Como criar uma auditoria para monitorar a criação, modificação e exclusão de Jobs no SQL Server

Olá Pessoal,
Bom dia.

Hoje venho trazer pra vocês, a solução de algumas perguntas que eu me fazia nos ambientes em que trabalho, mas que eu não tinha como responder:
– Quem criou/alterou/excluiu um determinado job?
– Apaguei sem querer um Job.. Como faço pra recriá-lo rapidamente, sem precisar de restaurar backup ?
– Alguém desabilitou um determinado Job.. Quem foi ?
– Alguém alterou a descrição do Job.. Preciso identificar quem foi..

Para responder essas questões, iremos criar uma forma de monitorar a criação, modificação e exclusão de Jobs no SQL Server, através de uma trigger na tabela msdb.dbo.sysjobs.

Criando a tabela de histórico

Antes de criar a trigger que irá recuperar as informações, precisaremos criar a tabela que irá guardar as informações e criar o histórico.

Criação da trigger

Agora que criamos a tabela que terá as nossas informações, vamos criar a trigger que irá populá-la.

Consultando as informações

Agora que nossa trigger está ativada, faça algumas alterações em seus Jobs e veja como as informações são gravadas. É possível identificar a data/hora que o evento foi acionado, o usuário que realizou o evento e mesmo a query que foi executada no banco, seja para criação, exclusão ou alteração do Job.

SQL Server - Auditoria em Jobs

Até mais!

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta