Como remover acentuação e caracteres especiais de uma string no SQL Server

Olá Pessoal,
Bom dia.

Neste post irei comentar rapidamente sobre uma função UDF (User Defined Function) que costumava utilizar para remover acentos e caracteres especiais de uma string no SQL Server.

Removendo acentos

Existem várias formas de se fazer isso, como utilizando uma UDF para fazer esse trabalho, uma função SQLCLR ou a que eu prefiro, que é utilizando o COLLATION.

Utilizando uma função UDF

SQL Server - Remove acentuação 2

Utilizando uma função SQLCLR

SQL Server - Remove acentuação - SQL CLR

Utilizando o Collation
Na minha opinião, essa é a melhor forma de se remover acentuação de uma string no SQL Server. Ela é a forma mais rápida de se fazer e é nativa do próprio banco de dados (ou seja, universal, funciona em qualquer banco SQL Server).

SQL Server - Remove acentuação - Collate

Para saber todos os tipos de COLLATION, você pode executar o comando abaixo:

Removendo caracteres especiais

Com o uso da função abaixo, pode-se remover aqueles caracteres especiais de uma string e retornar apenas os caracteres alfanuméricos.

SQL Server - Remover caracteres especiais - UDF

É isso aí, pessoal!
Até a próxima.

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta