Analysis Services – Falha na desserialização: O elemento ‘AllowedRowsExpression’ no namespace

Olá pessoal,
Boa tarde.

Neste post vou explicar um erro bem comum para analistas de BI que utilizavam o SQL Server 2008 e após a migração para o SQL Server 2012 e 2014 se deparam com a mensagem de erro abaixo ao tentar abrir o Visual Studio 2008 (BIDS)

Falha na desserialização: O elemento ‘AllowedRowsExpression’ no namespace ‘http://schemas.microsoft.com/analysisservices/2011/engine/300/300’ é inesperado. (Microsoft Visual Studio)

Microsoft Analysis Services - Error AllowedRowsExpression no namespace

Esse erro ocorre devido a uma grande mudança de estrutura e organização do XML utilizado pelo Analysis Services a partir da versão 2012 do SQL Server. Para resolver essa situação, temos duas soluções:

Utilizando o SQL Server 2012 Feature Pack

Uma das formas de resolver esse problema, é utilizando o SQL Server 2012 Feature Pack. Para isso, acesse o link do SQL Server 2012 Feature Pack, faça o download e instale (na ordem) os ítens:

  • SQL_AS_OLEDB.msi
  • SQL_AS_ADOMD.msi
  • SQL_AS_AMO.msi

Caso você recebe uma mensagem de erro como “A network error occurred while attempting to read from the file..”, significa que essa feature já está instalada.

Utilizando o SQL Server Data Tools for Visual Studio 2013

Uma outra alternativa é utilizar o SQL Server Data Tools for Visual Studio, que é o sucessor do BIDS (Business Intelligence Development Studio) e compatível com os cubos do Analysis Services 2012, 2014 e 2016, mais completa, robusta e com visual redesenhado.

Acredito que essa é a melhor e mais prática opção, pois temos que manter nossas ferramentas de trabalho atualizadas e acompanhando o mercado e as novas tecnologias ao invés de procurarmos formas e continuar utilizando ferramentas defasadas e obsoletas.

Qualquer dúvida, deixem seus questionamentos nos comentários que eu responderei.
Abraço!

SQL, sql server, sql server 2008, sql server 2008 R2, Oracle, Oracle Database, Oracle 11g, Oracle 10g, Oracle 12c, MySQL, Firebird, Consultoria, Consultor, Programador, Programação. Desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA, Criação de website, Criação de Sistema Web, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Espírito Santo, ES, Consultoria SQL em VItória, Treinamento, Curso, Prestação de serviço, prestar serviço, freelancer, freela, banco de dados, consultoria em banco de dados, consultor de banco de dados

Deixe uma resposta