AWR), que permite uma visão completa do banco de dados, como queries que mais consomem I/O, CPU, informações sobre a instância, servidor, fragmentação, uso de índices, eventos de wait, eventos que mais usam recursos e mais uma vasta gama de informações sobre o comportamento da instância. É um relatório completo do banco de dados e ajuda e muito, o DBA Oracle a investigar e descobrir possíveis problemas.

Geralmente, as instalações Oracle que possuem licença para usar o Oracle Enterprise Manager (OEM) geram esse relatório de forma automatizando, onde o DBA define um intervalo e o relatório é gerado de acordo com esse intervalo. Nas empresas onde eu trabalhei, esse relatório é gerado de hora em hora. Caso exista a necessidade de gerá-lo por um período de uma semana, por exemplo, com as informações de hora em hora para tentar identificar quando algum comportamento estranho da instância começou a ocorrer, eu teria que gerar cada um manualmente, repetindo isso 168 vezes.. rs

Mas não vamos fazer isso né? Para resolver esse problema, vou disponibilizar esse script para vocês:
Oracle Database – Gerar AWR.

Com ele, é possível especificar o dia e hora de início e fim e o script gera todos os arquivos nesse período e os exporta para um diretório à sua escolha. Para que você consiga executar esse script, será necessário executar 2 comandos simples no banco, para criar o directory no banco e nos conceder acesso no diretório criado:

Pronto. Basta executar o script, digitar o período desejado e baixar os arquivos HTML gerados. Boa análise, DBAs!