Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Como configurar a rede da sua VM no modo Bridge no VMware Player

Visualizações: 65.445 views
Tempo de Leitura: 4 minutos

Olá pessoal!
Boa tarde!

Estava usando a minha VM para criar o meu post anterior (Como consultar informações de um CEP no SQL Server) e tive alguns problemas para acessar a internet.

O Problema

Sempre usei minhas VM’s com o modo de conexão NAT (Network Address Translation), que é o mais simples e fácil de todos de configurar, funciona bem e nunca tive dificuldade nenhuma com isso. O modo NAT permite que a sua máquina virtual se conecte à rede interna utilizando o IP da sua máquina física. Por este motivo que você não consegue ter mais de uma VM conectada à internet utilizando a conexão NAT.

nat_1_t

Como eu já estava com outra VM rodando antes de abrir essa, eu não estava conseguindo mais utilizar a rede e não queria ter que fechar a outra VM.

A Solução

A solução para esse problema é simples: Utilizar o modo Bridge do VMware Player, que permite uma conexão direta da sua VM com a internet, utilizando a sua placa de rede física e atribuindo um endereço de rede local exclusivo para a VM. Caso sua rede interna tenha o serviço de DHCP, ele mesmo se responsabilizará por fornecer um endereço de IP válido para a sua VM.

VMware Bridge

Com isso, a sua VM passa a ficar disponível para a sua rede como se fosse uma máquina física e você ainda tem a vantagem de conseguir acessar serviços que estão nessa VM como um banco de dados, por exemplo, através da máquina física ou outras máquinas da rede.

vmware bridged

Complicações para a nossa solução

Após identificar o problema e já definir a solução, vamos implantá-la. Uma tarefa que parece simples, mas se provou o contrário.

Na minha máquina física, eu tenho vários adaptadores de rede:
– Conexão Local TAP-9 (VPN)
– Wi-Fi (Onde eu estou conectado à Internet)
– Ethernet (Conexão via Cabo de Rede – Desconectado)
– Adaptadores do VMWare

Adaptadores VMware

Repare que o VMware Player criou 2 adaptadores de rede para que ele se conecte:
– VMware Network Adapter VMnet1 para a conexão no modo Host-Only
– VMware Network Adapter VMnet8 para a conexão no modo NAT

A interface utilizada pelo modo Bridge é a VMNet0, que não é física e sim virtual, onde ela é um apontamento para um adaptador físico de rede. O problema é que em ambientes com vários adaptadores, essa conexão virtual VMnet0 pode acabar apontando para um adaptador de rede que não possui conexão com a Internet e com isso, você não conseguirá utilizar sua VM no modo Bridge.

Pra dificultar um pouco mais nosso problema, a instalação do VMware Player NÃO VEM com o utilitário de configuração de rede virtual (Virtual Network Editor – vmnetcfg.exe).

Resolvendo as complicações e utilizando a VM em modo Bridge

O primeiro passo que devemos fazer, é copiar o utilitário de configuração de rede virtual para o diretório de instalação do VMware Player. Faça o download do arquivo vmnetcfg para VMware Player 7 e extraia na pasta de instalação do seu VMware Player.

Agora abra o arquivo extraído (vmnetcfg.exe) com privilégios de Administrador e você verá uma tela como essa:
VMware Player Virtual Network Editor1

Como as configurações estão como automático, provavelmente está apontando para um adaptador sem conexão. Agora, vou alterar o apontamento para o adaptador de rede da minha máquina física que realmente está conectado à Internet:

VMware Player Virtual Network Editor

Após as alterações realizadas, é só reiniciar a VM que ela estará com acesso a rede e à internet!

VM Internet

Configuração de IP em uma VM no modo de conexão Bridge:
VMware Player rede interna

Configuração de IP em uma VM no modo de conexão NAT:
VMware Player rede interna NAT

É isso, pessoal!
Espero que tenham gostado do post e até a próxima!

Se Você quer usar também o VMware Player (que é grátis), mas não sabe como ou está com dificuldades de instalar, acesse o post Criando uma máquina virtual com o VMware Player

UPDATE 22/03/2016:
vmnetcfg Para VMware Player 12.1.0