Como exportar dados de uma tabela do SQL Server para HTML

Prezados,
Boa tarde.

Neste post irei demonstrar como exportar os dados de uma tabela do SQL Server para um arquivo HTML ou uma variável do tipo VARCHAR, onde serão apresentadas duas Procedures bem parecidas, onde uma gera o HTML em forma de arquivo físico no disco e a outra grava o HTML gerado em uma variável de OUTPUT.

Pré-Requisitos

Caso você precise utilizar apenas a procedure em que o HTML é retornado como variável OUTPUT, pode pular os pré-requisitos.

Para a procedure onde é gerado um arquivo físico no disco, preciso que vocês tenham criado a procedure stpEscreve_Arquivo_FSO, que eu falei sobre ela no post Operações com arquivos utilizando OLE Automation no SQL Server.

Vale lembrar que para a utilização de OLE Automation, é necessário que esse recurso esteja habilitado no servidor. Caso não esteja habilitado, veja no post Habilitando OLE Automation via T-SQL no SQL Server como fazer isso.

Criando uma massa de dados para os testes

Retornando o HTML como variável OUTPUT

Essa funcionalidade deve ser utilizada quando você precisa tratar ou realizar alguma ação com o HTML gerado, como enviar um e-mail com os dados dessa tabela, por exemplo.

Exemplo de utilização:

Código-fonte
Visualizar código-fonte

Resultado final:
SQL Server x HTML2

Exportando o HTML para Arquivo

Essa funcionalidade deve ser utilizada quando você precisa gerar um arquivo físico no disco ou na rede contendo o conteúdo de uma tabela no formato HTML.

Exemplo de utilização:

Código-fonte
Visualizar código-fonte

Resultado final:
SQL Server x HTML

É isso aí, pessoal.
Até a próxima!

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

3 comentários em “Como exportar dados de uma tabela do SQL Server para HTML

  1. Dirceu, bom dia. Vem acompanhando o seu blog, parabéns excelentes dicas.

    Me tira uma dúvida, eu estou configurando uma query para ser enviado via email, já tenho tudo configurado, eu consigo ter mais de uma tabela no envio do email?

    Após o N” eu adicionei um + para adicionar mais uma tabela:
    N” +

    N’Faturamento Detalhado: DUTRA’ +
    N” +

    Estou te perguntando isso, pois o email está sendo recebido em branco.

    Obrigado.

Deixe uma resposta