Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Ativando compressão de dados no Apache utilizando .htaccess (DEFLATE e GZip)

Visualizações: 5.371 views
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Neste post irei demonstrar como comprimir conteúdo de texto em suas aplicações web ou Websites, de modo que o tamanho trafegado seja menor e, consequentemente, o tempo de carregamento da sua aplicação também.

Para tal, utilizaremos o arquivo de configuração do servidor Web Apache, o .htaccess. Lembre-se que arquivos como vídeos, músicas e outros arquivos binários, provavelmente já são comprimidos e por geralmente apresentarem um tamanho bem maior que os arquivos texto, iria requerer muito processamento do servidor para comprimi-los novamente, e o ganho com a compressão seria mínimo.

Por este motivo, recomenda-se ativar a compressão apenas em arquivos texto, e principalmente no “Big 3” (HTML, CSS e Javascript).

Ativando compressão com o DEFLATE

Esta é a compressão mais fácil de configurar no servidor e já vem habilitada por padrão. Utiliza menos processamento do servidor que o GZip, mas não compacta tanto como o mesmo.

Ativando compressão com o GZip

O GZip vem ganhando muito espaço hoje em dia na Web devido ao seu grande poder de compressão de dados, diminuindo o tempo de carregamento das páginas drasticamente, principalmente quando falamos de internet móvel (3G) no Brasil, que ainda é muito lenta e precária em vários lugares. Por apresentar um alto nível de compressão, exige mais processamento que o método de compressão DEFLATE.